Busca no site da UFMG

Nº 1802 - Ano 38
3.12.2012

dossiê scliar

A revista digital de estudos judaicos Arquivo Maaravi, da UFMG, publica em sua edição mais recente dossiê sobre o escritor Moacyr Scliar (1936-2011). Autor de quase uma centena de livros, ele produziu obra que foi traduzida para 15 línguas, e, segundo os editores, não apenas “configura-se como um mosaico em que o Brasil, o exercício da medicina e a tradição judaica contribuem para evidenciar a rica cultura literária nacional, mas também é uma referência importante e internacional dos estudos judaicos brasileiros”.

O dossiê contém 10 artigos sobre a obra de Scliar, além de textos fundamentais sobre Judaísmo. A revista pode ser lida no endereço www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/maaravi/issue/view/109.

prêmio capes

Cinco pesquisas desenvolvidas na UFMG estão entre as vencedoras do Prêmio Capes de Tese 2012, selecionadas entre os 44 melhores trabalhos de doutorado defendidos em 2011, nas 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A cerimônia de entrega dos prêmios aos autores e da distinção aos respectivos orientadores e programas de pós-graduação ocorrerá no dia 13 de dezembro, quando será divulgado o resultado do Grande Prêmio, que seleciona, dentre as ganhadoras do Prêmio Capes de Tese, a melhor em cada um dos três grupos de grandes áreas.

Os autores dos cinco trabalhos vencedores são Daniel Ludovico Guidoni, orientado pelo professor Antônio Alfredo Ferreira Loureiro, do Departamento de Ciência da Computação; Daniel Cristian Ferreira Soares, orientado por Gilson Andrade Ramaldes, do Departamento de Ciências Farmacêuticas; Márcia Almada, orientada por Junia Ferreira Furtado, do Departamento de História; Fernando Gomes Braga, orientado por Dimitri Fazito, do Departamento de Demografia; e Débora Cristina Rezende de Almeida, sob a orientação de Leonardo Avritzer, do Departamento de Ciência Política.

doutor honoris causa

A professora Mildred S. Dresselhaus, também conhecida como Millie, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, será a primeira mulher a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFMG. A cerimônia será realizada no dia 10 de dezembro, às 17h, no auditório da Reitoria.

Antes, às 10h, ela fará conferência aberta ao público com o tema 40 anos de aventura com a ciência brasileira e, a partir de 14h, acompanhará a apresentação de minissimpósios no evento NanoUFMG, com os professores Marcos Pimenta, Rubén Dario Sinisterra, Ricardo Gazzinelli e Omar Paranaiba, que desenvolvem estudos nas áreas de nanociências e nanotecnologias. Essas atividades, também marcadas para o auditório da Reitoria, serão abertas ao público e dispensam inscrições.

pet-saúde

Estão abertas as inscrições para seleção de propostas de projetos, com até dois anos de duração, para o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde/Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS), a serem desenvolvidos de 2013 a 2015. Os projetos devem ser enviados até o dia 19 de dezembro, por meio de formulário disponível no endereço formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=8916. A seleção será feita pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Para a comunidade da UFMG, a participação é aberta aos cursos de graduação nas áreas de saúde e afins. Os resultados serão divulgados no Diário Oficial da União, a partir de 20 de janeiro de 2013.

transferência e novo título

De 8 a 14 de dezembro, candidatos ao concurso Vestibular 2013 nas modalidades transferência e obtenção de novo título devem se inscrever exclusivamente na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve – www.ufmg.br/copeve), onde também se encontra o edital que define as regras do concurso. Tais modalidades são dirigidas a alunos de outras instituições que desejam concluir a graduação na UFMG e a candidatos formados que pretendem fazer outro curso.

A taxa de inscrição é de R$ 265, e os candidatos farão as provas específicas da segunda etapa do Vestibular, de 13 a 20 de janeiro de 2013.

São oferecidas 1.100 vagas remanescentes, sendo 1.040 para Belo Horizonte e 60 para o campus de Montes Claros. Essas vagas não são contempladas pela Lei de Cotas.

paleografia

Será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, na Fafich, o I Seminário da oficina de paleografia: fontes manuscritas – desafios e possibilidades. O evento é promovido pela Oficina de Paleografia/UFMG, que lida com fontes manuscritas em língua portuguesa, de variadas tipologias, produzidas entre os séculos 15 e 19.

A oficina, que congrega alunos da graduação, pós-graduação e egressos, pretende consolidar espaço permanente de estudo, discussão, exercício e troca de experiências no trabalho em arquivos, ao promover treinamento em leitura e transcrição paleográfica e o reconhecimento das distintas tipologias documentais e suas especificidades.

As inscrições devem ser feitas no site oppufmg.wix.com/oficinadepaleografia, ao custo de R$ 5.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais