Busca no site da UFMG




Nº 1322 - Ano 27 - 27.06.2001

Sociologia Clínica

Será realizado, no campus Pampulha, entre os dias 2 e 6 de julho, o VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia, na Fafich. Entre os conferencistas convidados, destaque para o pensador francês Eugène Enriquez, para os sociólogos Robert Castel e Vincent Gaulejac, também da França, e para os professores Michel Marie Le Ven, da UFMG, e Báder Sawaia, da PUC de São Paulo.

Tendo como tema Transformações Sociais, subjetividades e política, o Colóquio pretende discutir e refletir sobre assuntos atuais. Na tentativa de aproximar academia e sociedade, o evento abordará temas como Direitos humanos, Migração, Trabalho e saúde mental, Globalização, Educação e cidadania, Reforma agrária, Drogas e violência. Mais informações pelo telefone 3499-5020 ou pelo fax 3499-5015.

Avaliação escolar

O Instituto de Ciências Exatas sediou, entre os dias 4 e 13 de junho, o curso Técnica Estatística/Modelo Hierárquico, método utilizado para análise de dados de avaliação escolar. A iniciativa foi da Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (Orealc), ligada à Unesco, com apoio operacional do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game), formado por pesquisadores da FaE, Centro Pedagógico e do próprio ICEx.

Ministrado pelos professores J. Douglas Wilmms e Marie Andrée Sommers, da Research Institute for Social Policy (Crisp), do Canadá, o curso contou com a participação de especialistas da Venezuela, Bolívia, Chile, República Dominicana, México, El Salvador, Colômbia, Argentina, Cuba e Brasil.

Férias no Museu

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG promove, de 14 a 29 de julho, o programa Férias no Museu, com caminhadas na mata, oficinas temáticas e debates. Além das exposições de Paleontologia e Mineralogia e do Presépio do Pipiripau, o visitante encontrará réplica de um sítio arqueológico do Vale do Peruaçu, recém-inaugurado no Museu. Mais informações pelo telefone 3461-5805 (de segunda a sexta) e 3461-9258 (sábado e domingo).

Ópera Orfeo

O Centro de Extensão (Cenex) da Escola de Música recebe, até o dia 29 de julho, inscrições de interessados em participar da Ópera Orfeo, de Monteverdi. Serão selecionados candidatos que tenham conhecimento de canto e instrumento, em áreas como coro de câmara, música barroca e orquestra.

Os selecionados deverão participar, obrigatoriamente, de uma ou mais disciplinas optativas na Escola de Música, que serão ministradas sempre nas tardes de quarta-feira e tratarão de aspectos práticos e teóricos da obra. Os participantes serão escolhidos em duas etapas: no dia 30 de julho, a seleção será feita entre alunos da UFMG e, no dia 1 de agosto, entre pessoas da comunidade externa.

Mais informações no Cenex da Música, no campus Pampulha, pelo telefone 3499-4715 ou pelo correio eletrônico cenex@musica.ufmg.br.

Cuba

A UFMG deu um passo decisivo para estreitar laços com um dos países que mais investe em educação no mundo. Na semana passada, representantes do governo de Cuba encontraram-se com o reitor Francisco César de Sá Barreto e com o secretário de Estado da Educação de Minas Gerais, Murílio Hingel. Na comitiva, estavam, entre outras autoridades, o vice-ministro da Educação Superior de Cuba, Eduardo Cruz González, o reitor do Instituto Superior Politécnico, José Antônio Echeverria, e o embaixador Jorge Lezcano Pérez.

Durante o encontro, o reitor César Barreto apresentou um panorama da UFMG para as autoridades cubanas e destacou a importância da parceria entre os dois países nas áreas científica e tecnológica. Os representantes cubanos ressaltaram que a parceria com a UFMG ajudará a formar profissionais que conjuguem habilidade técnica, ética e solidariedade. "Essa proximidade contribuirá ainda mais para o nosso progresso educacional", resumiu Eduardo González.

Empreendedorismo

Dez cursos de graduação da UFMG oferecem, a partir do próximo semestre, a disciplina Empreendedorismo. O objetivo é difundir a cultura empreendedora entre os alunos e prepará-los para a criação de negócios próprios, como complemento de sua formação profissional. A iniciativa contará com o apoio metodológico e financeiro da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CT&IT), órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa.

 

 

 

TV UFMG

Com um programa sobre energia da biomassa, o departamento de Comunicação Social, em parceria com o Museu de História Natural e Jardim Botânico, iniciou em junho uma série de debates na TV Universitária (Canal 15), tendo como eixo a qualidade de vida do homem e sua relação com o meio ambiente.

Dirigido pela professora Regina Mota, o programa aborda aspectos da energia gerada por plantas verdes, como a cana-de-açúcar, a mandioca e o dendê. "A partir da crise energética, optamos por fazer um programa centrado em possíveis soluções e não em problemas", explica a professora.

Alguns estudiosos defendem o uso da energia da biomassa ­ ou energia verde ­ como alternativa ao modelo vigente, baseado na energia fóssil do carvão mineral e do petróleo. Durante o programa, sete debatedores abordam questões sociais e econômicas ligadas às políticas energéticas. Entre os blocos, são veiculadas duas reportagens sobre a biomassa. O programa vai ao ar diariamente pela TV Universitária, canal 15, até o dia 30 de junho.

Horários de exibição

27/6 (quarta-feira): 11h

28/6 (quinta-feira): 12h

29/6 (sexta-feira): 14h

30/6 (sábado): 20h