Busca no site da UFMG




Nº 1451 - Ano 30 - 26.8.2004

Entre que a casa é sua

Instituição recebe alunos dos ensinos fundamental e médio em mais uma edição do programa UFMG Jovem

Patrícia Azevedo

xperiências, visitas monitoradas, palestras, desfiles. Tudo preparado para a realização da V Reunião Anual UFMG Jovem , que começa nesta quinta-feira, dia 26, e vai até sábado, 28 de agosto, no campus Pampulha. Durante os três dias de evento, a Universidade recebe estudantes de escolas públicas, particulares, professores e os demais interessados em conhecer a Instituição.

E ninguém melhor para apresentar a Universidade do que seus próprios alunos. Coordenados pela professora Bernadette Trigo, os anfitriões trabalharam durante meses para deixar a "casa" em ordem. Utilizando uma linguagem simples e acessível, buscaram maneiras estimulantes de divulgar a produção científica e tecnológica da Universidade. "Nossa preocupação é apresentar o conhecimento de forma prazerosa", explica Bernadette.

E a fórmula tem surtido efeito. Em 2003, foram 15 mil visitantes e a expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas participem das atividades esta semana. "Devido à grande procura, fizemos uma série de modificações para proporcionar conforto aos visitantes e evitar filas", informa a coordenadora. Diferentemente das edições anteriores, as atividades foram descentralizadas de acordo com a faixa etária e acontecem simultaneamente no Centro Pedagógico, no Coltec e na arena da Praça de Serviços.

O período de realização do evento será maior, passando de dois para três dias. E pela primeira vez o Centro de Ensino de Ciências e Matemática (Cecimig) da FaE oferece palestras e atividades também para os professores. A Universidade espera receber cerca de 1.300 professores por dia. Outra novidade é a visita monitorada nas instalações de energia solar da Escola de Engenharia e a realização de desfile de moda com roupas feitas de material reciclável, com a participação do grupo Reciclar T3.

Participação dos alunos

Um dos trunfos do evento é o envolvimento dos alunos da UFMG, responsáveis pela realização de todas as etapas do projeto. "Os alunos do Coltec, por exemplo, estão construindo uma estufa. Nós apenas coordenamos e orientamos o trabalho deles", exemplifica a professora Bernadette Trigo. O projeto contou ainda com ajuda da Fump, que abrirá os restaurantes no sábado, e com o apoio da Administração Central.

As atividades para o ensino fundamental são realizadas no Centro Pedagógico. Lá os alunos podem aprender sobre vários temas _ desde o comportamento de animais aquáticos e peçonhentos, passando pelo petróleo, reciclagem e até mesmo sobre processos alérgicos. Nas oficinas, dobraduras, bonequinhas de corda, bordado de fita e técnicas de xadrez. Para o ensino médio, as atividades estão concentradas no Coltec. Entre as atrações, as exposições interativas Conhecendo pilhas e baterias , Química, cristais e cavernas e Vamos falar de sexo . As atividades para os professores serão realizadas nos dois prédios. Eles poderão conhecer processos didáticos e aprender, por exemplo, a simular a erupção de um vulcão e a preparar um xampu.

Informações pelo telefone (31) 3499-4427 ou na página www.ufmg.br/jovem.

 

Arquitetura lança revista Topos

A Escola de Arquitetura lançou o segundo número da Revista Topos, especializada em Arquitetura e Urbanismo . A publicação reúne artigos de pesquisadores nacionais e internacionais e traz também resumo de dissertações defendidas, entre 1999 e 2001, junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola.

"Entendemos que uma Universidade como a UFMG, que há mais de 70 anos investe em pesquisa, necessita de um meio para disseminar o conhecimento produzido. Ainda mais neste momento, em que o Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola se firma como instância consolidada na nossa área de pesquisa", explica Fernanda Borges, uma das editoras da revista.

O projeto contou com o apoio das pró-reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação, ajuda que a professora Fernanda Borges considerou essencial para retomar a publicação da revista, que ficou "adormecida" durante quatro anos. "Em breve, criaremos uma versão eletrônica para ampliar o acesso ao textos", completa.

A publicação é aberta com entrevista com Vicente Del Rio, professor da California Polytechnic State University, que aborda os processos de requalificação urbana e a emergência do chamado New Urbanism. Na seção Dossier , cinco pesquisadores discutem a cenarização dos espaços. "É um fenômeno conflituoso, sobretudo no que diz respeito às relações passado-presente e presente-futuro na produção da cidade", escreveu os editores Fernanda Borges e Fernando Lara, em editorial da revista. Entre os temas abordados estão os impactos do turismo em comunidades tradicionais e intervenções realizadas em centros históricos latino-americanos.

Já a seção Idéias e Debates apresenta um balanço sobre os conceitos e discussões que emergiram do I Seminário Arquitetura e Conceito, promovido pelo Núcleo de Pós-Graduação da Unidade em agosto de 2003. A publicação é finalizada com os resumos das dissertações defendidas, entre 1999 e 2001, junto ao programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura.

Foram impressos mil exemplares da publicação, que está sendo vendida na Secretaria do Programa de Pós-Graduação da Escola de Arquitetura ao preço de R$ 14. Mais informações pelo telefone (31) 3269-1839.