Busca no site da UFMG

Nº 1812 - Ano 39
18.3.2013

sobre patroas e empregadas

A doutoranda Juliana Cristina Teixeira, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), venceu a 8ª edição do prêmio Construindo a igualdade de gênero, concedido pelo CNPq. Orientada pelo professor Alexandre de Pádua Carrieri, a estudante foi contemplada pelo artigo As patroas sobre as empregadas: discursos classistas e saudosistas das relações de escravidão.

A pesquisa concorreu com outros 236 trabalhos inscritos na categoria Mestre e Estudante de Doutorado. O objetivo do prêmio é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a investigação científica acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres no país, em interface com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos sobre relações de gênero, mulheres e feminismos.

educaÇÃo bÁsica

A Faculdade de Educação (FaE) oferece, entre os dias 6 e 27 de abril, minicursos e oficinas voltados para profissionais do ensino básico. Representações sociais entre adolescentes, educação e desenvolvimento sustentável, uso da informática na escola, contaminações criativas no ofício docente, literatura para bebês e crianças pequenas e ensino de frações na educação fundamental serão alguns dos temas abordados.

As atividades terão carga de 20 horas, em aulas realizadas aos sábados. Interessados devem se inscrever até o dia 2 de abril pelo site www.cursoseeventos.ufmg.br.

quarta doze e trinta

Guto Muniz / www.focoincena.com.br

Guto Muiniz / www.focoincena.com.br

Ao som de Ângela Rô Rô, dois atores se confundem entre personagens e autores, numa discussão infrutífera sobre tentativas, relacionamento, vontades, desejos e utopias. Baseado no texto Os sobreviventes, de Caio Fernando Abreu, e em obras do livro Antigos e soltos, de Ana Cristina César, o espetáculo Sobre-viventes: reeditados e dispersos é a atração desta semana do Projeto Quarta Doze e Trinta.

A companhia Quinta Marcha, responsável pela montagem, surgiu em 2011, durante participação no 12º Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto. A trupe apresentou a cena Sobre-viventes – que, um ano depois, daria origem à peça. A apresentação acontece nesta quarta-feira, dia 20, às 12h30, na Praça de Serviços.

composIÇÃo premiada

O compositor João Pedro Oliveira, professor da Escola de Música da UFMG, foi o vencedor do IV Concurso Internacional de Composição Alvarez Chamber Orchestra, realizado no Reino Unido, em fevereiro. A obra premiada, intitulada Timshel, destina-se à formação de flauta, clarineta, piano, violino, violoncelo e eletrônica. A composição é inspirada no livro A leste do Éden, de John Steinbeck.

Este é o segundo prêmio internacional que a obra recebe – o primeiro foi no concurso Giga-hertz, em 2008. Promovido pela Geoffrey Alvarez Chamber Orchestra, o concurso busca estimular a composição de obras para várias formações instrumentais, desde a música para instrumento solo até a orquestra de câmara. Concorreram compositores de 25 países.

desenvolvimento sustentÁvel

O Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA) acaba de obter apoio financeiro da União Europeia para a realização do projeto Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável: água, produção e geração de renda no Alto Jequitinhonha.

Desenvolvido em parceria com o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), o Centro di Volontariato Internazionale (CeVI) e a Subsecretaria de Agricultura Familiar de Minas Gerais, o projeto será implantado em três anos, atendendo famílias rurais dos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.

Orçado em 480 mil euros, o projeto tem o objetivo de aumentar a disponibilidade de água nas comunidades rurais para consumo humano e produtivo, melhorar a produção e produtividade agrícola das famílias rurais, facilitar o acesso aos mercados locais para a produção da agricultura familiar e fortalecer as organizações de agricultores.

gÊnero e diversidade na escola

Estão abertas até 21 de abril as inscrições para seleção ao curso de aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola, promovido pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH).

O curso será oferecido na modalidade semipresencial nos municípios mineiros de Bom Despacho, Campos Gerais, Confins, Diamantina, Governador Valadares e Itabira. Serão abertas 50 vagas para cada uma das localidades. A carga será de 200 horas, com a realização de cinco encontros presenciais ao longo de cinco meses. Podem participar da seleção professores cadastrados na plataforma Freire e no portal PDE Interativo.

Interessados devem acessar o site https://www2.ufmg.br/ead, preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação requerida pelo edital de seleção. Outras informações pelos emails gde.ufmg@gmail.com e pedagogico@caed.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-6287/4638.


Erramos

cheia de graça

A edição de número 1.811 do Boletim, de 11 de março de 2013, foi publicada como 1.810. A correção foi feita na versão online da publicação.