COMEMORAÇÃO
90 ANOS UFMG
AOS 90 ANOS, A UFMG TRANSCENDE OS CLÁSSICOS INDICADORES DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA E SE ORGULHA DE INCORPORAR AO GLOSSÁRIO DO SEU DIA A DIA A PALAVRA SOLIDARIEDADE.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que em 2017 completa 90 anos, é hoje uma das mais renomadas instituições de ensino superior do país. Integrante do sistema federal de ensino superior, a UFMG é consciente da importância do desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e artístico e da formação de recursos humanos para a construção de uma nação.

Integrantes da Comunidade Universitária
Registros de patentes
Grupos de Pesquisa
Ações de extensão
HISTÓRIA
Linha do tempo
SEMPRE UFMG
Silviano Santiago
O ENSAÍSTA, CONTISTA, ROMANCISTA E PROFESSOR SILVIANO SANTIAGO, NATURAL DE FORMIGA-MG, GRADUOU-SE EM LETRAS NEOLATINAS NA UFMG EM 1959

Silviano Santiago, nascido em Formiga/MG, graduou-se na UFMG, em Letras Neolatinas, na turma de 1959. Publicou vários livros de ensaios, referência para as áreas de Letras e de Ciências Humanas, além de títulos de poesia e ficção que estão entre os melhores da literatura brasileira contemporânea, e inúmeros de ensaios produzidos em periódicos no Brasil e do exterior.

É pós-graduado em Literatura Francesa, pelo Centre d’Études Supérieures de Français, no Rio de Janeiro. Doutorou-se na Universidade de Paris – Sorbonne e lecionou e pesquisou em diversas universidades dos Estados Unidos e na PUC-Rio. Coordenou projetos como os de criação dos acervos de Escritores Mineiros e das Modernidades Tardias no Brasil, desenvolvidos na UFMG. Professor emérito da Universidade Federal Fluminense, escreve sobre literatura e cultura de massa, política cultural e cidadania.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DEPOIMENTOS
Flaviano Oliveira Silvério

A série “90 anos de histórias” apresenta depoimentos de pessoas marcadas pelas experiências vivenciadas na Universidade, e que nela também deixaram a sua marca.

Quando Flaviano Oliveira Silvério ingressou no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, a Unidade ainda não estava num ritmo satisfatório de pesquisa, pois havia muitos problemas ainda sem solução. Pouco tempo depois, o ICA sofreu transformações que possibilitaram a implantação de laboratórios com equipamentos de ponta. Atualmente são quatro laboratórios que trabalham o solo, a água e o ar, além de uma equipe de professores e profissionais altamente especializados. Tudo isso tornou possível o desenvolvimento de pesquisa mais aprofundada no campus Montes Claros. Hoje, a pós-graduação do Instituto oferece uma formação completa ao estudante da UFMG.

EM PRIMEIRA PESSOA
Foto: Maurício Boissou
RONALD CLAVER

A Revista Literária da UFMG é uma saudade que durou muitos e muitos anos e continua saudosa. Ela, na estante, é mais do que um quadro na parede que ainda dói. Publicar na Revista Literária, quando estudante, era como ganhar o Oscar, o Pulitzer, o Prêmio Nobel, pisar na lua. Nós, estudantes, nos idos de […]


Veja mais
Depoimento. Face/ UFMG
PROFESSOR LUIZ MACHADO

Foi com grande satisfação e boa dose de emoção que compareci ao evento de lançamento do CD e livro Grupo Mambembe – pequena história que virou canção. O livro, escrito pelo historiador, violonista e compositor mineiro Toninho Camargos e publicado pela Editora Recanto das Letras, conta a trajetória do grupo musical Mambembe, que encantou plateias […]


Veja mais
Foto de arquivo pessoal
LEITE VANGINEI SILVA (NEI XAKRIABÁ)

Muito interessante a iniciativa da UFMG, que tem contribuído, e muito, para nós, povos indígenas de Minas Gerais, com relação à valorização das culturas e geração de renda, abrindo-nos os olhos para as possibilidades de práticas sustentáveis. Uma pena que parece que com essa PEC (ele se refere à proposta de emenda constitucional 55/241, que […]


Veja mais