Busca no site da UFMG

Nº 1813 - Ano 40
25.3.2013

desenvolvimento infantil

Pais e educadores já podem se inscrever no curso Formação do Desenvolvimento Infantil em Crianças de Zero a Seis Anos, que o Laboratório de Processos Cognitivos, do Departamento de Psicologia, oferece de 13 a 24 de maio. As inscrições podem ser feitas no site www.cursoseeventos.ufmg.br.

Realizado em parceria com o projeto Cultivando Leitores, o curso terá alunos divididos em três turmas com diferentes focos de aprendizagem. A iniciativa pretende estreitar o vínculo entre alunos, profissionais e pais para troca de experiências e de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, com foco na linguagem oral como meio de facilitar o processo de alfabetização. O objetivo é mostrar como contribuir para a autoestima e a melhoria do desempenho escolar de crianças, estimular o desenvolvimento da linguagem falada e identificar futuros problemas na leitura

museu sob nova direção

O professor Antônio Gilberto Costa, do Instituto de Geociências, e a bióloga Flávia Santos Faria tomam posse nesta segunda-feira, 25, como diretor e vice-diretora do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG. Eles têm como meta fazer com que o espaço seja efetivamente um museu de ciências.

Isso significa, segundo o novo diretor, criar espaços expositivos adequados, manter reservas técnicas e cooperação com equipes de pesquisadores, em atividades que contemplem diversas áreas como biologia, geologia, geografia, zoologia, botânica e paleontologia. “Um museu de ciências tem atividades de pesquisa, que envolvem formação por meio da pós-graduação, permitindo a realização de ações de extensão”, resume Antônio Gilberto Costa.

Segundo ele, a ideia recebeu apoio de professores de diversas unidades acadêmicas consultados durante a preparação do programa de gestão. Os recursos para a implantação do projeto precisam ser captados, mas Costa acredita na viabilidade de parcerias com entidades públicas e privadas.

novo tango

www.violentango.com

www.violentango.com

Grupo nascido em Buenos Aires no final de 2004, a banda Violentango é a atração desta quarta-feira, 27, na Praça de Serviços do campus Pampulha, no projeto Quarta Doze e Trinta. O show é aberto ao público.

Atitude cênica, inovação nas composições e originalidade nas improvisações são características atribuídas ao quinteto que já fez 17 turnês pelo mundo. A banda oferece novo enfoque do tango, que vai além de suas formas clássicas.

Na atual turnê, além de Minas Gerais, o grupo passará por Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em junho, segue para a Europa, onde se apresentará em Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Sérvia e República Tcheca. A banda é formada por Adrian Ruggiero (bandoneon e violão), Juan Manuel Lopez (violão), Camilo Córdoba (violão), Santiago Córdoba (percussão) e Ricardo Jusid (baixo).

úlcera de perna

Discutir classificação, conceito e epidemiologia é um dos objetivos do II Seminário Prevenção e Tratamento de Úlcera de Perna, que acontecerá na Escola de Enfermagem da UFMG no dia 12 de abril, a partir das 14h. Durante as seis horas de seminário, ministrado pela professora Eline Lima Borges, serão discutidos temas como avaliação do paciente e da úlcera, diferenciação da úlcera arterial, medidas de tratamento e prevenção, incluindo a terapia de compressão, entre outros.

As inscrições podem ser feitas no site da Fundep até 8 de abril, com investimento de R$ 75. O evento é realizado pelo Curso de Especialização em Assistência em Enfermagem de Média e Alta Complexidade – área Estomaterapia. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8018

dose dupla

A equipe Uai Sô Fly!, da UFMG, sagrou-se bicampeã na SAE AeroDesign East Competition, encerrada no dia 17 de março, em Fort Worth, no estado do Texas, Estados Unidos. A equipe Baja UFMG, por sua vez, conquistou o primeiro lugar geral na 19ª Competição Baja SAE Brasil Petrobras, encerrada no mesmo dia em Piracicaba, São Paulo. No evento de aerodesign, o protótipo da Classe Regular bateu recorde mundial da categoria ao carregar 17,2kg, o maior peso da competição. A equipe Uai Sô Fly! é formada por nove estudantes e um piloto.

Para disputar a East Competition, os estudantes construíram um avião monoplano de 3,7m de envergadura, que pesa 3,2kg e transporta até 18kg de placas de aço. Com o resultado, o Brasil sagra-se campeão pela sétima vez em 14 participações na Classe Regular da tradicional competição aeronáutica da SAE International. A SAE AeroDesign East Competition teve início no dia 15 de março, com 75 equipes de instituições de ensino das Américas e Europa. Para participar, as equipes projetaram e construíram aeronaves radiocontroladas, capazes de transportar cargas.

Já a equipe Baja UFMG, vencedora da 19ª Competição Baja SAE Brasil Petrobras, concorreu com 72 equipes de instituições de ensino superior de 17 estados do Brasil e do Distrito Federal. Com a vitória, a equipe da Universidade, formada por 21 estudantes, conquistou uma das três vagas para a competição internacional Baja SAE Rochester, que será realizada de 6 a 9 de junho, nos Estados Unidos. O veículo projetado pelos alunos da UFMG apresentou ao final das provas, disputadas em pista acidentada e com obstáculos, maior resistência e menos estragos