Busca no site da UFMG

Nº 1802 - Ano 38
3.12.2012

Gramática para autodidatas

Site permite aprendizado independente das regras que envolvem a escrita na língua portuguesa

Luana Moreira

Ao digitar a palavra “crase” no campo de busca, o internauta estará diante de uma série de informações que poderá ajudá-lo a compreender as regras que a envolvem: definição, casos em que ocorre e situações em que a crase não deve ser empregada. Informações sobre o traiçoeiro acento, cujo uso deixa em dúvida até os redatores mais experientes, é um dos recursos oferecidos pelo site Gramática Online, desenvolvido pela professora da Faculdade de Letras Ana Cristina Fricke Matte, com apoio de duas bolsistas do Programa Especial de Graduação (PEG), Karlla Leal e Rosa Maria Lorenzin.

Desdobramento do projeto Recursos Online, nascido na disciplina a distância de leitura e produção de texto da Faculdade de Letras, o site tem seu conteúdo estruturado em índices que podem ser acessados por meio de sistema de busca presente na página inicial. Basta inserir uma palavra-chave relacionada a alguma regra gramatical. Após a seleção feita pelo sistema, são fornecidos links para slides que explicam as situações de ocorrências, descrevem as normas de inserção e apresentam exemplos.

A ferramenta oferece propostas de roteiros de redações que focalizam a construção de coerência e coesão em frases, a pontuação adequada e assinalam dicas para a identificação e inserção correta de pronomes, conjunções, conectivos, sujeitos e predicados, além de exercícios que apontam o uso correto de regras de sintaxe, paralelismo, crase e regência. De acordo com a bolsista Karlla Leal, que atua desde 2010 na manutenção do site, a iniciativa promove um aprendizado autodidata e independente. “O ensino não fica restrito ao ambiente da universidade”, argumenta ela.

O site também está em sintonia com o último acordo ortográfico, em vigor deste 2009, que trouxe mudanças no alfabeto, nas regras de trema e acentuação, nos casos de ocorrência do hífen, grafias e terminações de palavras. “A ferramenta representa uma aplicação de pesquisa científica que gera recursos abertos e relevantes para a comunidade”, comenta a coordenadora, Ana Fricke Matte.

Ensino livre e aberto

Gramática Online é projeto ligado ao grupo de pesquisa Texto Livre, de caráter interdisciplinar, e que desenvolve estudos nos campos da semiótica, linguagem e tecnologia. O desenvolvimento de softwares livres e dispositivos para comunicação pela internet e ensino a distância e a organização de eventos para discutir essas temáticas também estão entre as atribuições do grupo.

A equipe é responsável ainda pela edição do periódico Texto Livre: linguagem e tecnologia, que reúne resultados de pesquisas vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin). Já na área de ensino o Texto Livre atua no desenvolvimento de metodologias, recursos educacionais abertos e softwares livres, assim como na formação de professores, por meio do Professor Livre na Rede.

O site Gramática Online pode ser acessado pelo endereço
www.textolivre.org/aplicacoes/gramatica_online. Já o grupo Texto Livre mantém o blog portugueslivre.org/blog.

Onde estou, para onde vou

Professores, servidores das áreas técnica e administrativa e estudantes estão sendo convidados a responder 15 perguntas simples hospedadas no portal minhaUFMG. As questões integram a Pesquisa Origem-Destino Campus Pampulha, cujos resultados vão subsidiar propostas de mudanças relacionadas às viagens diárias dos usuários e aos deslocamentos no campus.

A iniciativa pretende identificar de onde as pessoas chegam e para onde vão (e em que horários), que meio de transporte utilizam, como se locomovem no interior do campus e como veem a possibilidade de circular de bicicleta entre os acessos e as diversas unidades.

Os dados obtidos serão aplicados a modelo de simulação de tráfego de que dispõe o Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia. “A partir daí, ­poderão ser propostas soluções para o sistema”, afirma a professora Leise Kelli de Oliveira, que coordena a pesquisa.

A iniciativa surgiu de trabalho de conclusão de curso da aluna de graduação Bárbara Abreu. O acesso à pesquisa deve ser feito com entrada de login e senha do minhaUFMG.