Busca no site da UFMG
ß

Nº 1725 - Ano 37
07.02.2011


Virgílio Almeida no MCT

O professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG Virgílio Almeida é o novo titular da Secretaria de Política de Informática (Sepin) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). A posse aconteceu em 2 de fevereiro, em Brasília. A Sepin é responsável pela formulação de políticas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para o país e seu titular atua também em funções estratégicas como na coordenação do Comitê Gestor da Internet do Brasil e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

“As políticas e programas implementados pela Secretaria têm o objetivo de capacitar tecnologicamente a indústria de TIC, em particular as empresas de software, automação, telecomunicações, microeletrônica e congêneres”, explicou Almeida. Entre suas metas de gestão já anunciadas estão a expansão de programas para a qualificação de recursos humanos em computação em diversos níveis de ensino e a atração de laboratórios de pesquisa de grandes empresas de informática para o país.

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, Virgílio Almeida possui mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e doutorado em Ciência da Computação pela Vanderbilt University. Atualmente coordena a maior rede brasileira de pesquisa acadêmica sobre a internet, conhecida como Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb), vinculado ao MCT.

Geotecnia ambiental

Encerra-se em 28 de fevereiro o prazo para submissão de resumo de trabalhos para o VII Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental. O evento acontecerá entre 21 e 24 de novembro, simultaneamente ao VI Simpósio Brasileiro de Geossintéticos, com a promoção do Departamento de Geotecnia e Transportes da Escola de Engenharia da UFMG, em conjunto com a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica e a Associação Brasileira de Geossintéticos.

O objetivo é promover discussões sobre estudos, projetos, construção e proteção ambiental nas áreas de mineração, disposição de resíduos, áreas degradadas e uso de geossintéticos em geotecnia. As atividades estão programadas para a Escola de Engenharia, no campus Pampulha da UFMG. Mais informações pelo site www.regeo2011.ufmg.br.

Grife da Medicina

A grife do centenário da Faculdade de Medicina da UFMG será apresentada ao público em uma exposição no hall do andar térreo da Unidade, a partir desta quinta-feira, 10 de fevereiro. Serão expostos camisetas, bonés, canetas, canecas e chaveiros que levam a marca, criada para lembrar os 100 anos da Faculdade de Medicina, comemorados em 2011.

Com o slogan Eu faço parte dessa história, a campanha de lançamento da grife tem como personagens alunos e funcionários da UFMG. Os objetos estão à venda na Coopmed do campus Saúde e em sua loja virtual, pelo endereço virtual www.coopmed.com.br. Os recursos obtidos serão destinados ao pagamento de despesas com as comemorações do centenário.

Sala Limpa

Com 2,8 mil metros quadrados, o projeto do Centro Multidisciplinar para Microtecnologias, Nanotecnologias e Integração de Sistemas (CMinas) foi apresentado no final de janeiro a parceiros governamentais pelo professor Flávio Plentz, do Departamento de Física da UFMG. O espaço vai se destinar ao desenvolvimento de tecnologias na área de energia e biotecnologia. A maior parte da planta abrigará a Sala Limpa, capaz de atender a diferentes segmentos da indústria que necessitam desenvolver dispositivos de microtecnoologia, nanotecnologia e integração de sistemas.

Na América Latina não há um centro completo e moderno de micro e nanofabricação como o proposto. O Governo de Minas está investindo os primeiros R$ 6 milhões, por meio da Fapemig. Os demais recursos virão do governo federal, da Cemig e de empresas privadas de biotecnologia. O empreendimento está orçado em R$ 100 milhões. O CMinas é coordenado pelo ex-reitor da UFMG Francisco César de Sá Barreto.

Carnaval no campus

O Festival de Verão da UFMG abre inscrições para suas oficinas no dia 21 de fevereiro. O evento ocorre no período do carnaval – de 4 a 8 de março –, em Belo Horizonte, no campus Pampulha. As inscrições podem ser feitas pela página eletrônica www.ufmg.br/festivaldeverao.

Em sua quinta edição, o Festival vai oferecer cursos, oficinas, palestras e atividades culturais baseados em três áreas disciplinares: biológicas – com temas das ciências da vida e saúde –, exatas – sobre questões relacionadas à terra e tecnologia – e humanas, letras e artes. Serão oferecidas 30 oficinas, além de duas especiais: Grupo Corpo, para o exercício da dança; e Turismo. Os organizadores também programaram debates denominados Diálogos Interdisciplinares e atrações artísticas para o horário do almoço e o período da noite, no auditório da Reitoria. O Festival de Verão é uma promoção da Pró-reitoria de Extensão da UFMG. A expectativa é de que reúna pelo menos mil participantes.