Conferências

Em 2017, ao celebrar 90 anos, a UFMG mantém vivo o compromisso com a excelência acadêmica, associada à responsabilidade social que marca a sua atuação.

Consciente da importância da produção e difusão de conhecimento para a construção de uma sociedade melhor, a Universidade apresenta o “Ciclo de Conferências UFMG, 90: Desafios Contemporâneos“, do qual farão parte renomados pesquisadores nacionais e internacionais para promover reflexões e discussões sobre as diversas áreas do conhecimento no mundo atual. No evento, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), os conferencistas são também convidados a compartilharem suas visões sobre os rumos e desafios da universidade no século 21, em especial, as políticas universitárias.

23/11

Gilberto Freyre: nosso contemporâneo?, com Maria Lúcia Pallares-Burke

foto Maria Lucia Burke1366x334

Horário: 10h

Local: CAD 2 – auditório 104

A conferencista:

Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke é historiadora, com pós-doutorado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde obteve os graus de mestre, doutor e livre docente. Pesquisadora Associada do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge, tem-se dedicado ao estudo da circulação e recepção de ideias nos contextos europeus e latino-americanos e à trajetória intelectual de pensadores como Gilberto Freyre, Rüdiger Bilden e Anísio Teixeira.

“Gilberto Freyre ainda está vivo por aí, ainda que não mencionado, ou mesmo desconhecido”,

afirmou a historiadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, na conferência Gilberto Freyre: nosso contemporâneo?, no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

21/11

Uma espécie em vias de extinção? – O polímata na época da especialização, com Peter Burke

Peter Burke_1366x334

Horário: 10h

Local: CAD 2 – auditório 104

O conferencista:

Peter Burke é doutor em História pela University of Oxford, Inglaterra. Foi
professor da Princeton University, nos EUA, e atualmente é professor emérito da University of Cambridge, Inglaterra. Foi também professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA–USP), onde desenvolveu o projeto de pesquisa “Duas crises de consciência histórica”. Especialista em Teoria da História e do Conhecimento, Burke enfatiza
em suas análises a relevância dos aspectos socioculturais. Tem mais de 28 livros publicados e traduzidos para 31 idiomas.

*Conferência em inglês com tradução simultânea

“Precisamos de generalistas do conhecimento. Eles são pessoas curiosas, competitivas e com a capacidade de concentrar sua ação em campos distintos. Antes era normal o professor ser de uma área e ministrar aulas em outros campos. Isso tem se tornado cada vez mais raro, mas precisa ser resgatado”,

afirmou o historiador Peter Burke, na conferência Uma espécie em vias de extinção? – O polímata na época da especialização, no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

18/10

Indigenous languages in South America: a historical perspective for linguistic diversification and recent decline, com Lyle Campbell

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Horário: 19h

Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Especialista em linguística histórica e em línguas indígenas americanas, Lyle Campbell desenvolve projetos de catalogação de idiomas em risco de desaparecimento e de documentação de línguas indígenas. Atualmente é professor de linguística da Universidade do Havaí, EUA, e já lecionou, como visitante, no Canadá, na América Latina e na Oceania. Com vasta experiência em sua área de atuação, Campbell já publicou 20 livros e cerca de 200 artigos.

*Conferência em inglês com tradução simultânea

“Hoje, há três mil línguas em risco de extinção, então precisamos ir além do pensamento de que a língua pode ser explicada apenas pela genética dos povos. A linguística é ferramenta para entender a pré-história”,

afirmou o professor da Universidade do Havaí Lyle Campbell, na conferência Indigenous languages in South America: a historical perspective for linguistic diversification and recent decline, no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

9/10

Empreendendo a vida de estudante, com Berthier Ribeiro-Neto

BerthierRibeiroNetoPIC1,66x334

Horário: 19h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista:

Berthier Ribeiro-Neto é professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, com doutorado em Computação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. É cofundador da empresa de tecnologia Akwan Information Technologies, especializada em máquinas de busca na Web brasileira, que, em 2005, foi adquiridapela Google Inc. e se tornou o Centro de Engenharia da Google na América Latina, liderado por Berthier. Ribeiro-Neto é também coautor do livro Modern Information Retrieval, uma das obras mais adotadas na área.

“Muitas vezes pensamos que a universidade é um lugar para se cumprir um rito de passagem, no qual as pessoas chegam, assistem às aulas e obtêm um diploma”,

disse o professor Berthier Ribeiro-Neto, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), e diretor do Centro de Engenharia da Google na América Latina, em entrevista à TV UFMG.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

9/10

O modelo e o exemplo: dois modos de mudar o mundo, com Eduardo Viveiros de Castro

Viveiros

Horário: 14h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista:

Etnólogo americanista, com experiência de pesquisa na Amazônia, Eduardo Viveiros de Castro é doutor em Antropologia Social pela UFRJ,com pós-doutorado na Université de Paris X. Professor titular de antropologia social na UFRJ, Eduardo é também docente de etnologia no Museu Nacional/UFRJ. Coordenou o Projeto Pronex Transformações indígenas: os regimes de subjetivação ameríndios à prova da história e foi também coordenador do Núcleo de Transformações Indígenas, grupo sediado no MuseuNacional/UFRJ.

“Saberes tradicionais, como os produzidos e disseminados por povos indígenas ou por camponeses, são exemplos de sensibilidade e de como viver em paz com o mundo neste século”,

afirmou o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, na conferência O modelo e o exemplo: dois modos de mudar o mundo, no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

15/9

Brasil: uma biografia, com Heloisa Starling e Lilia Schwarcz

Foto: Renato Parada
Foto: Renato Parada

Horário: 19h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

As conferencistas:

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular no Departamento de Antropologia da USP. Lecionou como convidada em universidades na Europa e nos Estados Unidos e foi premiada por diversas obras, como As barbas do Imperador; O sol do Brasil e A batalha do Avaí. Desde 2015, realiza curadoria de exposições e, hoje, é curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo.

Heloísa Starling é professora titular livre de História do Brasil da UFMG e coordenadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória. Além de assumir a vice-reitoria da Universidade entre 2006 e 2010, a professora publicou ainda, entre outras obras, Os senhores das Gerais – os novos inconfidentes e o golpe de 1964; Lembranças do Brasil e Uma pátria para todos: Chico Buarque e as raízes do Brasil.

“”O Brasil é um personagem complexo e conturbado, no qual convivem o moderno e o antigo, o urbano e o rural, a regra e a exceção”,

afirmou a professora da UFMG Heloisa Starling, na companhia de Lilia Schwarcz, professora da USP, no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

29/8

Coro – Coral – Cantores: A contemporaneidade do canto em conjunto, com Lincoln Andrade e Coral Ars Nova

Foto: Paulo Lacerda
Foto: Paulo Lacerda

Horário: 19h

Local: Auditório da Escola de Música – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Doutor em Regência pela Universidade do Kansas, EUA, Lincoln Andrade conquistou público, prêmios, palcos e salas no Brasil e no exterior. Vencedor da medalha de ouro no Festival Internacional de Coros em Atenas, Grécia, em 2004, é o atual regente do Coral Ars Nova e integra o corpo docente da Escola de Música da UFMG.

“O fato de fazer música em conjunto, de trabalhar em grupo, de fazer com que as vozes que se interdependem façam parte de um conjunto único… esse foi um dos focos da Conferência”,

afirmou o maestro Lincoln Andrade, atual regente do Coral Ars Nova, em entrevista à TV UFMG sobre sua conferência no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

9/8

O povoamento precoce das Américas e a extinção da megafauna no quaternário tardio, com Eske Willerslev*

Foto: Colourbox
Foto: Colourbox

Horário: 14h

Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Eske Willerslev é pesquisador nas áreas de Ecologia e Evolução no Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge. É também professor da Fundação Lundbeck, na Universidade de Copenhague, e diretor do Centro de Excelência em GeoGenetics. Geneticista reconhecido por seus estudos sobre evolução e dispersão humana, sobrevida e evolução microbiana a longo prazo, extinções megafaunais, degradação do DNA e DNA ambiental, Willerslev já publicou mais de 40 trabalhos nas revistas Nature and Science.

*Conferência em inglês com tradução simultânea.

“Há evidências de que o clima tem efeitos imprevisíveis: mesmo que se consiga controlá-lo, não há qualquer garantia de que se retornará a uma situação anterior”,

afirmou um dos mais reconhecidos especialistas na análise de DNA antigo, o geneticista Eske Willerslev, em sua conferência no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

9/8

O futuro da engenharia, com Humberto Pereira

Foto: Foca Lisboa/ UFMG
Foto: Foca Lisboa/ UFMG

Horário: 19h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1) – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Graduado pela UFMG em Engenharia Mecânica, com ênfase em Aeronáutica, e especialista em Estruturas Aeronáuticas pelo ITA, Humberto Pereira é referência na área de Engenharia e Tecnologia para o Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos, com 30 anos de experiência em desenvolvimento, certificação e suporte à operação de jatos comerciais e executivos produzidos pela Embraer. É vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer e presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

“Se a gente não transformar o nosso meio em ambiente de confiança como base das relações, não há caminho para a prosperidade”,

aconselhou o engenheiro e vice-presidente da Embraer, Humberto Pereira, em conferência ministrada no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

20/6

Doenças zoonóticas sem potencial pandêmico e a necessidade de uma abordagem inovadora baseada no conceito de saúde única, com Jacques Godfroid*

Foto: Foca Lisboa/ UFMG
Foto: Foca Lisboa/ UFMG

Horário: 14h

Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Graduado em medicina veterinária, mestre e doutor nas áreas de biologia molecular e ciência veterinária, Jacques Godfroid foi professor em Dakar, no Senegal, e em Pretória, na África do Sul, antes de se estabelecer em Tromsø, na Noruega, como professor na Arctic University of Norway. Com significativa atuação em saúde animal em condições extremamente diversas, Godfroid construiu trajetória acadêmica com ênfase no conceito de saúde única (integração entre saúde humana, saúde animal, meio ambiente e políticas públicas).

*Conferência em inglês com tradução simultânea.

“A saúde única serve como conceito base da medicina, da biologia e de diversas outras áreas. Ele torna possível estudar os desafios enfrentados por pesquisadores dessas áreas de maneira mais integralizadora”,

disse o pesquisador Jacques Godfroid, remetendo ao estudo de zoonoses sob perspectiva que une meio ambiente, saúde animal e saúde humana, em sua conferência no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

29/5

Uma sociedade digital livre: o que torna a inclusão digital boa ou ruim?, com Richard Stallman*

Foto: Jared and Corin
Foto: Jared and Corin

Horário: 14h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Fundador do movimento software livre e responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional GNU, Richard Stallman é um renomado programador, tendo sido agraciado com diversos títulos honoríficos e recebido importantes prêmios, tais como: ACM Grace Hopper Award, MacArthur Foundation fellowship, Eletronic Frontier Foundation’s Pioneer Award e Takeda Award for Social/ Economic Betterment.

*Conferência em inglês com tradução simultânea.

Foto: Foca Lisboa/ UFMG
Foto: Foca Lisboa/ UFMG

“Você pode pensar que é você, mas não é. É uma entidade maior. Quando falamos de um programa de computador, só há duas possibilidades: ou o usuário controla o programa, ou o contrário. Não há meio-termo”,

afirmou o ativista Richard Stallman em conferência do ciclo UFMG, 90 – desafios contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa no site da Fundação Software Livre.

26/5

A atualidade de O Capital: a propósito dos 150 anos da obra, com Michael Heinrich*

michael-heinrich

Horário: 11h

Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Matemático e cientista político por formação, Michael Heinrich foi professor da Hochschule fuer Technik und Oekonomie, em Berlim. É um dos mais destacados intérpretes contemporâneos da obra de Karl Marx e um dos responsáveis pela edição da Marx-Engels-Gesamtausgabe, a edição histórico-crítica das obras e manuscritos de Marx e Engels. Editor da revista Prokla e autor de livros como A ciência do valor e Uma introdução à crítica da economia política, dedica-se atualmente à redação de uma biografia intelectual de Marx cujo primeiro volume deverá ser publicado em 2018.

*Conferência em inglês com tradução simultânea

“Quando se quer mudar algo na sociedade capitalista, é necessário entender as especificidades das classes e da exploração existente nos tempos modernos. Por isso, precisamos nos debruçar sobre os três volumes da obra, e não apenas no primeiro volume [de O Capital], o mais conhecido.”

aconselhou Michael Heinrich na conferência que tematiza a atualidade de O Capital, obra de Karl Marx, no ciclo UFMG, 90 – desafios contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

17/5

O Risco das Mudanças Climáticas para o Brasil, com Carlos Nobre

conferencias-carlos-nobre-ufmg

Horário: 19h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Professor do Programa de Pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), atua na área de Meteorologia, Climatologia, Modelagem Climática e Ciência do Sistema Terrestre, principalmente no campo das ciências atmosféricas, clima, meteorologia, modelagem climática, interação biosfera-atmosfera, mudanças climáticas e desastres, e aquecimento global e a Amazônia. Foi presidente da Capes e entre as honrarias que já recebeu estão o Prêmio da Fundação Conrado Wessel (2007) e a Von Humboldt Medal da European Geophysical Union (2009).

“A irresponsável cegueira do presidente Trump na questão climática poderá ter um impacto infinitamente maior e por muitas décadas ou séculos para o planeta e para todas as espécies vivas, inclusive o Homo sapiens, se ultrapassarmos algum limite planetário sem volta”,

enfatizou Carlos Nobre em sua conferência do ciclo UFMG, 90 – desafios contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

15/5

Universidade, conhecimento e diversidade: conquistas e desafios, com Nilma Lino Gomes

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Horário: 17h

Local: Auditório Instituto de Ciências Agrárias (ICA) – Campus UFMG Montes Claros

A conferencista: Professora da Faculdade de Educação da UFMG, Nilma Lino Gomes foi coordenadora do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG. Foi membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR – e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.

“Somos hoje obrigados a ver o outro, o diferente, não somente na sua diferença, mas principalmente reivindicando o direito à sua diferença e, ao mesmo tempo, a igualdade de direitos. E isso faz toda a diferença”,

afirmou a professora e ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos Nilma Lino Gomes, em sua conferência no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

25/4

O estresse nosso de cada dia, com João Gabriel Marques Fonseca

conferencia-joão-gabriel

Horário: 19h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Graduado, mestre e doutor em Medicina pela UFMG. É também músico e pianista e atua, como camerista, no campo da música erudita. É professor da Faculdade de Medicina (Departamento de Clínica Médica) e da Escola de Música (Departamento de Teoria Geral da Música) da UFMG. Como músico, trabalha nas áreas da história do pensamento musical, da neuropsicologia da música e das relações da música com a cognição.

“Em síntese, promover a saúde significa prestar mais atenção em si e nas suas próprias coisas. Valorizar as refeições, mexer-se, divertir-se, investir em conhecimento e cultivar a amizade, o diálogo e o respeito pelo outro”,

explica João Gabriel Marques, professor e músico, em sua conferência no ciclo UFMG, 90 – Desafios Contemporâneos.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

25/4

As epistemologias do Sul e a descolonização da universidade, com Boaventura de Sousa Santos

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Horário: 14h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. Diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente de Justiça Portuguesa (OPJ).

“O problema é que nossos currículos foram estruturados como a linha de montagem de uma fábrica. Com esse curso, não será possível descolonizar. Descolonizar é praticar a ecologia de saberes”,

defende o intelectural Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

3/4

É possível prevenir declínio e demência no envelhecimento?, com Paulo Caramelli

Foto: Carol Morena
Foto: Carol Morena

Horário: 19h

Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1 – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Paulo Caramelli é professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurologia Cognitiva e do Comportamento. É coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFMG e pesquisador do CNPq.

“Pesquisas mostram que dar significado à existência por meio de experiências de vida, com objetivos que guiam o comportamento humano, também é fator que pesa na prevenção à perda de memória. Entre indivíduos que têm um propósito na vida, o risco de redução do desempenho cognitivo cai em 29%.”

explicou o professor neurologista Paulo Caramelli em sua participação no Ciclo de Conferências, evento parte da programação dos 90 anos da UFMG.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

16/3

Percursos da poesia: uma conversa, com Ana Martins Marques

Foto: Rodrigo Valente
Foto: Rodrigo Valente

Horário: 19h

Local: Auditório 1 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) – Campus Pampulha UFMG

A conferencista: Ana Martins Marques é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Literatura Brasileira e doutoranda em Literatura Comparada pela mesma universidade.  É autora de A vida submarina (2009, Prêmio Cidade de Belo Horizonte), Da arte das armadilhas (2011, Prêmio Biblioteca Nacional), O livro das semelhanças (2015, Prêmio APCA de Poesia e Prêmio Oceanos – terceiro lugar), e Duas janelas (2016, com Marcos Siscar).

“Esse talvez seja um dos maiores poderes que a gente pode atribuir à literatura: o de nos tornar mais abertos e sensíveis a outros modos de percepção e de pensamento. Isso me parece especialmente importante em momentos como o atual, de sectarismo e intolerância em relação a outros modos de vida”,

afirmou a escritora Ana Martins Marques, em sua participação no ciclo de conferências dos 90 anos da UFMG.

Assista ao vídeo com a conferência completa.

15/3

Matemática no Brasil: desenvolvimento, lições acumuladas e desafios, com Artur Avila

Foto: Alfredo Brant
Foto: Alfredo Brant

Horário: 14h

Local: Auditório da Reitoria – Campus Pampulha UFMG

O conferencista: Artur Avila Cordeiro de Melo é um matemático brasileiro, também naturalizado francês. Conhecido por ter sido o primeiro latino-americano e lusófono a receber a Medalha Fields, é graduado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Matemática, concomitantemente, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Desde 2003, é pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e pesquisador do CNPQ e do Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS), na França. É Diretor de Pesquisa no CNRS, desde 2008. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos.

“Um povo que não tem medo da matemática está mais bem preparado não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a atuação cidadã”,

disse Artur Avila, matemático convidado para abrir a série de conferências UFMG, 90 anos.

 

Assista ao vídeo com a conferência completa.

Apoio

fapemig

Realização