Busca no site da UFMG

Nº 1593 - Ano 34
3.12.2007

 

Aconte

Mostra de teatro

Vai até 16 de dezembro, na Escola de Belas-Artes(EBA) e no Centro Cultural UFMG, a mostra semestral de trabalhos de graduação dos alunos do curso de teatro da Universidade. Quando as cores calam é o espetáculo em cartaz esta semana (6,7 e 8, às 21h, e 9 de dezembro, às 20h), na Sala Celso Renato de Lima, no Centro Cultural. A concepção da montagem tem como foco as sensações, abordadas através de uma estética naturalista não-realista.

Entre os dias 10 e 14 de dezembro, às 20h30, e 15 e 16, às 20h, no saguão da EBA, a atração será o espetáculo Guesa errante. Baseado na obra do poeta maranhense Joaquim de Sousa Andrade, o Sousândrade (1832-1902), o espetáculo pretende fazer uma releitura de alguns fundamentos do teatro épico.

Além de acompanhar os espetáculos, o público poderá participar de oficinas, de mesas-redondas e de uma exposição sobre o processo de criação de Guesa errante. A entrada é franca para todas as atividades. Mais informações pelo telefone (31)3409-5281.

Sarandeiros no Quarta Doze e Trinta

O grupo Sarandeiros, especializado em danças folclóricas, encerra a temporada 2007 do Quarta Doze e Trinta. A apresentação do grupo, vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, será nesta quarta, dia 5, às 12h30, no auditório da Reitoria.

O Sarandeiros foi criado há 20 anos pelas professoras Vera Soares e Marilene Moraes com o objetivo de inserir a dança folclórica na formação profissional dos alunos de Educação Física. A partir de 1997, já sob a coordenação do professor Gustavo Côrtes, passou a privilegiar a realização de trabalhos de pesquisa, unindo dança e música em diversos espetáculos apresentados em palcos brasileiros e internacionais.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). O espetáculo do Sarandeiros comemora os 10 anos de fundação da Nossa-coop, patrocinadora do projeto. A entrada é franca.

Lingüística histórica

Até esta sexta-feira, 7 de dezembro, a Faculdade de Letras (Fale) abriga exposição de livros sobre lingüística histórica. Além de tornar mais conhecido o acervo dedicado ao assunto, pertencente à Biblioteca da unidade, a exposição também presta homenagem ao professor Rubens Costa Romanelli.

Durante o período em que foi professor de Língua Latina, Romanelli adquiriu importantes obras, nos mais variados âmbitos da lingüística histórica. Após a sua morte, em 1978, boa parte do acervo – com documentos nas áreas de língua latina, grega, sânscrita e da lingüística, culturas e religiões indo-européias – foi doada por suas filhas à UFMG. Além dessas coleções, a exposição contará com obras de autoria de Romanelli.
A iniciativa é dos professores Júlio Vitorino e Mônica Costa Vitorino, com apoio do Grupo de Lingüística Histórica da Fale.

José Amâncio expõe na OAP

A Sala Multimeios da Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG apresenta, até 10 de dezembro, a exposição do artista plástico e poeta José Amâncio. Graduado na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e especializado em artes plásticas na Escola de Belas-Artes da UFMG, Amâncio foi professor das duas instituições e realiza exposições individuais e coletivas desde 1970. A sede da OAP fica no segundo piso da Praça de Serviços do campus Pampulha, na avenida Antônio Carlos, 6.627.

Assufemg lança site oficial

A Associação dos Servidores da Universidade Federal de Minas Gerais (Assufemg) lançou seu site oficial, que pode ser acessado no endereço eletrônico www.assufemg.org.br. Entre outros assuntos, a página contém informações sobre a história, os serviços prestados e o plano de saúde mantido pela entidade. Ele também oferece acesso a uma versão eletrônica do boletim Pinga-Fogo e traz uma agenda de eventos. A Assufemg foi criada em 1974 e, além de representar os funcionários da UFMG, promove eventos como o Rosas de Abril e a Feira de Artesanato.

Encontro de bibliotecas

A Biblioteca Universitária promove, a partir desta quarta-feira, dia 5, o I Encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG, que pretende promover a integração dos servidores do Sistema, em ambiente adequado para o compartilhamento de experiências e para o estímulo à aprendizagem organizacional, à criatividade e à inovação.

O Encontro, que é coordenado pela Diretoria da Biblioteca Universitária da UFMG e integra as comemorações dos 80 anos da Universidade, representa uma oportunidade para discutir os avanços na área de documentação e informação. A programação do evento, que vai até sexta-feira, dia 7, é composta de palestras, cursos, minicursos, mesa-redonda e treinamentos. A íntegra do programa está disponível na página www.bu.ufmg/encontro. “Vamos abordar ao mesmo tempo o passado, representado pela preservação de acervos raros, e o presente, sob a perspectiva dos avanços da tecnologia da informação no contexto digital”, explica a diretora da BU, Maria Elizabeth Oliveira Costa.

O Sistema de Bibliotecas da UFMG é composto pela BU e por 27 bibliotecas setoriais. As bibliotecas estão subordinadas tecnicamente à Biblioteca Universitária e administrativamente às unidades acadêmicas. Mais informações sobre o encontro pelo telefone 3409-4627.