Concepção

Vertical

O selo de 90 anos da Universidade Federal de Minas Gerais, inspirado na ideia de dádiva e retribuição, que marca a construção do conhecimento, estará presente nos 12 meses de festividades que comemoram o aniversário da UFMG.

Para homenagear as diversas relações que marcam o universo acadêmico, o selo explora as formas circulares dos algarismos que formam o número 90, para transmitir o conceito de dádiva e retribuição.

Segundo o designer Marcelo Lustosa, coordenador de criação do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), o selo também faz referência ao movimento Art Déco, em traços que sugerem a organicidade geométrica do estilo. O Art Déco inspirou as artes e a arquitetura de Belo Horizonte à época em que se reuniram escolas e faculdades para a criação da Universidade de Minas Gerais (UMG), em 1927. Por fim, a composição do selo também lembra um relógio, remetendo, assim, à ideia de tempo – dimensão importante em uma universidade que completa 90 anos de fundação.

A marca também está presente em uma animação de 10 segundos, veiculada na programação da TV UFMG e em outros produtos audiovisuais. Movimentos repetidos constroem o desenho, reforçando a ideia da circularidade como característica da construção de conhecimento na universidade.

A animação tem trilha sonora do professor Fernando Rocha, da Escola de Música. Ele gravou sons como o de sino, da Kalimba (instrumento de percussão africano) e da água, e os manipulou no computador. O professor explica que a primeira parte da animação, que forma o número 90, ganhou melodia mais marcante e sincronizada com os movimentos. A parte final, por outro lado, em que aparece o nome da UFMG, tem como base o som da água, ideia associada à vida e ao futuro.

O selo fará parte de peças gráficas, vídeos, apresentações digitais, sites e outros produtos institucionais relativos às festividades no âmbito da UFMG. As instruções para uso estão no Manual de Aplicação. Veja também a apresentação do Selo 90 anos UFMG.

Composição do selo: Felipe Parreira e Marcelo Lustosa
Vídeo: Ian Lara
Trilha Sonora: Fernando Rocha