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Nº 1774 - Ano 38
7.5.2012

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Ciência cidadã

Obra que será lançada pela Pró-reitoria de Extensão discute formação de pesquisadores juvenis

Gabriella Praça

O termo “cidadania” se originou do latim para designar o indivíduo habitante de determinada cidade (civitas), dotado de direitos e obrigações decorrentes de seu estatuto de pertencimento àquela comunidade. É um conceito que permeia grande parte dos debates a respeito de participação política e direitos humanos, mas ainda pouco frequente em discussões sobre ciência. O livro Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para formação de pesquisadores juvenis inova ao propor a noção de “cidadania científica” para abordar a formação humana e a produção e divulgação científicas. O lançamento será nesta sexta-feira, dia 11, às 16h, na Biblioteca Central (campus Pampulha).

Organizada pela professora da Escola de Ciência da Informação Maria Aparecida Moura, por meio da Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional da UFMG (CPInfo) em parceria com Diretoria de Divulgação Científica da Universidade, a obra reúne artigos de 27 especialistas, entre mestres e doutores. Os capítulos se articulam em quatro eixos temáticos: Educação científica e cidadania; Metodologias de pesquisa, comunicação e divulgação científica; Letramentos, leituras e mediações; e Ciências, tecnologias e práticas colaborativas em ambientes digitais.

No dia do lançamento, a CPInfo promoverá, com os autores da obra, o workshop Educação científica, cidadania e a formação do pesquisador juvenil, voltado para professores e bibliotecários. O evento acontecerá das 9h às 16h, na Biblioteca Central. A inscrição, gratuita, deve ser feita pelo site www.ufmg.br/proex/cpinfo.

Investimento precoce

A iniciativa surgiu a partir de estudos sobre a formação e a cultura informacional de jovens pesquisadores, e no contexto de desenvolvimento de um outro projeto da Diretoria de Divulgação Científica, o UFMG Jovem. O evento, anual, ocorre junto com a Semana do Conhecimento, com o intuito de promover atividades de popularização da ciência voltadas ao público juvenil. Há apresentação e premiação de trabalhos. Segundo Cida Moura, a organização do evento tem recebido muitos textos plagiados, o que gerou preocupação. “Decidimos produzir material que auxiliasse os professores a trabalhar no contexto atual, com jovens constantemente conectados à internet”, justifica. Além do livro, será lançado e-book com todo o conteúdo da obra, vídeos e material complementar, disponível para download em www.ufmg.br/proex/cpinfo.

A proposta é investir na formação de potenciais pesquisadores. “Estamos preparando os futuros alunos da UFMG a ingressarem no ensino superior mais conscientes para as questões científicas a partir de uma perspectiva ética e cidadã”, diz Cida Moura. Para ela, muitos estudantes chegam à faculdade sem o hábito de frequentar bibliotecas ou apontar as referências utilizadas nos trabalhos que produzem. “Precisamos sensibilizar esse público a partir do nosso lugar de fala, que é o lugar da universidade”. A iniciativa pretende apoiar a formação de cientistas mais críticos e conscientes em relação ao papel da pesquisa no desenvolvimento do país, e mais respeitosos em relação à sua própria produção e à dos demais. “A UFMG está sendo pioneira em pensar a formação do pesquisador juvenil”, salienta a professora.

A obra também busca refletir sobre o processo de produção e consumo de conteúdos. “Notamos que, muitas vezes, os adolescentes ficam reféns de textos superficiais, por não terem o letramento necessário para discernir o que é mero entretenimento de informação para a vida inteira”, observa a organizadora. Essa habilidade para “filtrar” informações está na base da formação de pesquisadores comprometidos com a ética e de cidadãos conscientes a respeito do impacto da ciência para a vida em sociedade. “A ciência tem o poder de melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas também gera armas, concorrência, novas visões de mundo e até preconceitos”, avalia. “Como universidade, pretendemos colocar questões como essas em debate, com o objetivo de estabelecer um diálogo amplo com os atores sociais envolvidos e contribuir para a ampliação da concepção de cidadania em espaços de formação científica.”

Obra: Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis
Organizadora: Maria Aparecida Moura
Edição: Pró-reitoria de Extensão
280 páginas