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Nº 1774 - Ano 38
7.5.2012

Na mira do ENADE

Ministério da Educação amplia número de estudantes que serão avaliados em 2012 pelo exame

Ana Rita Araújo

A aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) terá alcance ampliado este ano: fazem a prova os alunos com expectativa de terminar o curso até julho de 2013 e os estudantes concluintes que tiverem atingido mais de 80% da carga horária mínima do currículo até agosto de 2012.

Componente curricular obrigatório para os cursos de graduação, o Enade 2012 abrange nove cursos da UFMG – administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais e turismo. “A prova do Enade é tão importante quanto uma disciplina curricular obrigatória, ou seja, sem ela os estudantes desses cursos estarão impedidos de colar grau no final deste ano e no primeiro semestre de 2013”, esclarece a professora Maria do Carmo Lacerda Peixoto, diretora de Avaliação Institucional da UFMG.

Como o local de prova é informado pelos correios, é imprescindível que até o início de julho os estudantes procurem os colegiados dos seus cursos para atualizar dados cadastrais, como endereço, código de endereçamento postal e eventuais alterações no nome. Também devem informar aos colegiados créditos adicionais que porventura tenham obtido com aproveitamento de estudos ou estágios, para que o colegiado avalie se o aluno estará incluído nos grupos definidos pela Portaria 6, editada em 14 de março último pelo Ministério da Educação, que regulamenta a aplicação da prova. De 21 a 28 de agosto, os estudantes devem conferir se estão inscritos para o exame, marcado para 18 de novembro.

Aceitação no mercado

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Os ingressantes são todos aqueles matriculados em 2012, e sua inscrição deve ser feita pela instituição de ensino, mas estão dispensados da realização da prova, porque é contabilizada a nota por eles obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados do Enade são utilizados pelo MEC na elaboração do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus cursos superiores.

Aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004 e que, além da avaliação estudantil, também contempla cursos e instituições. A professora Maria do Carmo Lacerda Peixoto alerta que participar do Enade deve ser do interesse do estudante, pois embora não resulte em pontuação no seu histórico escolar, ele contribui para a nota do curso e da instituição de origem com base no resultado da prova. Como lembra o próprio site do exame, “ter diploma de um curso bem conceituado significa maior aceitação no mercado de trabalho e mais oportunidade de construir carreira de sucesso”.

A professora comenta que o bom desempenho dos estudantes de um curso no Enade demonstra a qualidade desse curso, “o que é importante tanto para a instituição de ensino, quanto para o aluno”. O desempenho insatisfatório de um curso nas avaliações leva o MEC a determinar desde medidas de enfoque corretivo dos problemas até abertura de processo administrativo para aplicação de penalidades.

UFMG vence competição de AERODESIGN nos EUA

A equipe Uai, sô! Fly!!!, formada por 11 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da UFMG, venceu a SAE Aero Design East Competition, realizada nos dias 28 e 29 de abril, no estado da Georgia, Estados Unidos. O grupo concorreu com 75 equipes de instituições norte-americanas (Estados Unidos e Canadá), europeias, asiáticas e brasileiras.

Os estudantes da UFMG projetaram e construíram um avião em escala reduzida, controlado por rádio, com capacidade para transportar carga útil. “Foi um grande trabalho dos nossos alunos de Engenharia Aeroespacial e de uma das últimas turmas da ênfase em Engenharia Aeronáutica da Engenharia Mecânica”, comemorou o professor Paulo Iscold, orientador da equipe.

De acordo com o capitão da equipe da UFMG, Estevão Magalhães Fonseca, estudante do nono período de Engenharia Mecânica, o objetivo da competição é construir um avião com menor peso possível, capaz de levar mais carga durante o voo. Com 3,2 kg de peso e três metros de envergadura (comprimento da ponta de uma asa até a outra), o representante da UFMG na competição começou a ser projetado em dezembro do ano passado.

Quarenta estudantes de quatro universidades brasileiras envolveram-se na disputa. Todas as equipes ganharam o direito de participar da competição por seu desempenho na 13ª SAE Brasil Aero Design, realizada em outubro de 2011 em São José dos Campos (SP).