Busca no site da UFMG

Nº 1816 - Ano 39
15.4.2013

hip hop no cinema

Até o final deste mês, o projeto Cinecentro, do Centro Cultural UFMG, promove a mostra Hip hop – Raízes. Com entrada franca, as sessões acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 19h. Segundo o curador, dançarino e coreógrafo Eduardo Sô, a cultura hip hop é composta de quatro subculturas baseadas na criatividade: o DJ é o músico sem instrumentos; o B.Boy representa a dança; o MC é o mestre de cerimônia e a voz; e o Writing representa o grafite.

A mostra pretende apresentar a história da cultura hip hop e suas influências, desde os pioneiros nos Estados Unidos e no Brasil. No dia 16 de abril será exibido Wild style (1982), primeiro filme de hip hop da história, com direção de Charlie Ahearn. No dia 18, a mostra exibe Style wars (EUA – 1983). No dia 23, Beat street (Loucuras do ritmo), dirigido por Stan Lathan (EUA – 1984). Breakdance (Breakin’ – EUA – 1984) será a atração do dia 25.

A mostra se encerra no dia 30 com O som que vem das ruas (Brasil – 2011), dirigido por Eduardo Zunga e Daniel Veloso. Realizado pelo coletivo Família de Rua, o projeto reúne em CD 13 faixas com a participação de 23 artistas que integram o Duelo de MCs, e inclui documentário sobre a história do hip hop em Belo Horizonte.

O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, na avenida Santos Dumont, 174, esquina com rua da Bahia. Informações pelo telefone 3409-8284.

intercâmbio

Alunos intercambistas da UFMG terão dia de atividades no Centro Esportivo Universitário nesta sexta-feira, 19, das 9h às 17h. Organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), com apoio do Programa Benvindo, a programação inclui atividades culturais, em que os estudantes representarão seus países, almoço e apresentação de grupo de capoeira.

Segundo a DRI, o Programa Benvindo tem como principal função auxiliar os estudantes estrangeiros em relação aos aspectos logísticos e burocráticos, como documentos de identificação, transporte, conta bancária, moradia e saúde. Também promove eventos de integração e passeios de caráter cultural, com o intuito de contribuir para a adaptação e maior interação dos intercambistas com a comunidade acadêmica e com a cidade. Mais informações pelo email programabenvindo@gmail.com.

www.aurelieverioca.com– foto: Gilles Tordjeman

mpb com sotaque francês

A dupla de cantoras francesas Aurélie e Verioca apresenta, nesta quarta-feira, 17, às 12h30, na Praça de Serviços, o show Além des Nuages, que dá continuidade às comemorações de 33 anos do Projeto Quarta Doze e Trinta. Aurélie & Verioca prestam homenagem à “sonoridade universal da música brasileira” e apresentam repertório inédito que mistura samba, bossa nova, choro e baião, em francês e português.

cooperação com a boeing

Pesquisadores da UFMG e técnicos e executivos da Boeing Company – empresa americana do setor aeroespacial – começaram no último dia 8 a concretizar o acordo de cooperação tecnológica assinado em dezembro do ano passado.

Os representantes da Boeing visitaram laboratórios na Escola de Engenharia e no Departamento de Química, e participaram de discussões técnicas em torno de temas como biomateriais. Eles se encontraram com o reitor Clélio Campolina, que revelou satisfação com a abertura dos trabalhos e destacou que a Universidade está aberta à cooperação. “Temos certeza de que esse projeto será fundamental para a capacitação de nossos pesquisadores”, disse o reitor.

A UFMG é a primeira universidade brasileira com a qual a Boeing estabelece acordo do gênero. Um dos objetivos principais é o desenvolvimento de biomateriais que serão utilizados na construção dos aviões, sempre com a preocupação da sustentabilidade.

escrita feminina

O aniversário de 90 anos da escritora Lygia Fagundes Telles será lembrado durante a quinta edição do colóquio Mulheres em Letras – escritura, valores, sentidos, promovido pela Faculdade de Letras, de 18 a 20 de abril. O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa Letras de Minas, vinculado à Fale e ao CNPq.

Entre outras atividades, a programação inclui conferência de Maria José Somerlate Barbosa, da Universidade de Iowa (EUA), e palestras dos professores Carlos Magno Gomes, Maximiliano Torres e Suênio Campos de Lacerda, todos estudiosos da obra de Lygia Fagundes Telles.

Três minicursos também serão ministrados durante o colóquio. As inscrições para ouvintes e para os minicursos devem ser feitas no site http://www.mulheresletras.com/.

três pontos

Até 30 de abril, a revista Três Pontos, que conta com apoio do curso de Ciências Sociais e do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (Cacs), recebe artigos, resenhas e ensaios para sua próxima edição. Para participar da seleção, os autores devem estar matriculados em curso de graduação ou ser formados há no máximo seis meses.

Os trabalhos precisam ser inéditos, atender as regras da norma culta da língua portuguesa, estar em formato doc e ser relacionados exclusivamente à área de ciências humanas. Os artigos devem ter entre 4 mil e 8 mil palavras; as resenhas não podem ultrapassar 3 mil palavras. Também serão aceitos ensaios ligados às áreas sociais e afins.

Mais informações pelo email revistatrespontos@fafich.ufmg.br.