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Nº 1486 - Ano 31 - 2.6.2005


Ensino superior em pauta

Pesquisa revela que a cobertura jornalística sobre as universidades é a mais destacada no segmento da educação

Tacyana Arce

esquisa realizada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e pelo Ministério da Educação (MEC) revelou que, no segmento educação, o ensino superior é a temática que mais recebe atenção dos veículos de comunicação impressos. Dos 5.362 textos jornalísticos publicados em 2004 e avaliados pela pesquisa A educação na imprensa brasileira - Responsabilidade e Qualidade da Informação, 33,4% tinham como tema central a educação superior, e outros 31,3% diziam respeito ao acesso à universidade. A amostra foi montada com base na produção de 60 jornais e 10 revistas de todo o país.

Os dados levantados pelas equipes da Andi e do MEC foram analisados por equipe de 15 consultores, entre eles a professora Beatriz Bretas, do Grupo de Pesquisa em Imagem e Socialibilidade (Gris) da UFMG. Os consultores trabalharam com três grandes categorias: Níveis/modalidades de ensino e temas , Políticas públicas e Construção da notícia.

As conclusões do levantamento foram divulgados, em maio, em São Paulo, em seminário que reuniu representantes do Ministério da Educação, secretarias estaduais e municipais da Educação, universidades e jornalistas. O ministro Tarso Genro, que abriu o evento, destacou o papel da imprensa no fortalecimento dos sistemas públicos de educação. Por isso, defendeu a necessidade de que ela volte seu olhar para assuntos cruciais ao desenvolvimento do país, como a educação de jovens e adultos, foco de apenas 1,8% das matérias avaliadas.

"Como o mercado de consumidores de jornais é formado por um público interessado no ensino superior, é natural que eles versem mais sobre esse assunto. O que não quer dizer que não seja importante que os chefes de redação, editores e diretores, a partir deste dado, corrijam esse processo informativo, com o objetivo de produzir um equilíbrio. Só 8% das notícias são sobre o ensino médio, embora o grande bloqueio estrutural da educação pública do Brasil seja a passagem do ensino fundamental para o médio", avalia.

Fontes

Ao fazer um levantamento dos motivos que levam os jornais a publicarem matérias sobre educação e as fontes por eles ouvidas, a pesquisa revela que a educação entra nas redações principalmente por meio de anúncios oficiais de novas medidas, solenidades de lançamento de projetos, entre outros. Além disso, fontes oficiais estão em pelo menos 60% das matérias, apesar dos índices serem melhores que os levantados em pesquisa semelhante realizada em 1999. Segundo Guilherme Canela, coordenador da pesquisa pela Andi, "a cobertura, apesar de ter aumentado a quantidade de textos e a diversificação de enfoques e fontes, requer esforço para transmitir informação de qualidade, que permita ao leitor compreender a complexidade que caracteriza a educação brasileira". A expectativa é de que o material, agora, sirva para alimentar outras análises e pesquisas.

 

Ampliado prazo para escolha de jingle da
UFMG Educativa

comunidade acadêmica ganhou mais tempo para inscrever suas propostas no concurso que escolherá o jingle da rádio UFMG Educativa. O prazo para a entrega do material foi prorrogado de 2 de junho para 9 de junho, devido ao grande interesse que o concurso despertou.

Até a última sexta-feira, dia 27, a notícia publicada no site da UFMG com as informações sobre o jingle já havia sido acessada mais de 950 vezes e o sistema contabilizava mais de 160 downloads do edital, disponível nos formatos DOC e PDF. O vencedor receberá da Caixa Econômica Federal, parceira da UFMG, poupança no valor de R$ 1 mil.

A equipe da UFMG Educativa também tem se desdobrado para atender às dúvidas dos candidatos interessados em comporem a trilha que será a marca sonora da rádio por pelo menos três anos. Segundo o coordenador executivo da Rádio, Elias Santos, as principais dúvidas dizem respeito ao formato do material a ser apresentado no concurso. "Algumas pessoas acham que precisam pagar estúdio para gravar o seu material em formato final. Mas, como o edital esclarece, o que o concorrente deve apresentar é sua idéia, numa gravação `demo'", esclarece. Ele acrescenta que a UFMG Educativa se encarregará de produzir o material para uso na emissora depois que a peça for escolhida, com uma direção musica.

Embora compor um jingle exija conhecimento específico, o que, naturalmente, reduz o número de participantes, a expectativa é repetir o mesmo sucesso do concurso para escolha do nome e do slogan da rádio - A Estação do Conhecimento. Neste concurso, foram listadas 3.261 visualizações da notícia no site, o que levou a 3.129 downloads do edital. Ao final, 591 propostas foram inscritas. "A comunidade está interessada e esperamos que todos que tenham uma sugestão de marca sonora para a rádio se inscrevam", conclui Elias Santos. Mais informações pelo telefone 3499-5533 ou através do e-mail ufmgeducativa@ufmg.br

No ar

Se a rádio ainda não pode ser ouvida na sintonia 104,5 FM, que passará a ocupar em julho, o movimento nos seus estúdios não deixa dúvida: a rádio está definitivamente no ar. As equipes de programação musical e jornalismo já trabalham em caráter experimental, o que fez da Mostra das Profissões o primeiro evento coberto pelos repórteres da UFMG Educativa. A produção em tempo real é um exercício necessário para que a rádio afine sua programação e promova ajustes técnicos e editoriais.