Busca no site da UFMG




Nº 1411 - Ano 29 - 09.10.2003


 

 

Creche UFMG

O Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC/Creche UFMG) receberá, no período de 20 a 31 de outubro, matrículas de crianças de três meses a seis anos, nos ciclos berçário, maternal e jardim. Há vagas nos horários da manhã (7h30 às 12h30), tarde (13h às 18h) e integral (7h30 às 18h), com horários especiais antes das 7h30 e após as 18h. As vagas são preferencialmente ocupadas por filhos de servidores e de alunos da UFMG.

O espaço físico do CDC foi especialmente preparado para a construção do conhecimento infantil, que privilegia jogos, brincadeiras, artes plásticas, música, movimento e contato com a natureza. Com uma orientação pedagógica adequada, as crianças utilizam biblioteca, sala de artes, brinquedoteca, sala de música, sala multimeios e de estimulação, além de contarem com aulas de educação física. Mais informações pelos telefones (31) 3491-1500 e 3499-4506.

TV Universitária

Os cinco anos da TV Universitária foram comemorados no último dia 30, em sessão solene da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte. A homenagem foi proposta pela vereadora Neusinha Santos (PT), que definiu a TV Universitária como um presente para a capital mineira.O canal é resultado de um pool formado pelas TVs UFMG, PUC, UNI e Uemg.

Durante a solenidade, o vice-reitor Marcos Borato destacou a importância da TV como instrumento de difusão do trabalho da Universidade. "Nos últimos tempos, a UFMG incrementou sua participação no canal, e essa homenagem também serve para reafirmarmos nosso compromisso com a TV Universitária".

A TV UFMG produz e exibe os programas Circuito UFMG (jornal diário) Câmera Aberta (revista eletrônica semanal), Realidades (produção mensal que discute temas contemporâneos sob vários ângulos) e o Ponto de Encontro (programa de entrevista com personalidades das áreas de literatura, música, cinema e artes). O canal também transmite o Interfaces, produzido pelo Departamento de Comunicação Social da Fafich.

Cooperação técnica

A UFMG e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese) firmaram, na semana passada, um termo de cooperação técnica e educacional, com o objetivo de viabilizar o intercâmbio científico e o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

O acordo inicial alinha áreas de interesse comum, como a aplicação da tecnologia do biodiesel e de políticas alimentares; incentivo ao empreendedorismo e associativismo, principalmente para micro e pequenas empresas; programas de inclusão digital; inserção social de ex-detentos e portadores de deficiências físicas e defesa dos direitos da mulher. "É papel da Universidade atuar como instrumento de elaboração e implementação de políticas públicas", afirmou a reitora Ana Lúcia Gazzola, durante a solenidade. Já o secretário de Desenvolvimento Social e de Esportes, João Leite, destacou que a parceria permitirá que a Secretaria tenha acesso ao trabalho de excelência desenvolvido na UFMG. "Trata-se de um esforço conjunto em favor do cidadão de Minas Gerais", concluiu.

Iniciação científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) acaba de criar a ferramenta Iniciação Científica na Web (ICWEB), com a finalidade de aperfeiçoar o processo de inscrição, avaliação e seleção de trabalhos científicos, por meio do trâmite on-line de resumos entre alunos, professores-orientadores e os núcleos de assessoramento à pesquisa.

Projetada com base numa tecnologia pioneira no país, a ferramenta permite integrar informações de forma simples, rápida e eficaz. Para a XII Semana de Iniciação Científica, que acontecerá no mês de dezembro de 2003, estão previstas cerca de 1.200 inscrições utilizando o sistema ICWEB, que pode ser acessado pela página www.webcollege.com.br/prpq. As inscrições estão abertas até as 24 horas do dia 24 de outubro.

Combate à fome

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) dispõe de R$ 9 milhões para financiar pesquisas na área de segurança alimentar, que possam contribuir para ampliar o acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade suficientes para nutrir a população brasileira.

Aberto a pesquisadores, especialistas e grupos de pesquisa, vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, o edital do CNPq foi publicado no dia 29 de setembro. As inscrições de propostas encerram-se no dia 27 de outubro. O programa é resultado de uma parceria com o Ministério Extraordinário da Segurança Alimentar (Mesa), que solicitou a colaboração do MCT no incentivo a pesquisas científicas nesta área.

As linhas de pesquisa foram divididas em duas grandes linhas: segurança e educação alimentar e agregação de valor aos produtos agrícolas. Os projetos podem abordar temas como o uso da biodiversidade brasileira, visando ao desenvolvimento de tecnologias para produção e transformação de espécies, alimentos e matérias-primas; desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias que reduzam a geração de resíduos de produtos do agronegócio e inovações tecnológicas voltadas à produção, transporte, logística, conservação e embalagem de alimentos. A íntegra do edital está disponível na página www.cnpq.br/servicos/editais/ct/edital_012003_ctagro.htm.