Busca no site da UFMG




Nº 1411 - Ano 29 - 09.10.2003

 

Escola de Engenharia cria mestrado
em Construção Civil

Conselho Universitário da UFMG aprovou, em setembro (leia a íntegra da resolução nesta página), a criação do curso de mestrado em Construção Civil, desenvolvido pelo departamento de Engenharia de Materiais e Construção Civil. Os documentos com a proposta já foram enviados para aprovação da Capes. O início das atividades está previsto para 2004, quando ocorrerá o processo de seleção para o preenchimento das 15 vagas ofertadas. O curso é inédito entre as universidades mineiras. Os estudantes terão dois anos para concluir o mestrado, que requer a integralização de 24 dos 52 créditos distribuídos em 13 diferentes disciplinas optativas. Entre os objetivos gerais da iniciativa, estão o apoio ao desenvolvimento científico e técnico na área e a formação de professores, pesquisadores e profissionais.

Proposto pelo departamento de Engenharia de Materiais e Construção Civil, o curso também contará com a participação de professores das engenharias Metalúrgica e de Estrutura. A principal área de concentração do mestrado, Tecnologia das construções, será organizada em duas diferentes linhas de pesquisa: Materiais para construções e Sistemas construtivos e gestão. Um dos principais objetivos da proposta é suprir a necessidade de pesquisa e capacitação em tecnologia na construção civil e no campo das edificações.

Desenvolvimento

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Sueli Pires, a criação do curso é uma contribuição acadêmica para o sistema de pós-graduação stricto sensu da UFMG e, mais particularmente, à área das Engenharias. "Esse passo institucional é, antes de tudo, reflexo de um trabalho coletivo de ensino e de pesquisa consolidado ao longo de décadas na Escola de Engenharia", ressalta. Ela destaca, ainda, a importância do mestrado para a economia mineira: "A implantação do primeiro curso de mestrado em construção civil do Estado ratifica nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de Minas".

Integrar conhecimentos é uma das metas da proposta. As duas linhas de pesquisa devem interagir, tanto pelo caráter multidisciplinar dos docentes, quanto pela abordagem dos projetos de pesquisa. O departamento de Materiais e Construção Civil conta com 14 professores, todos em regime de dedicação exclusiva. Desde 1999, seu corpo docente é responsável pelo curso de especialização em Construção Civil, concentrado nas áreas de Tecnologias e produtividade das construções e Avaliação e perícias. Até hoje, foram aprovadas 50 monografias.

Para as atividades do curso, os estudantes terão acesso à infra-estrutura de bibliotecas, laboratórios e salas de aula da Escola de Engenharia e do departamento de Engenharia de Materiais e Construção Civil. Parte da gestão do mestrado será feita com recursos obtidos pelo curso de especialização em Construção Civil. O montante arrecadado será aplicado na criação de um laboratório de informática, em melhorias físicas das instalações, na aquisição de equipamentos e na oferta de bolsas aos alunos.

O departamento dispõe, ainda, de recursos captados junto a agências financiadoras, como Fapemig, CNPq e Finep. Esse dinheiro é direcionado para a modernização de laboratórios.


Resolução no 7/2003, de 25 de setembro de 2003

Aprova a criação do Curso de Mestrado em Construção Civil, de interesse da Escola de Engenharia

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias, considerando a decisão tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em 20/8/2003 e o Parecer no 12/2003 da Comissão de Legislação, resolve:

Art. 1o - Aprovar a criação do Curso de Mestrado em Construção Civil, de interesse da Escola de Engenharia (Processo no 23072.031044/02-79).

Art. 2o - A presente Resolução entra em vigor nesta data.

Professora Ana Lúcia Almeida Gazzola
Presidente do Conselho Universitário


Decisão

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, na reunião realizada em 24 de setembro de 2003, considerando o Parecer no 648/2003 da Câmara de Graduação, resolve:

1) Ampliar, de 40 (quarenta) para 80 (oitenta), as vagas iniciais do Curso Noturno de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, a serem ofertadas a partir do vestibular/2004.

2) Determinar a distribuição de 40 (quarenta) vagas em cada semestre letivo.

3) Alocar três vagas docentes, caracterizadas no quadro abaixo, objetivando possibilitar a ampliação do quantitativo de discentes.

 
Vagas
Classe
Regime de trabalho
Departamento
Provimento
1
Adjunto
Dedicação Exclusiva
Biologia Geral
2004
1
Adjunto
Dedicação Exclusiva
Botânica
2005
1
Adjunto
Dedicação Exclusiva

Métodos e Técnicas de Ensino

2008

Professor Marcos Borato Viana
Presidente em exercício do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão