Busca no site da UFMG

Nº 1726 - Ano 37
14.02.2011


QUALIDADE de vida

Estão abertas até 28 de fevereiro as inscrições para o programa Qualidade de Vida no Trabalho 2011. O programa oferece atividades de ginástica, hidroginástica e grupo de corridas no Centro Esportivo Universitário (CEU), exclusivamente para funcionários efetivos da UFMG.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ufmg.br/prorh. As atividades terão início em 14 de março. A promoção é da Pró-reitoria de Recursos Humanos em parceria com o CEU, a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Jogos DIGITAIS

De 2 de março a 11 de junho, a Escola de Belas-Artes (EBA) da UFMG promove o curso Iniciação à Criação de Jogos Digitais. O objetivo é capacitar os alunos na realização de um jogo digital, focando nas práticas de modelagem, animação e texturização. Para participar é preciso ter mais de 15 anos.

As matrículas estão abertas até 31 de março, no site www.cursoseeventos.ufmg.br e no posto de atendimento da Fundep (campus Pampulha – avenida Antônio Carlos, 6627 – Praça de Serviços – loja 7). Outras informações pelo telefone (31) 3409-4220. Ainda nesses endereços, é possível também se inscrever para outro curso na área oferecido pela EBA: Game Design – Criação de Jogos de Tabuleiros.

A atividade será realizada de 6 a 14 de maio, no Atelier 7 da Escola. Serão abordados os fundamentos da criação de jogos, mostrando, entre outros aspectos, os principais jogos modernos influenciados por videogames. As matrículas ficam abertas até 2 de maio.

Na TELA com Rafael Conde

Filmes do diretor Rafael Conde, professor da UFMG, estão sendo exibidos na mostra Sentidos Urbanos, que integra o projeto Cinema de Bolso, organizado pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Os filmes estão sendo projetados desde o dia 9 de fevereiro, sempre às 12h30, no Espaço Cultural Belo Horizonte (rua da Bahia, 1.149, Centro).

O projeto pretende dar acesso gratuito a curta-metragens nacionais, obras menos divulgadas no circuito exibidor convencional. As próximas exibições de filmes de Rafael Conde estão programadas para os dias 16 (Françoise) e 23 de fevereiro (Uakti – oficina instrumental). Mais informações: (31) 3277-1181.

BIBLIOTECA em ampliação

A biblioteca da Faculdade de Letras (Fale), no campus Pampulha, passa por obras de ampliação que devem se encerrar no final de março. No período, continuará aberta para usuários, com entrada pelo terceiro andar do prédio. A reforma se destina a melhorar o atendimento, com aumento do espaço físico do setor de acervo.

A última reforma da biblioteca ocorreu em 2001. Mais de cinco mil estudantes utilizam a infraestrutura do local para empréstimos de livros. A área que será adicionada ao espaço atual vai abrigar os setores de empréstimos e guarda-volumes, espaço para leitura de jornais, o setor de referência e um pequeno auditório para exibição de filmes. O regime de atendimento é 24 horas. A reforma é financiada pelo Reuni e pela Fale.

INGLÊS instrumental

Estarão abertas, nos dias 15 e 16 de fevereiro, as matrículas para as disciplinas Inglês Instrumental 1 e Inglês Instrumental 2 destinadas a alunos de graduação. Servidores docentes, técnicos e administrativos devem se matricular no dia 16 de março. Os cursos são gratuitos e ministrados pela internet. Estão sendo oferecidas duas mil vagas com carga horária de 60 horas/aula. Outras informações pelos telefones (31) 3409-5103 e 3409-5114. A oferta das disciplinas é da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, com apoio da Pró-reitoria de Graduação/Reuni.

VISITAS internacionais

O reitor Clélio Campolina recebeu nas últimas semanas embaixadores do Timor Leste e da Polônia. Na pauta, discussões sobre parcerias com a UFMG. No dia 4, o embaixador do Timor Leste, Domingos de Souza (à esquerda na foto), expôs no encontro de trabalho o pedido de ajuda à UFMG para aperfeiçoar o ensino em seu país. “Temos que preparar professores para dar aulas em nossas universidades”, disse o embaixador. O diretor de Relações Internacionais da UFMG, Eduardo Viana Vargas, que também participou da reunião, acredita que é possível firmar acordos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, principalmente com o objetivo de atacar uma das principais carências do Timor Leste, a formação de recursos humanos. “Seria uma forma de exercitar o princípio da internacionalização solidária, uma das bases da atuação da UFMG”, lembrou Vargas.

O embaixador polonês, Jacek Kisielewski, que visitou a UFMG no dia 9, destacou a situação econômica favorável da Polônia. “É o momento certo para buscamos oportunidades de cooperação”, ele disse. Na ocasião, o reitor da UFMG defendeu a necessidade de conexões acadêmicas, antes da formalização de acordos. “Espero que possamos efetivar esses intercâmbios”, comentou Clélio Campolina.

Foca Lisboa
Manuscrito
 

Erramos

MEDICINA

O lançamento da grife do centenário da Faculdade de Medicina será em 10 de março e não em 10 de fevereiro, como consta na edição impressa da edição 1.725 do BOLETIM (7 de fevereiro).