Busca no site da UFMG




Nº 1452 - Ano 30 - 2.9.2004

UFMG lidera licenciamento de patentes no Brasil

Maurício Guilherme Silva Jr.

UFMG é a instituição de ensino superior brasileira com maior número de transferências tecnológicas e licenciamento de patentes para o setor privado, à frente de instituições como USP e UFRJ. A Universidade conta com 10 contratos de tranferência de tecnologia, a maioria referentes à área de biotecnologia ( leia quadro nesta página ). Cinco já estão fechados e os outros em processo adiantado de negociação. Através do licenciamento, a Instituição transfere a um grupo empresarial o direito de exploração de determinada tecnologia, o que permite a comercialização do produto.

Segundo o professor Sérgio Costa Oliveira, Diretor de Transferência e Inovação Tecnológica e pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG, o elevado número de licenciamentos em biotecnologia revela a força da Região Metropolitana de Belo Horizonte como pólo do setor. "Essa vocação será potencializada com a criação do Parque Tecnológico, o BH Tec. As pesquisas aqui desenvolvidas representam soluções importantes para vários problemas da sociedade", ressalta.

Há cerca de dois meses, o Conselho Universitário aprovou oficialmente a participação da UFMG no projeto do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH Tec) , desenvolvido em parceria entre a Universidade e a Prefeitura da Capital, e que conta com o apoio do governo de Minas Gerais, da Fiemg e do Sebrae.

Parcerias

Além dos processos de licenciamento e transferência tecnológica, a UFMG é uma das duas universidades brasileiras _ a outra é a Unicamp _ que mais patenteou sua produção científica na última década. Atualmente, ela conta com

139 pedidos de depósitos de patentes (118 nacionais e 21 internacionais) no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual e no PCT (Patent Cooperation Treaty). A Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CT&IT) da UFMG vem trabalhando em parceria com o Núcleo de Relações Institucionais e Desenvolvimento de Oportunidades (NRI), ligado à Fundep. "Estamos formando uma equipe que se encarregará de identificar possíveis parcerias no Brasil e no exterior", diz o professor.

Em julho, Sérgio Costa e a gerente do NRI, Andréa Kauffman-Zeh, estiveram nos Estados Unidos, onde estabeleceram acordo com a Columbia University, de Nova Iorque. Tal parceria prevê troca de informações e experiências na área de transferência tecnológica. "É mais uma porta que se abre para a UFMG no cenário internacional", conclui Sérgio Costa.

Preto no branco

Cinco contratos de transferência de tecnologia de produtos patenteados pela UFMG já foram firmados com indústrias e laboratórios. Outros cinco estão em processo de negociação. Confira as patentes licenciadas.


Projeto
:

Desenvolvimento de anti-hipertensivo

Descrição:

Medicamento contra a hipertensão, de longa duração, administrado via oral. Ele é absorvido de forma gradual e mais eficaz pelo organismo.

Quem desenvolveu:

Pesquisadores dos departamentos de Química, do Icez, e de Fisiologia e Biofísica do ICB. A coordenação é dos professores Rubén Dario Sinisterra Millan e Robson Augusto Santos.

Empresa licenciada:

Laboratório Biolab Sanus Farmacêutica




Projeto:

Carteira escolar para deficientes físicos

Descrição:

Carteira escolar adaptada para paraplégicos

Quem desenvolveu:

Arquiteto Paulo César de Carvalho, de Departamento de Planejamento Físico de Obras (DPFO)

Empresa licenciada:

Visar Comércio Móveis


Projeto:

Armadilha contra mosquito da dengue

Descrição:

Armadilha para capturar a fêmea do Aedes Aegypti, composta por vaso preto revestido por parede adesiva que imita o criadouro do mosquito e por substância que libera odor atrativo ao inseto.

Quem desenvolveu:

Pesquisadores do Laboratório de Culicídeos do ICB, sob coordenação do professor Álvaro Eiras.

Empresa licenciada:

Ecovec Ltda

Projeto:

Vacina contra a leishmaniose no cão

Descrição:

Desenvolvimento de imunógeno contra vírus causador da doença nos cães.

Quem desenvolveu:

Pesquisadores do departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, sob a coordenação da professora Ana Paula Fernandes.

Empresa licenciada:

Laboratório Hertape


Projeto:

Vacina contra a parvovirose canina

Descrição:

Desenvolvimento de imunógeno contra vírus causador da parvovirose canina, infecção em cães caracterizada por diarréia hemorrágica.

Quem desenvolveu:

Pesquisadores do departamento de Microbiologia do ICB, sob a coordenação da professora Erna Kroon.

Empresa licenciada:

Laboratório Hertape