Busca no site da UFMG

Nº 1549 - Ano 32
25.09.2006

Educação Básica

Em continuidade a seu ciclo mensal de debates, o Centro Pedagógico (CP) realiza, nesta sexta-feira, 29 de setembro, no auditório azul da Escola de Ciência da Informação, o seminário Educação Básica e o seu papel na UFMG. A abertura, marcada para 9h, será feita pelo pró-reitor de Graduação, Mauro Braga. Em seguida, haverá mesa-redonda com o tema Demandas e desafios da educação básica nas escolas públicas, tendo como debatedores o secretário adjunto de Educação de Minas Gerais, João Filocre, a secretária de Educação de Belo Horizonte, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, e o professor Hudson Lima, da Universidade Federal de Uberlândia. Mais informações no Centro de Extensão do CP pelo telefone (31) 3499-5175.

Ingmar Bergman

Até novembro, o Cineclube UFMG exibirá mostra de filmes dirigidos pelo cineasta sueco Ingmar Bergman. Entre as obras, Gritos e sussurros, Sonata de outono, A flauta mágica e Ovo da Serpente.

As sessões, com entrada franca, ocorrem de segunda a sexta-feira, às 17h30, na Escola de Belas-Artes, campus Pampulha, e aos sábados e domingos, às 17 horas, no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174). Mais informações sobre a programação e a sinopse das produções nas páginas www.centrocultural.ufmg.br e www.eba.ufmg.br.


Saúde e educação infantil

Será realizada na próxima segunda-feira, 2 de outubro, às 19h, a segunda palestra do ciclo Saúde, Cuidado e Educação Infantil, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Infância e Educação Infantil da Faculdade de Educação. A professora Márcia Bastos Rezende, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, abordará as contribuições da terapia ocupacional em creches e pré-escolas. A atividade será realizada na sala de teleconferência da Faculdade de Educação, no campus Pampulha.

O ciclo começou no dia 25 de setembro e vai até 6 de novembro. Entre os temas, destaque para a odontologia e sua contribuição para a educação infantil, educação inclusiva e cuidados básicos de saúde. Mais informações pelos telefones (31) 3499-6157 e 3499-6222.

Arte e Ciência

A série Encontros Transdisciplinares, promovida pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), terá seqüência nesta sexta-feira, dia 29, às 9 horas, com o debate Arte e Ciência: limites, convergências e contraposições, que ocorre no Auditório Professor Baesse, na sala 4.059 da Fafich.

Os debatedores serão os professores Bernardo Jefferson de Oliveira, da Faculdade de Educação, Marcelo Marques, da Fafich, e Juliana Neuenschwander, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A entrada é franca.

Abastecimento de água

Acaba de ser lançado o livro Abastecimento de água para consumo humano, coletânea de 18 artigos assinados por 16 autores, de diversas instituições, publicada pela Editora UFMG. A obra foi organizada pelos professores Leo Heller e Valter Lúcio de Pádua, da Escola de Engenharia da Universidade.

O material pode ser usado como livro-texto de disciplinas de graduação e de pós-graduação dedicadas ao tema do abastecimento de água e como suporte de disciplinas relacionadas ao saneamento e de consulta para especialistas e profissionais da área.

Abastecimento de água para consumo humano integra a coleção Ingenium, criada em 2002 pela Escola de Engenharia e pela Editora UFMG. Ao preço de R$ 110, o livro pode ser encontrado nas lojas da Livraria UFMG no campus Pampulha e no Conservatório UFMG. Mais informações pelos telefones (31) 3499-4561 e 3218-9346.


Vozes e Teto Preto

Duas atrações movimentam, esta semana, três programas culturais da UFMG. O Quarta Doze e Trinta do dia 27 traz o cantor e artista-cênico Alexandrino DuCarmo. No show Vozes, esse brasileiro radicado em Nova Iorque mistura música, dança, textos e ritmos para formar cenas teatrais. O show será na Praça de Serviços, às 12h30.

Já o projeto Uma tarde no campus desta quinta-feira, 28, às 17h30, traz à Praça de Serviços o grupo Teto Preto, de Itapecerica, cujo estilo mescla influências do congado, folia de reis, cirandas de roda e cânticos populares com rock, blues, black music e MPB. Teto Preto também se apresenta no Sexta Doze e Trinta do dia 29, às 12h30, no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174). A entrada é franca para os três shows.