Busca no site da UFMG




Nº 1451 - Ano 30 - 26.8.2004


Ifes homenageiam parlamentares

Quinze deputados e senadores receberam diploma por sua atuação em favor das universidades mineiras

Maurício Guilherme Silva Jr.



Foto: Eber Faioli

reitora Ana Lúcia Gazzola e o professor Paulo César Gonçalves, reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) de Minas Gerais, homenagearam, no dia 23 de agosto, parlamentares da bancada mineira no Congresso Nacional. Juntos, eles conseguiram, por meio de emendas ao Orçamento da União de 2004, recursos de R$ 8,8 milhões para as universidades.

Durante a abertura do evento, a professora Ana Lúcia Gazzola elogiou a "grande aliança suprapartidária" criada em nome do interesse público. "Os senadores e deputados são interlocutores legítimos de questões públicas como a educação", disse. No caso da UFMG, a reitora lembrou que os recursos das emendas viabilizaram projetos estratégicos, como a realização de obras no Hospital das Clínicas e a revitalização do Hospital Borges da Costa.

Ana Lúcia também destacou o empenho da bancada mineira em obter, junto ao governo federal, a liberação dos recursos provenientes da venda de imóveis da Universidade no centro de Belo Horizonte, que possibilitarão as iniciativas do projeto Campus 2000. Já na condição de presidente da Andifes, Ana Lúcia apontou a bancada mineira como a mais assídua nas discussões de propostas para melhoria da educação superior no país.

Experiência vitoriosa

Cada parlamentar recebeu um diploma de honra das mãos do professor Paulo César Gonçalves. Ele comentou a experiência vitoriosa da dobradinha universidades-bancada mineira no Congresso. "Os parlamentares sabem que as instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais estão voltadas para a melhoria da qualidade do ensino. Precisamos intensificar mais esse contato", disse o presidente do Fórum.

Ao justificar a homenagem, o reitor da Unimontes disse que o apoio dos parlamentares mineiros, independente de distinção partidária, tem sido fundamental para viabilizar as ações das instituições de ensino superior. "Ainda este ano, esperamos conseguir a liberação desses recursos, destinados a custeio e investimento, pois existe a disposição dos nossos parlamentares", afirmou.

Em seu pronunciamento, o deputado federal Virgílio Guimarães disse que a homenagem expressa a continuidade da parceria entre as universidades e a bancada mineira. "Essa parceria veio para ficar. As universidades sempre poderão contar com os parlamentares mineiros", comentou. Já o senador Hélio Costa disse que "todos os projetos que se referem às universidades mineiras têm apoio unânime de nossa parte".

Também o senador Eduardo Azeredo destacou sua alegria em representar os interesses das instituições de ensino superior do estado, em especial a UFMG. Comentou, ainda, a distribuição da infra- estrutura educacional de Minas Gerais. "Precisamos dar atenção especial às universidades do interior, para evitar a concentração de escolas na capital", disse.

Compromisso

O deputado Ronaldo Vasconcelos agradeceu a homenagem e pediu apoio dos colegas para trazer para Belo Horizonte um centro olímpico de formação de atletas. Saraiva Felipe observou que a parceria entre os parlamentares e a bancada mineira transcende seus compromissos com redutos eleitorais: "As universidades são responsáveis pela formação dos futuros profissionais do estado".

Na opinião do deputado Jayme Martins, as emendas destinadas às universidades contribuem diretamente para a "formação moral e intelectual da sociedade". Já Isaías Silvestre ressaltou que parlamentares precisam ser sensíveis às causas das instituições de ensino superior. "Caso contrário, estarão errando em sua caminhada política", advertiu.

O deputado federal Sérgio Miranda chamou a atenção para o papel das universidades na construção de um projeto nacional. Paulo Delgado não compareceu à solenidade, mas enviou um representante, o vereador Arnaldo Godoy. "Precisamos ajudar as universidades a manter seu papel de centro pensante das questões do país", defendeu Godoy.

Parlamentares presentes

Senadores

Eduardo Azeredo (PSDB)
Hélio Costa (PMDB)

Deputados

Cabo Júlio (PSC) _ Representado pela assessora Giovana de Oliveira
Eduardo Barbosa (PSDB) _ Representado por Ricardo Diniz
Isaías Silvestre (PSB)
Jayme Martins (PL)
Leonardo Mattos (PV)
Márcio Reinaldo (PP) _ Representado por Vânia Maria Dias Moreira e Silva;
Paulo Delgado (PT) _ Representado pelo vereador Arnaldo Godoy
Paulo Piau Nogueira (PP) _ Representado por Wellington Barros
Rafael Guerra (PSDB)
Ronaldo Vasconcellos (PTB)
Saraiva Felipe (PMDB)
Sérgio Miranda (PCdoB)
Virgílio Guimarães (PT) _ Coordenador da bancada federal de Minas Gerais