Busca no site da UFMG




Nº 1486 - Ano 31 - 2.6.2005




Redes de computadores

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG, Ricardo Augusto Rabelo de Oliveira e Rainer Ronnie Pereira Couto, foram os ganhadores do prêmio de melhor artigo apresentado no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores de 2005.

Intitulado Uma API para monitoração e análise de redes 802.11 e Bluetooth , os alunos desenvolveram interface de programação integrada para análise e monitoramento de redes WiFi e Bluetooth. Essa interface facilita o desenvolvimento de software, pois fornece rotinas, funções e serviços homogêneos entre os dois tipos de rede.

Orientado pelo professor Antônio Alfredo Ferreira Loureiro, o trabalho foi avaliado pelo Comitê de Premiação durante a 23ª edição do Simpósio, ocorrida em maio, em Fortaleza. O artigo de Ricardo de Oliveira e Rainer Couto concorreu com 75 trabalhos completos inscritos para o simpósio, selecionados entre os 300 inicialmente submetidos ao Comitê de Programa.

Os alunos receberam um notebook e foram convidados para apresentar o trabalho em congressos de universidades no Brasil e no exterior.

Evando Mirra na ABC

O professor emérito da Escola de Engenharia da UFMG, Evando Mirra de Paula e Silva (foto), toma posse, no próximo dia 8, às 19 horas, como membro titular da Academia Brasileira de Ciência (ABC). Ele foi eleito na categoria Ciências da Engenharia em assembléia geral da entidade realizada no dia 28 de março. Em cerimônia no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, Mirra discursará em nome dos 19 membros titulares e três estrangeiros que serão empossados na ocasião.

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Engenharia da UFMG, Evando Mirra concluiu mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Sciences Physiques na Universidade de Paris XI.

Na UFMG, lecionou disciplinas relacionadas à engenheria metalúrgica e de materiais e à epistemologia científica e ocupou os cargos de pró-reitor de Pesquisa, entre 1986 e 1990, e o de vice-reitor entre 1990 e 1994. Tem mais de duas dezenas de artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais e cerca de 60 trabalhos e comunicações apresentadas em congressos e eventos. É autor de sete livros sobre temas cientificos, epistemológicos e educacionais.

Ex-presidente do Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec-MG) e do CNPq, Evando Mirra ocupa, desde sua fundação, a presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Sob sua direção, o CGEE vem desenvolvendo importantes trabalhos nas áreas de agronegócio, defesa, energia, petróleo e gás natural, saúde, recursos minerais, infra-estrutura em pesquisa e desenvolvimento regional e inovação tecnológica.

Dança Brasil

Dentro das comemorações de seus 25 anos de atividades, o Grupo Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, apresenta, no dia 8 de junho, às 12h30, no Programa Quarta Doze e Trinta, o espetáculo Dança Brasil. Inspirado nas festas e folguedos nacionais, o show recebeu o prêmio Sated-Bonsucesso de melhor trilha sonora em 2002 e foi indicado para várias outras premiações naquele ano.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (DAC), com entrada franca.


Foto: Foca Lisboa

Tênis universitário

O Centro Esportivo Universitário (CEU) realiza, a partir deste sábado, dia 4, a primeira edição do Torneio Aberto de Tênis Universitário (Tatu). A competição reunirá, até 10 de julho, jogadores nas classes open (disputada por atletas ranqueados pela Associação de Tenistas Profissionais), A e B (masculino e feminino) e C (masculino).

Os organizadores esperam reunir cerca de 150 jogadores, entre eles alguns dos principais tenistas de Belo Horizonte, como Wiliam Lage e Pedro Braga, inscritos na classe open. O último, inclusive, figurou entre os 300 melhores tenistas do mundo pelo ranking da ATP. Já as categorias A e B (para homens) serão disputadas por jogadores com certa experiência, enquanto a C é aberta a iniciantes. Entre as mulheres, a classe A será disputada por atletas com experiência em competições de tênis e a B, por iniciantes.

"Nossa intenção é transformar o torneio num evento permanente do calendário esportivo da Universidade", afirma o professor Álvaro Amorim, professor de tênis do CEU e organizador do torneio. Mais informações na página www.amorimtennis.com.br.

Erramos
Esquitossomose

O Schistosoma mansoni, agente causador da esquistossomose, é um helminto (verme intestinal) e não um protozoário, como informou a matéria ICB estuda vacina e diagnóstico da xistosa a partir de genoma do Schistosoma, publicada na edição 1482 (5 de maio) do BOLETIM.