Busca no site da UFMG

Nº 1640 - Ano 35
9.2.2009

acontece

Luiz Souza assume direção da EBA

O professor Luiz Antonio Cruz Souza é o novo diretor da Escola de Belas-Artes (EBA). Ele assumiu o cargo no início de fevereiro em reunião realizada no gabinete do reitor Ronaldo Pena. Evandro José Lemos da Cunha é o novo vice. Os dois dirigiam a unidade no mandato anterior, só que em funções invertidas. Evandro era o diretor e Luiz Souza, o vice. A dupla cumpre mandato até 2013. A cerimônia de posse será no dia 13 de março.

“Pretendemos dar continuidade à política de expansão da Escola de Belas-Artes, com qualidade e respeito à diversidade cultural. Também manteremos as políticas de fortalecimento da pós-graduação e de internacionalização da Escola”, afirma o novo diretor.

Professor associado da UFMG, Luiz Souza coordena o Laboratório de Ciência da Conservação, na EBA, o curso de Especialização em Conservação de Bens Culturais Móveis e a Rede de Ciências e Tecnologia para a Conservação Integrada de Bens Culturais, com financiamento da Finep. Tem graduação em Química, mestrado em Química-Ciências e Conservação de Bens Culturais e doutorado em Química, sempre pela UFMG.

Morre emérito José Tavares de Barros

O professor, cineasta e crítico de cinema José Tavares de Barros, vinculado à Escola de Belas-Artes por mais de 30 anos, morreu no dia 28 de janeiro. Graduado em Letras Clássicas e Filosóficas, com mestrado em Filosofia e doutorado em Literatura Comparada pela UFMG, Tavares de Barros foi professor titular do Departamento de Fotografia e Cinema. Foi coordenador-geral do Festival de Inverno da UFMG em 1978 e 1979, em Ouro Preto, e 1981, em Diamantina. Em março de 2008, recebeu o título de professor emérito da Universidade.

José Tavares de Barros apresentou o programa Sala de Cinema, na TV Horizonte, e trabalhou como montador com diretores como Helvécio Ratton. Presidiu a Organização Católica Internacional do Cinema e do Audiovisual para a América Latina e foi vice-presidente mundial da entidade. Dirigiu também o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro.

Ensino de jovens e adultos

A UFMG abriu inscrições para os dois segmentos do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos, Proef 1 e Proef 2. O primeiro corresponde aos quatro anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries), enquanto o segundo refere-se ao período subsequente (5ª a 8ª). A inscrição e o curso são gratuitos, e as vagas, abertas a toda a comunidade.

No caso do Proef 1, as inscrições se encerram no dia 20 de fevereiro, na sala 530 da Faculdade de Educação, no campus Pampulha. Mais informações sobre a documentação exigida pelo telefone (31) 3409-6232. Já o Proef 2 recebe inscrições até 13 de fevereiro, na secretaria do Programa, localizada no terceiro andar do Centro Pedagógico. As aulas serão de segunda a quinta-feira, no período noturno, no próprio CP. Às sextas, os alunos participam de atividades facultativas, que incluem informática e educação física. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5187.

Bolsas na Alemanha

A Escola de Arquitetura recebe, até 15 de fevereiro, inscrições para seleção de quatro bolsistas para intercâmbio na Fachhochschule Lippe und Höxter em Detmold, Alemanha. A iniciativa é parte do projeto Arquitetura, Arquitetura de Interiores e Design Industrial do Programa Unibral (Capes/Daad).

Os candidatos devem cursar entre o 5º e o 9º período da graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG e não podem receber outro tipo de bolsa acadêmica. Os selecionados começarão o programa já neste semestre e receberão da Capes as passagens aéreas, seguro-saúde, auxílio-instalação e bolsa de 600 euros por mês.

A seleção vai utilizar como critérios conhecimentos de inglês e alemão,
análises de currículo, de histórico e de plano de trabalho, além de entrevista. Os candidatos devem pesquisar, no site da instituição alemã (www.hs-owl.de), as disciplinas e as possibilidades acadêmicas para compor um planejamento de estudo de, no máximo, cinco páginas. As inscrições podem ser feitas na sala 201 da Escola de Arquitetura. Outras informações pelo telefone (31) 3409-8220.

Seleção de estagiários

Até 18 de fevereiro, o Centro de Difusão da Ciência (CDC) recebe inscrições de alunos de graduação da UFMG interessados em ocupar vagas como bolsistas de extensão. Podem se candidatar estudantes de Belas-Artes, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Biologia, Matemática, Arquitetura, Química, Física e Biologia.
A jornada é de 20 horas semanais, e os selecionados trabalharão com atividades relacionadas à difusão e popularização da ciência. Os benefícios previstos são certificado de estágio, aproveitamento de créditos e bolsa. As inscrições deverão ser efetuadas na sede do CDC, no andar térreo da Reitoria. Mais informações pelos telefones (31) 3409-4427 e (31) 3409-4428.

erramos

Solidariedade

Na nota sobre a 7ª Campanha de Solidariedade, organizada na UFMG pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), publicada na última edição, o telefone do órgão foi informado incorretamente. Os números certos são (31) 3409-4191 e (31) 3409-4587. A campanha recolhe donativos para famílias em situação de risco que moram em municípios mineiros atingidos pelas chuvas. As doações podem ser feitas na entrada lateral direita do prédio da Biblioteca Central, no campus Pampulha.