Conferências

Em 2017, ao celebrar 90 anos, a UFMG mantém vivo o compromisso com a excelência acadêmica, associada à responsabilidade social que marca a sua atuação.

Consciente da importância da produção e difusão de conhecimento para a construção de uma sociedade melhor, a Universidade apresenta o “Ciclo de Conferências UFMG, 90: Desafios Contemporâneos“, do qual farão parte renomados pesquisadores nacionais e internacionais para promover reflexões e discussões sobre as diversas áreas do conhecimento no mundo atual. No evento, os conferencistas são também convidados a compartilharem suas visões sobre os rumos e desafios da universidade no século 21, em especial, as políticas universitárias.

20/6

Doenças zoonóticas sem potencial pandêmico e a necessidade de uma abordagem inovadora baseada no conceito de saúde única, com Jacques Godfroid*

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Horário: 14h

Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Graduado em medicina veterinária, mestre e doutor nas áreas de biologia molecular e ciência veterinária, Jacques Godfroid foi professor em Dakar, no Senegal, e em Pretória, na África do Sul, antes de se estabelecer em Tromsø, na Noruega, como professor na Arctic University of Norway. Com significativa atuação em saúde animal em condições extremamente diversas, Godfroid construiu trajetória acadêmica com ênfase no conceito de saúde única (integração entre saúde humana, saúde animal, meio ambiente e políticas públicas).

*Conferência em inglês com tradução simultânea.

29/5

Uma sociedade digital livre: o que torna a inclusão digital boa ou ruim?, com Richard Stallman*

Foto: Jared and Corin
Foto: Jared and Corin

Horário: 14h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Fundador do movimento software livre e responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional GNU, Richard Stallman é um renomado programador, tendo sido agraciado com diversos títulos honoríficos e recebido importantes prêmios, tais como: ACM Grace Hopper Award, MacArthur Foundation fellowship, Eletronic Frontier Foundation’s Pioneer Award e Takeda Award for Social/ Economic Betterment.

*Conferência em inglês com tradução simultânea.

Foto: Foca Lisboa/ UFMG
Foto: Foca Lisboa/ UFMG

“Você pode pensar que é você, mas não é. É uma entidade maior. Quando falamos de um programa de computador, só há duas possibilidades: ou o usuário controla o programa, ou o contrário. Não há meio-termo”,

afirmou o ativista Richard Stallman em conferência do ciclo UFMG, 90 – desafios contemporâneos.

26/5

A atualidade de O Capital: a propósito dos 150 anos da obra, com Michael Heinrich*

michael-heinrich

Horário: 11h

Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Matemático e cientista político por formação, Michael Heinrich foi professor da Hochschule fuer Technik und Oekonomie, em Berlim. É um dos mais destacados intérpretes contemporâneos da obra de Karl Marx e um dos responsáveis pela edição da Marx-Engels-Gesamtausgabe, a edição histórico-crítica das obras e manuscritos de Marx e Engels. Editor da revista Prokla e autor de livros como A ciência do valor e Uma introdução à crítica da economia política, dedica-se atualmente à redação de uma biografia intelectual de Marx cujo primeiro volume deverá ser publicado em 2018.

*Conferência em inglês com tradução simultânea

“Quando se quer mudar algo na sociedade capitalista, é necessário entender as especificidades das classes e da exploração existente nos tempos modernos. Por isso, precisamos nos debruçar sobre os três volumes da obra, e não apenas no primeiro volume [de O Capital], o mais conhecido.”

aconselhou Michael Heinrich na conferência que tematiza a atualidade de O Capital, obra de Karl Marx, no ciclo UFMG, 90 – desafios contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

17/5

O Risco das Mudanças Climáticas para o Brasil, com Carlos Nobre

conferencias-carlos-nobre-ufmg

Horário: 19h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Professor do Programa de Pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), atua na área de Meteorologia, Climatologia, Modelagem Climática e Ciência do Sistema Terrestre, principalmente no campo das ciências atmosféricas, clima, meteorologia, modelagem climática, interação biosfera-atmosfera, mudanças climáticas e desastres, e aquecimento global e a Amazônia. Foi presidente da Capes e entre as honrarias que já recebeu estão o Prêmio da Fundação Conrado Wessel (2007) e a Von Humboldt Medal da European Geophysical Union (2009).

“A irresponsável cegueira do presidente Trump na questão climática poderá ter um impacto infinitamente maior e por muitas décadas ou séculos para o planeta e para todas as espécies vivas, inclusive o Homo sapiens, se ultrapassarmos algum limite planetário sem volta”,

enfatizou Carlos Nobre em sua conferência do ciclo UFMG, 90 – desafios contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

15/5

Universidade, conhecimento e diversidade: conquistas e desafios, com Nilma Lino Gomes

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Horário: 17h

Local: Auditório Instituto de Ciências Agrárias (ICA) – Campus UFMG Montes Claros

A conferencista: Professora da Faculdade de Educação da UFMG, Nilma Lino Gomes foi coordenadora do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG. Foi membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR – e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.

“Somos hoje obrigados a ver o outro, o diferente, não somente na sua diferença, mas principalmente reivindicando o direito à sua diferença e, ao mesmo tempo, a igualdade de direitos. E isso faz toda a diferença”,

afirmou a professora e ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos Nilma Lino Gomes, em sua conferência no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

25/4

O estresse nosso de cada dia, com João Gabriel Marques Fonseca

conferencia-joão-gabriel

Horário: 19h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Graduado, mestre e doutor em Medicina pela UFMG. É também músico e pianista e atua, como camerista, no campo da música erudita. É professor da Faculdade de Medicina (Departamento de Clínica Médica) e da Escola de Música (Departamento de Teoria Geral da Música) da UFMG. Como músico, trabalha nas áreas da história do pensamento musical, da neuropsicologia da música e das relações da música com a cognição.

“Em síntese, promover a saúde significa prestar mais atenção em si e nas suas próprias coisas. Valorizar as refeições, mexer-se, divertir-se, investir em conhecimento e cultivar a amizade, o diálogo e o respeito pelo outro”,

explica João Gabriel Marques, professor e músico, em sua conferência no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

25/4

As epistemologias do Sul e a descolonização da universidade, com Boaventura de Sousa Santos

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Horário: 14h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. Diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente de Justiça Portuguesa (OPJ).

“O problema é que nossos currículos foram estruturados como a linha de montagem de uma fábrica. Com esse curso, não será possível descolonizar. Descolonizar é praticar a ecologia de saberes”,

defende o intelectural Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

3/4

É possível prevenir declínio e demência no envelhecimento?, com Paulo Caramelli

Foto: Carol Morena
Foto: Carol Morena

Horário: 19h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Paulo Caramelli é professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurologia Cognitiva e do Comportamento. É coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFMG e pesquisador do CNPq.

“Pesquisas mostram que dar significado à existência por meio de experiências de vida, com objetivos que guiam o comportamento humano, também é fator que pesa na prevenção à perda de memória. Entre indivíduos que têm um propósito na vida, o risco de redução do desempenho cognitivo cai em 29%.”

explicou o professor neurologista Paulo Caramelli em sua participação no Ciclo de Conferências, evento parte da programação dos 90 anos da UFMG.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

16/3

Percursos da poesia: uma conversa, com Ana Martins Marques

Foto: Rodrigo Valente
Foto: Rodrigo Valente

Horário: 19h

Local: Auditório 1 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) – Campus Pampulha UFMG

A conferencista: Ana Martins Marques é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Literatura Brasileira e doutoranda em Literatura Comparada pela mesma universidade.  É autora de A vida submarina (2009, Prêmio Cidade de Belo Horizonte), Da arte das armadilhas (2011, Prêmio Biblioteca Nacional), O livro das semelhanças (2015, Prêmio APCA de Poesia e Prêmio Oceanos – terceiro lugar), e Duas janelas (2016, com Marcos Siscar).

“Esse talvez seja um dos maiores poderes que a gente pode atribuir à literatura: o de nos tornar mais abertos e sensíveis a outros modos de percepção e de pensamento. Isso me parece especialmente importante em momentos como o atual, de sectarismo e intolerância em relação a outros modos de vida”,

afirmou a escritora Ana Martins Marques, em sua participação no ciclo de conferências dos 90 anos da UFMG.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

15/3

Matemática no Brasil: desenvolvimento, lições acumuladas e desafios, com Artur Avila

Foto: Alfredo Brant
Foto: Alfredo Brant

Horário: 14h

Local: Auditório da Reitoria – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Artur Avila Cordeiro de Melo é um matemático brasileiro, também naturalizado francês. Conhecido por ter sido o primeiro latino-americano e lusófono a receber a Medalha Fields, é graduado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Matemática, concomitantemente, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Desde 2003, é pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e pesquisador do CNPQ e do Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS), na França. É Diretor de Pesquisa no CNRS, desde 2008. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos.

“Um povo que não tem medo da matemática está mais bem preparado não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a atuação cidadã”,

disse Artur Avila, matemático convidado para abrir a série de conferências UFMG, 90 anos.

 

Assista ao vídeo com a conferência completa.