Busca no site da UFMG

Nº 1568 - Ano 33
12.3.2007

Psicossociologia
Estão abertas as inscrições de trabalhos para o XI Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica e II Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica de Belo Horizonte, que acontecem na UFMG de 10 a 13 de abril. Com o tema Sociedade contemporânea, rupturas e vínculos sociais, o evento tem por objetivo possibilitar debates sobre trabalho, saúde, instituições e ação política, para aprofundar as discussões a respeito de questões emergentes sociais, políticas, econômicas e ambientais em um contexto globalizado.

Inscrições e mais informações na página www.fafich.ufmg.br/coloquio/index.htm.

Estudos de Química
Estão abertas as inscrições para a Semana de Estudos da Química 2007, que será realizada de 28 a 30 de março, pelo departamento de Química do ICEx. Com o tema A química e suas identidades, o evento reunirá professores e pesquisadores da área, além de representantes da indústria e de órgãos reguladores.

A conferência de abertura da Semana será realizada no dia 28, às 19h, quando o professor Carlos Alberto Lombardi Filgueiras, da UFRJ, falará sobre o tema central do evento. No dia 29, das 8h30 às 21h, haverá palestras sobre a criação de empresas de base tecnológica na área de química e os desafios impostos à indústria do biodiesel. No último dia de evento, das 8h30 às 18h30, os participantes terão contato com temas relacionados à formação profissional e acadêmica e mercado de trabalho. Para se inscrever, o interessado deve enviar e-mail para seq2007@qui.ufmg.br. Mais informações na página www.qui.ufmg.br.

Terceiro setor
A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) da UFMG realiza, no dia 28 de março, a Oficina de Gestão de Projetos para o Terceiro Setor. Durante o evento, será apresentada a experiência de 32 anos da instituição em gerenciamento de projetos.

A oficina tem por objetivo mostrar como podem ser estabelecidas parcerias entre Fundep, organizações sem fins lucrativos e instituições financiadoras para administração de programas sociais. Durante o encontro, que pretende reunir gestores de projetos e representantes de instituições financiadoras, também será apresentado o sistema Financiar – ferramenta de busca e organização de dados que disponibiliza informações sobre fontes financiadoras, internacionais e nacionais, de projetos para diversas áreas, como educação, meio ambiente, infância e adolescência.

A participação na Oficina é gratuita, e os interessados devem confirmar presença pelo telefone (31) 3499-6533 ou pelo e-mail: marianahy@fundep.ufmg.br.

Recursos Humanos em Saúde
O professor Francisco Campos, coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina e Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, foi indicado para integrar força-tarefa internacional encarregada de trabalhar na capacitação de profissionais de saúde baseados em países desenvolvidos.

O trabalho é uma parceria com a Global Health WorkForce Alliance (GHWA), responsável pela identificação e execução de soluções para os problemas de formação de recursos humanos na área da saúde. O esforço mobiliza governos, sociedade civil, instituições financeiras, trabalhadores, agências internacionais, universidades e associações profissionais.

O convite ao professor da UFMG se deve a uma série de ações por ele coordenadas, entre as quais o projeto de Formação de Pessoal da Área da Enfermagem (Profae). “Trata-se de um exemplo na área de formação em saúde no Brasil e a única experiência desenvolvida no mundo em escala para atender à magnitude deste desafio”, afirma.

Campanha de vacinação
De 13 a 17 de março, servidores da UFMG que trabalham no campus Pampulha poderão receber gratuitamente as vacinas contra gripe e pneumonia, durante a sexta edição da campanha promovida pela Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu/UFMG). A vacinação ocorre na Praça de Serviços, entre 9 e 16 horas. Já no campus Saúde, a campanha está marcada para os dias 22 e 23 de março, na Faculdade de Medicina.

A Casu fornecerá a vacina a todos os seus associados, e a UFMG, por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), arcará com os custos para os servidores da ativa que não forem associados à Casu.

As condições para a vacinação são as seguintes: no caso da gripe,associados Casu poderão ser vacinados a partir de seis meses de idade, desde que apresentem cartão da entidade e identidade; servidores da UFMG na ativa, não-associados, devem apresentar carteira funcional ou identidade;e gestantes só poderão ser vacinadas mediante pedido médico. Já a vacina contra a pneumonia poderá ser tomada apenas por associados acima de 55 anos e por pessoas enquadradas nos grupos de risco: diabéticos, asmáticos e imunodeprimidos.