Busca no site da UFMG

Nº 1661 - Ano 35
27.7.2009

Direito prepara transferência para o campus

Com localização prevista no plano diretor do campus Pampulha, a Faculdade de Direito será transferida tão logo seja construída sua nova sede. O prédio ocupará área entre a Escola de Música e a Fafich, em esquina da avenida Mendes Pimentel com a rua Eduardo M. Guimarães. A alienação do conjunto de edifícios que hoje abriga a Faculdade, na Praça Afonso Arinos, no centro da cidade, está autorizada pelo Conselho Universitário desde maio.

“Será importante usufruir do intercâmbio científico e cultural que o campus oferece, característica própria da instituição universitária”, comenta o diretor da Faculdade, professor Joaquim Carlos Salgado. Outro motivo para a transferência, segundo ele, são os problemas de funcionamento da sede atual, construída em 1958. Com salas de aula distribuídas entre dois prédios – o mais alto com 16 andares – são comuns as filas nos elevadores e a dificuldade de deslocamento.

“As instalações são muito boas, mas o adequado é realmente o campus”, afirma Joaquim Salgado, ao lembrar que, em um ambiente próximo a outras faculdades e escolas, os alunos terão mais facilidade para buscar disciplinas complementares que enriqueçam seus currículos, como ética e filosofia. “Posso garantir que a disposição da Direito em ir para a Pampulha é inarredável. Nossa Congregação já aprovou a transferência”, completa.
O conjunto de prédios localizado na Praça Afonso Arinos será vendido pelo preço mínimo de R$ 25 milhões, de acordo com avaliação do Conselho Universitário, e a Pró-Reitoria de Planejamento está procurando possíveis compradores. Segundo a pró-reitora adjunta de Planejamento, Maria das Graças Fernandes Araújo, os recursos adquiridos com a venda serão aplicados na construção da nova sede. “Até julho de 2010 estarão prontos os projetos arquitetônicos e complementares – hidráulico, elétrico, lógico, cálculo e orçamento”, informa.

Histórico

A Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais foi fundada em 10 de dezembro de 1892, na então capital de Minas, Ouro Preto, onde se instalou em uma das salas da Câmara dos Deputados. Transferida para Belo Horizonte em 1898, ocupou, de início, imóvel na rua Pernambuco, esquina de rua Cláudio Manuel, e dali mudou-se para o prédio da rua da Bahia, esquina com rua Bernardo Guimarães. Em 1901, instalou-se definitivamente em seu edifício na Praça da República, hoje Praça Afonso Arinos. Em 1958, o prédio antigo foi derrubado, dando lugar ao edifício Villas-Bôas. Já o edifício Valle Ferreira foi inaugurado em 1990 e o edifício-sede da biblioteca, em 1998.

Felipe Zig
Local onde será erguido o futuro prédio da Faculdade de Direito no campus