Busca no site da UFMG

Nº 1743 - Ano 37
8.8.2011

Incipit VITA NOVA

Cerca de 2,8 mil estudantes iniciam esta semana sua trajetória acadêmica na UFMG

João Keber Mattos

A UFMG realiza, nesta segunda e terça-feira, a Semana de Recepção de Calouros para quase 2.800 estudantes aprovados no Vestibular 2011 para o segundo semestre. A recepção tem o objetivo de apresentar a Instituição aos novos estudantes e prepará-los para o início da trajetória universitária, mostrando a eles as potencialidades do seu percurso na UFMG. No primeiro dia, uma série de apresentações, com a presença de dirigentes da Instituição, serão ministradas para todos os alunos, nos períodos da manhã e noite. E no segundo dia os calouros serão recebidos de acordo com a programação específica de seus cursos.

A abertura do evento, às 8h30, conta com a presença do reitor Clélio Campolina Diniz e da vice-reitora Rocksane de Carvalho Norton. Em seguida, os pró-reitores acadêmicos farão a exposição A vida acadêmica na UFMG: conexões entre ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação. De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFMG, Antônia Vitória Aranha, as palestras visam apresentar as funções de cada Pró-reitoria, mostrando suas atividades dentro da estrutura da instituição. “Serão exposições curtas para oferecer aos calouros uma visão global da Universidade”, diz Antônia Vitória, cuja intervenção incluirá a apresentação do sistema de bolsas da UFMG.

Ainda nesta segunda, os novos alunos também poderão conhecer as atribuições da Diretoria para Assuntos Estudantis (DAE) e as políticas institucionais de assistência estudantil, que são gerenciadas pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Em seguida eles saberão mais sobre as possibilidades de intercâmbios e estudos no exterior em apresentação do diretor de Relações Internacionais, Eduardo Viana Vargas. Haverá ainda exposições sobre o Centro Esportivo Universitário (CEU), Ouvidoria da UFMG, Diretoria de Cooperação Institucional (Copi) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). A programação da noite, com início às 19h, será a mesma do período da manhã.

As atividades do dia 8, comuns a todos os cursos, acontecerão nos auditórios da Faculdade de Ciências Econômicas, da Escola de Engenharia e da Reitoria. Na terça-feira, 9, elas ocorrem em cada curso da UFMG no âmbito dos colegiados e unidades acadêmicas. Os calouros serão recebidos pelos coordenadores, que discorrerão sobre currículo, condições de oferta de disciplinas, infraestrutura e dinâmica própria de cada curso. Os calouros dos cursos de Medicina e Direito, por exemplo, serão recebidos nos prédios de suas faculdades no Centro de Belo Horizonte. Já os novos estudantes das áreas de engenharias serão recepcionados em conjunto, às 18h30, no auditório da Escola de Engenharia, no campus Pampulha.

Antídoto para o constrangimento

Desde 2010, o trote violento é combatido na UFMG com consciência. O carro-chefe é a campanha A diversão não é só sua, organizada pela Diretoria para Assuntos Estudantis (DAE), que parte do princípio de que é possível se estabelecer uma relação respeitosa entre calouros e veteranos.

Segundo orientação da DAE, o calouro tem o direito de dizer ‘não’ ao trote. Trotes agressivos, inclusive, podem acarretar punições para os autores, de acordo com o Regimento Geral da UFMG. Caso se sinta pressionado ou constrangido, o calouro pode procurar a coordenação de seu curso ou recorrer à Ouvidoria (3409-6466) e à DAE (3409-4567). Mais informações sobre a campanha no endereço www.ufmg.br/dae.