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Nº 1599 - Ano 34
03.03.2008

 

UFMG constrói hangar em Conselheiro Lafaiete

Da redação

Arquivo Paulo Iscold
hangar
Hangar em Lafaiete: oportunidade para consolidar atividades aeronáuticas da UFMG

O reitor Ronaldo Pena inaugura, neste sábado, dia 8, às 14h, em Conselheiro Lafaiete, o hangar do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG. Doado à Universidade pelo município, o terreno situa-se em área contígua ao aeroporto, no bairro Bandeirinhas, às margens da BR-040 e a cerca de seis quilômetros do centro da cidade.

A cerimônia será acompanhada pela Banda de Música Asas de Minas, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Após a solenidade, haverá shows aéreos, com encerramento a cargo da Esquadrilha da Fumaça.

O hangar, cuja área tem mil metros quadrados, abrigará o Laboratório de Ensaios e Operações em Vôo do CEA. De imediato, ele receberá as cinco aeronaves do CEA, três das quais em condições de operação, uma em reforma e uma em processo final de construção. Além de ambientes para aulas práticas, atividades de vôo e de pesquisas, eventos e feiras, o hangar possui alojamentos, vestiários e instalações sanitárias, copa, escritório e almoxarifado.

Embora desenvolva pesquisas aeronáuticas desde a década de 1960, faltava à UFMG um espaço físico próximo a uma pista de decolagem. Os experimentos do CEA sempre foram realizados em pistas e aeroportos de Lagoa Santa, Carlos Prates e Confins, e desde que este último voltou a ter atividade mais intensa, o problema se agravou. “O hangar representa uma oportunidade para consolidar as atividades aeronáuticas na UFMG”, comenta o professor Paulo Iscold, coordenador do CEA.

Novo curso

O espaço também oferecerá melhores condições para funcionamento do curso de graduação em Engenharia Aeroespacial, atualmente em fase de aprovação pelos órgãos de deliberação superior da Universidade, e que deve ser oferecido a partir do Vestibular 2009. De acordo com o professor Paulo Iscold, o Laboratório permitirá a execução de aulas práticas relacionadas a ensaios de vôo, aerodinâmica aplicada e desempenho de aeronaves, bem como a execução de pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias. Ele cita como principais linhas de pesquisa a criação de sistemas de controle fly-by-wire para aviação geral; de instrumentação eletrônica de vôo; de técnicas de visualização de escoamento em vôo; e de veículos autônomos não tripulados.

O hangar foi construído com o material que compunha o antigo galpão de conformação mecânica, que funcionava no campus Pampulha, próximo ao Departamento de Engenharia Mecânica, e desativado para dar espaço a parte das obras da nova sede da Escola de Engenharia.
Integralmente transferido para Lafaiete, o galpão sofreu ajustes na estrutura metálica para dar origem ao hangar. A obra custou R$ 700 mil, recurso proveniente do projeto Campus 2000.