Busca no site da UFMG

Nº 1813 - Ano 40
25.3.2013

Caminhão de sentimentos

Museu itinerante que resgata histórias de luta pela terra no Brasil permanece no campus até o dia 27

Até esta quarta-feira, 27, pode ser visitado, no campus Pampulha, o caminhão-museu Sentimentos da Terra, que segue em turnê pelo país, e chegará a cidades como Brasília (DF), Jequitibá (MG), Limeira (SP), Poços de Caldas (MG) e Pouso Alegre (MG). A entrada é gratuita e visitas de grupos devem ser agendadas pelo e-mail sentimentosdaterra@gmail.com. Inaugurado no dia 14, no gramado da Reitoria, o veículo materializa projeto idealizado pela professora Heloisa Starling, do ­Departamento de História.

O caminhão-museu foi desenvolvido em parceria da UFMG – por meio do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A curadoria é do arquiteto, artista gráfico e cenógrafo Gringo Cardia.

Ele conta com uma série de atrações, como biblioteca especializada, exposição interativa e contação de histórias, além de videodocumentários. O objetivo é promover os ideais de justiça e respeito aos direitos dos povos do campo e o fim da violência na luta pela terra no Brasil. A proposta é reunir o rigor historiográfico com uma linguagem artística acessível a um público diversificado, em metrópoles e pequenas cidades, assentamentos e reservas indígenas.

A narração dos 11 videodocumentários que compõem o acervo do caminhão foi feita voluntariamente pelos artistas Caio Blat, Chico Buarque, Dira Paes, Gilberto Gil, José Wilker, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Maria Bethânia, Regina Casé, Vera Holtz e Wagner Moura.

“A ideia deste caminhão-museu é recuperar a memória das lutas e da vida de uma parte da população brasileira que sempre esteve excluída da República. Essa recuperação é essencial para a consolidação da nossa experiência democrática”, explica Heloisa Starling.

Imunização em massa

Campanha de vacinação contra gripe pretende alcançar todos os servidores da UFMG

A Praça de Serviços do campus Pampulha receberá, de 3 a 6 de abril, campanha de vacinação gratuita contra gripe para servidores ativos da UFMG. A iniciativa é fruto de parceria entre a Pró-reitoria de Recursos Humanos e a Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu). A atividade teve início no campus Saúde, nos dias 21 e 22 de março, e termina no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, no dia 25 de abril. Já os servidores associados à Casu podem receber também vacina contra pneumonia.

“Além da gripe H1N1, essa vacina protege contra a H3N2, que ocorreu no Hemisfério Norte no final de 2012”, informa Lílian Garcia, coordenadora de programas preventivos da Casu, destacando também a importância da prevenção.

Segundo o pró-reitor de Recursos Humanos, Roberto Nascimento, a Universidade retomou a parceria com a operadora de saúde com o intuito de ampliar a abordagem da questão da qualidade de vida dos servidores técnicos e docentes.

Quem pode se vacinar

Para usufruir do benefício, o servidor deve apresentar carteira funcional ou outro documento de identidade que contenha fotografia e cartão de vacinação. Dependentes não estão incluídos entre os beneficiários da campanha.

Não podem se vacinar pessoas alérgicas a ovo ou que tomaram alguma vacina nos últimos 15 dias. Gestantes precisam apresentar pedido médico. A vacina pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade, e crianças com até oito anos que serão imunizados pela primeira vez devem tomar, este ano, duas doses.

A vacina contra pneumonia – exclusiva nesta campanha para associados da Casu – pode ser tomada por pessoas com mais de 55 anos, sem necessidade de apresentação de relatório médico. Indicação médica por escrito é necessária para crianças a partir de dois anos e adultos com menos de 54 anos que apresentem doença crônica como cardiopatias, pneumopatia, nefropatias, hepatopatias, aids, doenças neurológicas incapacitantes e imunodeficiências. O reforço pode ser realizado após cinco anos da primeira dose, mediante indicação médica por escrito. Para os associados, é imprescindível a apresentação do cartão de identificação da Casu e do cartão de vacinação.

Ações preventivas

No campus Pampulha, a campanha termina no sábado, 6 de abril, com ações preventivas paralelas, abertas ao público, que incluem aferição de pressão arterial e medida da circunferência abdominal, usada para avaliar o risco de doenças cardiovasculares. Nesse dia, haverá brinquedos para crianças, presença de palhaços e distribuição de pipoca, algodão doce e balas. “Para os associados da Casu, trata-se da 12ª edição da campanha, que este ano tem como tema Onde a saúde é um espetáculo. Para toda a comunidade da UFMG, será um dia para a família e um convite à descontração e ao entretenimento”, comenta Gedeon Mendes, superintendente da Casu.