Campus Montes Claros vai sediar SBPC Educação, que precede a 69ª Reunião
  • 23
  • 06
Fachada do campus Montes Claros, que vai sediar a SBPC Educação no início de julho. Foto: Lucas Braga/ UFMG

Conferência sobre gestão de políticas públicas proferida por Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e professor da Universidade de São Paulo, vai abrir, no dia 6 de julho, no campus UFMG Montes Claros, a SBPC Educação.

O encontro vai reunir 650 participantes, entre profissionais que atuam em educação básica em municípios mineiros, representantes de movimentos sociais e pesquisadores de diversos estados.

Os educadores foram inscritos pelos parceiros envolvidos na realização do evento – a Secretaria de Estado de Educação, secretarias municipais e instituições que têm histórico de colaboração com a UFMG em projetos de extensão e de graduação.

A escolha do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) para sediar o evento não se deveu somente à existência de uma estrutura capaz de abrigar as dez mesas-redondas, a apresentação de pôsteres e a realização de oficinas. “Montes Claros é uma cidade-polo que envolve também o Jequitinhonha e o Vale do Mucuri, representando assim a região Norte, a maior de Minas, com muitos desafios e experiências inovadoras”, enfatiza Isabel Antunes, professora da Faculdade de Educação (FaE) que coordena a comissão organizadora.

As dez mesas vão tratar dos temas Reforma do ensino médio, Educação integral e juventude, Educação: linguagens, tecnologia e novas mídias, Educação do campo, Educação, populações quilombolas e indígenas, Base Nacional Comum Curricular, Educação e democracia – gênero e sexualidade, Perspectivas da educação profissional, Educação de jovens e adultos e Educação especial e inclusão escolar.

Outro aspecto relevante do encontro será a mostra de pôsteres, que reunirá trabalhos desenvolvidos em 14 escolas da rede estadual e 14 das redes municipais da região. Os pôsteres retratam tanto trabalhos acadêmicos realizados por professores e estudantes quanto projetos aplicados nas escolas, destinados às comunidades.

Na tarde do dia 7, após a última mesa-redonda, serão realizadas oficinas de temáticas diversas, cujos temas acompanham a programação geral da SBPC Educação.

Mais Notícias
Estudante de doutorado em laboratório do ICB. Foto: Lucas Braga / UFMG
  • 21 set 2017
  • 0
Estudante de doutorado em laboratório do ICB. Foto: Lucas Braga / UFMG   Avaliação quadrienal da Capes classificou 68% dos cursos da Instituição com notas...
Nilma Lino Gomes fará a conferência de abertura. Foto: Secom/PR
  • 5 abr 2017
  • 0
A extensão universitária em tempos de crise política e institucional será abordada pela professora da Faculdade de Educação e ex-ministra das Mulheres, Igualdade Racial e...
Banner SBPC
  • 20 jun 2017
  • 0
Estudantes de baixa renda que contam com assistência estudantil da UFMG, por meio de política executada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), terão acesso gratuito...