Busca no site da UFMG
ß

Nº 1719 - Ano 37
15.11.2010



 

MOBILIDADE acadêmica

Estão abertas, até sexta-feira, 19, as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional, para ingresso no primeiro semestre de 2011. Com recursos do Projeto Reuni, a Pró-Reitoria de Graduação da UFMG oferece 50 bolsas para os estudantes de graduação, além de seis outras financiadas pelo Programa Andifes/Santander de Mobilidade Nacional.

Podem participar do processo seletivo os alunos que completaram e obtiveram aprovação em todas as disciplinas do 1º e 2º períodos da matriz curricular do curso, e que não tenham sido reprovados em mais de uma disciplina por período letivo. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Diretoria de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, na Sala 2, do anexo do prédio da Reitoria.

Os resultados serão divulgados no dia 26 de novembro. Faça o download do edital. Outras informações pelos telefones (31)3409-4438 ou 3409-4565.

1984, uma LEITURA musical

Traduzir musicalmente uma das mais importantes obras do século 20, atualizando o discurso de seu criador, o escritor George Orwell, e ligando-o aos acontecimentos da atualidade. Essa é a proposta do espetáculo 1984, uma leitura musical, atração do Projeto Quarta Doze e Trinta, no dia 17 de novembro, no auditório da Reitoria da UFMG (campus Pampulha), com entrada franca.

Lançado em 2007, o monólogo musical é interpretado pela atriz mineira Jucilene Buosi, com trilha sonora do compositor Wolf Borges.

Orwell escreveu sua obra em 1948, imaginando o que seria o futuro sob a ótica dos regimes totalitários da época. Na leitura musical, que atualiza a crítica social de Orwell, o narrador – ora observador, ora personagem – continua sob o comando do mesmo Big Brother (o Grande Irmão), figura que tinha o controle do sistema através de câmeras de TV.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (DAC) com entrada franca.

SICILIANOS

O Projeto Uma Tarde no Campus recebe, no dia 18 de novembro, às 17h30, na Praça de Serviços, o show musical do grupo Babi Jaques e os Sicilianos. Formada há um ano em Recife, a banda reúne jovens músicos que fazem sucesso na cena cultural pernambucana. Rock e blues são as principais referências do grupo.

Uma Tarde no Campus é um projeto mensal promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com entrada franca.

Pereira da Viola e a TERRA

Será exibido nos dias 20 e 21 de novembro, às 18h, no Usiminas Belas-Artes Cinema (rua Gonçalves Dias, 1581), o videodocumentário Aboiador de violas, que aborda a relação do violeiro mineiro Pereira da Viola com a música, a cultura popular e os movimentos sociais ligados à terra, como o MST e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

O documentário de 62 minutos foi produzido e dirigido por Tata Lobo e Léo Rodrigues como projeto de conclusão do curso de Comunicação Social da UFMG. A dupla trabalhou durante nove meses no projeto, tendo percorrido quase cinco mil quilômetros para realizar entrevistas e acompanhar shows do músico em Vitória da Conquista (BA) e nos municípios mineiros de Sabará, Congonhas, Montes Claros e Bonfim, além de São Julião, distrito de Teófilo Otoni, onde nasceu Pereira da Viola.

A entrada é franca e as senhas serão distribuídas 30 minutos antes de cada sessão. Mais informações no blog Aboiador de Violas.

DANÇA e TECNOLOGIA

Estão abertas as inscrições para o 9º Seminário Nacional de Dança Contemporânea, cujo tema é Dança, linguagem, tecnologia e educação: a mobilidade das fronteiras. O evento acontece na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG entre 7 e 10 de dezembro.

Parkour em Dança, O Método Feldenkrais e a Dança e a Improvisação nos Processos Criativos são algumas das oficinas. O seminário é destinado a alunos da graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores nas áreas da educação física, dança, artes cênicas, linguagem visual e outros interessados.

As inscrições vão até 6 de dezembro. Outras informações e a programação completa estão disponíveis no site.

Show de PERCUSSÃO

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Xicas da Silva, grupo de percussão formado por mulheres do bairro Novo Glória, apresenta na quarta-feira, dia 24, às 17h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627), o show Orquídeas.

O espetáculo, promovido pela Comissão de Estudo e Acompanhamento de Medidas de Inclusão Social no Corpo Discente (Cais) da UFMG, contará com a apresentação de músicas no ritmo dos tambores, congos, moçambiques e folias. O Xicas da Silva nasceu de oficina da ONG Centro Cultural Tambolelê.