Busca no site da UFMG

Nº 1599 - Ano 34
03.03.2008

 

Face inaugura sede no campus

face

A Faculdade de Ciências Econômicas (Face) é mais uma unidade a deixar o centro de Belo Horizonte para integrar a cidade universitária, no campus Pampulha. Sua nova sede será inaugurada nesta quarta-feira, dia 5, às 11h, em cerimônia que reunirá o reitor Ronaldo Pena, a vice-reitora Heloisa Starling, o diretor José Alberto Magno de Carvalho e vários outros dirigentes universitários.

Entre as autoridades convidadas, já confirmaram presença os ministros Fernando Haddad, da Educação, e Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, além do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que é professor da Unidade.

A cerimônia será realizada em um dos cinco auditórios que compõem o pavilhão de seminários e transmitida por telão para os outros quatro anfiteatros. Ao todo, o conjunto tem capacidade para receber 672 pessoas, incluindo cadeirantes. Esse pavilhão é uma das inovações do prédio, que tem área de 16,7 mil metros quadrados – 3.400 metros quadrados a mais do que o antigo, um edifício de 13 andares localizado à rua Curitiba.

O novo edifício é formado por sete blocos destinados a abrigar 170 gabinetes de professores, 27 salas de aulas para atender 1.261 alunos, 11 salas para laboratórios, além de uma biblioteca com 926 metros quadrados e 410 lugares. A obra, iniciada em outubro de 2004, custou cerca de R$ 24 milhões.

Este é o quarto endereço da Unidade, fundada em 1941 com o nome de Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Minas Gerais e que ofereceu inicialmente o curso de Administração e Finanças. Nos seus primeiros sete anos de vida, ela funcionou numa acanhada sede localizada à rua Guajajaras, 496. Em 1948, transferiu-se para um andar inteiro no edifício Pirapetinga, à rua Curitiba, 656, onde ficou até 1954. Dali mudou-se para um prédio vizinho, também na rua Curitiba, permanecendo até o final do ano passado.