Busca no site da UFMG

Nº 1610 - Ano 34
16.05.2008

Aconte

 

Portal de Periódicos

A Biblioteca Universitária (BU) da UFMG, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realiza, entre 26 e 30 de maio, o Treinamento do Portal de Periódicos da Capes 2008. O treinamento é destinado a professores, alunos de graduação e pós-graduação e funcionários das unidades da UFMG, e pretende qualificá-los no uso dos recursos disponíveis no Portal.

O Portal Periódicos permite acesso a textos completos de cerca de 11 mil revistas brasileiras e estrangeiras e mais de 90 bases de dados com resumos de documentos de todas as áreas do conhecimento.
Em cada dia do treinamento será abordado um conteúdo diferente. Os interessados podem se inscrever em diversas atividades da programação no site da Biblioteca (www.bu.ufmg.br). O curso acontece no prédio da Bibilioteca Central, no campus Pampulha.

Dóris e Vó Maria no Quarta Doze e Trinta

A próxima edição do Quarta Doze e Trinta, no dia 21, promete ser histórica. O palco do auditório da Faculdade de Educação receberá Dóris, cantora, sambista e pesquisadora, e Vó Maria, 97 anos, viúva de Donga, compositor de Pelo Telefone, o primeiro samba gravado no Brasil, em 1917. Vó Maria entrou para o Guiness Book como a pessoa mais idosa a gravar seu primeiro CD, aos 92 anos, em 2003.
O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.

A tela e o texto

A linha editorial do programa A tela e o texto lançou, no último dia 13, o livro Belo Horizonte em verso e prosa, a sétima publicação de sua coleção de bolso. A publicação retrata a cidade sob a ótica de escritores consagrados e iniciantes como Ronald Claver, Edward Ramos e Sérgio Fantini, na forma de crônicas, contos e poemas. O livro conta também com ilustrações de cenas urbanas e de pontos turísticos da capital mineira assinadas por Eduardo Sá, Adriano Paulino e Mariana Parzewski Neves.
Belo Horizonte em verso e prosa está sendo vendido a R$1,99 e pode ser encontrado, junto com outras obras da linha editorial do programa, em três locais no campus Pampulha: Setor de Publicações da Faculdade de Letras (3409-6007), Secretaria do Progama A Tela e Texto, também na Fale, sala 4012, e Livraria do Jair, no primeiro andar da Fafich.

Intercâmbio com o Canadá

A UFMG recebeu, no dia 8 de maio, a visita do embaixador do Canadá no Brasil, Paul Hunt. Ele veio à Universidade com o objetivo de estreitar laços entre a UFMG e seu país, por meio do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC), da Faculdade de Letras.

O embaixador foi recebido pelo reitor Ronaldo Pena, pela diretora do NEC, Dilma Castelo Branco, e pelo vice-diretor, José dos Santos. Durante a visita, eles apresentaram o trabalho do Núcleo e discutiram medidas para fortalecer o intercâmbio de instituições de ensino dos dois países.
Com quase 10 anos de existência, o NEC atua para aumentar a troca de informações entre Brasil e Canadá nos âmbitos cultural, acadêmico e científico. O Núcleo também atende alunos e professores interessados em cursos universitários e de línguas e recebe correspondências de canadenses interessados em visitar o Brasil ou fazer contato em instituições brasileiras.

 

Parque Tecnológico

Foi aprovado, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o projeto de lei 1640/07, de autoria do Executivo municipal, que beneficia o Parque Tecnológico (BHTec). O projeto propõe que os parcelamentos de terras públicas sejam dispensados de transferir percentual para o município, caso atendam a condições como manter área de preservação no perímetro do terreno. A lei garantirá a continuidade do BHTec. Seu terreno, na Avenida Carlos Luz, cedido pela UFMG por 30 anos, será dividido em lotes e a construção do edifício institucional terá início após licitação.

De acordo com Clélio Campolina, presidente do BHTec e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Face), o Parque já possui licença ambiental, mas cada edificação construída precisa ter uma licença específica, liberada após apresentada a documentação exigida. A licitação para a construção do prédio institucional está aberta e será finalizada em dois meses. O edifício (desenho abaixo) terá oito mil metros quadrados e vai custar cerca de R$ 20 milhões, liberados pelo governo do Estado. O Parque também conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep/MCT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Parque

A Google, a Fiocruz, um projeto de nanotecnologia e empresas de tecnologia da informação são alguns dos interessados em se instalar no Parque. Outras empresas manifestaram intenção em montar laboratórios no BHTec, mas, segundo o presidente do empreendimento, não cumpriam um requisito essencial: o foco no desenvolvimento de pesquisas. “O transbordamento produtivo precisa ser em outro lugar, como na área empresarial que o governo estadual pretende criar ao redor do Aeroporto de Confins”, exemplifica Campolina.

Profissões do futuro

Na reportagem Especular o amanhã, engravidar o presente, publicada na versão impressa da edição 1.608 do BOLETIM, a frase “Essas questões precisam ser cultivadas em todas as áreas, sobretudo na universidade pública, independentemente do mercado de trabalho” deve ser corrigida para “Essas questões precisam ser cultivadas em todas as áreas, sobretudo na universidade pública, que é independente do mercado de trabalho”.