Busca no site da UFMG

Nº 1783 - Ano 38
9.7.2012

editores científicos se reúnem na ufmg

O campus UFMG recebe esta semana encontro da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), que pela primeira vez acontece em Minas Gerais. Cerca de 200 profissionais são esperados para o
V Seminário Satélite para Editores Plenos e para o XX Curso de Editoração Científica.

O curso, nos dias 9 e 10, vai contar com palestras e debates sobre, entre outros temas, plágio na pesquisa, orientações sobre sistemas de editoração e requisitos para indexação nos mais importantes bancos de dados. O seminário (dia 11) terá como tema principal o financiamento de periódicos com vistas à internacionalização. Pesquisadores como Ivan Domingues, da Fafich, e Paulo Sergio Beirão, do ICB, farão apresentações.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Renato de Lima Santos, alguns dos periódicos da Universidade são bastante reconhecidos, e outros ainda precisam avançar. Ele ressalta que a realização do evento na UFMG é ótima oportunidade para troca de experiências e para participação de número maior de docentes e técnicos envolvidos com a produção dessas publicações. “Um dos pontos centrais é a indexação a bases importantes como a ISI, a Scopus e a Pubmed. Outro é a questão do idioma: está fartamente comprovado que os artigos publicados em português têm índice de citação muito mais baixo que os artigos em inglês. Para uma publicação ser competitiva em termos de visibilidade e fator de impacto, é preciso também dar atenção a aspectos como política editorial e critérios de revisão”, afirma o pró-reitor, acrescentando que a parceria com a Abec em torno da realização do encontro é parte do esforço de qualificação dos periódicos da UFMG.

Estão sediados na UFMG 43 periódicos científicos, distribuídos da seguinte forma pelas grandes áreas do conhecimento: 35 em Humanidades, Letras e Artes; dois em Ciências Exatas e da Terra e Engenharias: e seis em Ciências Biológicas e da Vida. Na última listagem preparada pela Capes, já em 2012, sete periódicos da UFMG aparecem com nível Qualis A1 (a mais alta) e seis com nível A2. Onze publicações da Universidade melhoraram sua classificação de 2011 para 2012, cinco delas para Qualis A1 ou A2.

gestão de projetos sociais

Até 18 de julho estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Elaboração, Gestão e Avaliação em Projetos Sociais em Áreas Urbanas. O objetivo é formar profissionais qualificados para a formulação, implantação e análise de programas sociais e desenvolver metodologias de acompanhamento e avaliação de projetos. São oferecidas 40 vagas para admissão no segundo semestre letivo deste ano. Mais informações pelos telefones 3409-4220 (Fundep) e 3409-6309 (Cecaps).

festivale

De 22 a 28 de julho, a cidade de Itaobim abriga o maior festival da cultura do Vale do Jequitinhonha, o Festivale, que chega à sua trigésima edição. Os eventos são abertos ao público, com exceção do Festival de Música e da Noite Literária, cujas inscrições se encerram nesta segunda-feira, dia 9 de julho, no site www.fecaje.org.br. O evento é realizado pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje) e tem como parceiro o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.

mãos à obra

Os alunos de Engenharia Química da UFMG Gabriel Cholodovskis Machado, Ingra de Queiroz Flecha, Gabriela de Amorim Santos, Vinícius Gomide de Castro, Fernanda Amorim Santos e Marília Ribeiro de Vasconcelos venceram o concurso Mãos à Obra, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Os estudantes, que compõem grupo formado na empresa júnior de Engenharia Química Mult Jr, apresentaram o projeto Avaliação da incorporação de cinzas de resíduo de serviço de saúde e isopor em concreto.

resíduos sólidos

Problemas causados pela disposição inadequada do lixo e as alternativas para a gestão de resíduos com ênfase na sustentabilidade são temas abordados em livro que acaba de ser publicado pelo professor Raphael Tobias de Vasconcelos Barros, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia.

Voltada para profissionais e gestores que lidam com essa problemática, a obra Elementos de gestão de resíduos sólidos também preenche lacuna na bibliografia dos cursos de engenharia, sugere o autor, ao lembrar que o livro “balanceia vasto conteúdo teórico com a prática”. Publicado pela Tessitura Editora, o livro de 424 páginas pode ser adquirido pelo email contato@tessituraeditora.com.br.

letramento

Estão abertas até 10 de agosto as inscrições para o Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, que a Faculdade de Educação (FaE) realiza nos dias 16 e 17 de agosto. O evento reunirá pesquisadores e professores de várias instituições brasileiras e estrangeiras para discussões em torno do tema Práticas de linguagem e letramento: teorias e métodos. Mais informações estão no site www.ceale.fae.ufmg.br.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais