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Nº 1823 - Ano 39
3.6.2013
Da redação
As relações da UFMG com a África alcançam, neste momento, um novo patamar, com três elementos que se complementam e se fortalecem mutuamente: o início oficial das atividades do Centro de Estudos Africanos; a realização de sua primeira jornada internacional, nos dias 11 e 12 deste mês, com presença de pesquisadores de três continentes que têm a região como tema de investigação ou como parceira de atividades acadêmicas; e a formalização de 13 projetos a serem desenvolvidos com universidades de cinco países, dentre 45 aprovados no âmbito de programa promovido pela Capes, por sugestão da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), perfazendo um terço do total (veja quadro abaixo).
A confluência desses fatores projeta a ampliação de convênios, a abertura de linhas de pesquisa conjuntas e o consequente aumento de mobilidades de docentes e alunos de graduação, mestrado e doutorado em ambas as direções. “Talvez esse edital seja uma das ações mais importantes nessa relação com a África”, avalia o coordenador do Centro, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, professor da Faculdade de Educação da UFMG.
Segundo ele, a aprovação de propostas de autoria da Universidade fortalecerá atividades que já vinham sendo realizadas ou projetadas em diversos departamentos e áreas do conhecimento, além de estimular o surgimento de outras parcerias. Gonçalves conta que se surpreendeu positivamente com o número de pesquisadores da UFMG interessados no assunto e com a mobilização dos grupos para elaborar e entregar projetos em tempo hábil para concorrer ao edital.
“Um dos critérios de seleção é que cada projeto tivesse três professores doutores de programas de pós-graduação brasileiros e um das universidades africanas, o que soma 39 dos nossos docentes, de diferentes áreas, envolvidos com o tema”, estima o professor. Outro critério importante, acrescenta, é a inserção em projeto de cooperação técnica de produção de pesquisa ou de formação.
“Esses projetos, e o edital que os suporta, contribuirão para colocar as relações entre o Brasil e a África em outro nível, pois apostam no que temos chamado de diplomacia acadêmica, sobretudo naquela que nomeamos internacionalização solidária”, afirma o diretor de Relações Internacionais da UFMG, professor Eduardo Vargas.
Processos de avaliação do desenvolvimento infantil em diferentes contextos: uma parceria entre Brasil e Moçambique
Parceira: Universidade Lúrio
Unidade da UFMG: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Desnutrição hospitalar: prevalência e fatores de risco
Parceira: Universidade Lúrio
Unidade da UFMG: Faculdade de Medicina
Estudo clínico-epidemiológico da hanseníase na região Norte de Moçambique
Parceira: Universidade Lúrio
Unidade da UFMG: Faculdade de Medicina
Cooperação internacional para estruturação e consolidação de curso de graduação em engenharia civil na região Norte de Moçambique
Parceira: Universidade Lúrio
Unidade da UFMG: Escola de Engenharia
As relações sociopolíticas contemporâneas entre Brasil e Moçambique (1960-2010)
Parceira: Universidade Eduardo Mondlane
Unidade da UFMG: Fafich
Cooperação internacional para estudos sobre saneamento básico
Parceira: Universidade Eduardo Mondlane
Unidade da UFMG: Escola de Engenharia
Descrição e documentação de línguas moçambicanas/Fase 1
Parceira: Universidade Eduardo Mondlane
Unidade da UFMG: Faculdade de Letras
Implantação do laboratório de ensino e pesquisa e da linha de pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação
Parceira: Universidade Onze de Novembro (UON)
Unidade da UFMG: Faculdade de Educação
Diversidade cultural e produção do conhecimento nas duas margens do Atlântico
Parceira: UON
Unidade da UFMG: Faculdade de Educação
Formação de professores de matemática em ensino fundamental
Parceira: UON
Unidade da UFMG: Faculdade de Educação
Políticas de ciências e tecnologia no Brasil e Angola e a aprendizagem de ciências naturais
Parceira: Universidade Agostinho Neto (UAN)
Unidade da UFMG: Faculdade de Educação
Formação de professores brasileiros e santomenses quanto ao aprendizado inicial da língua portuguesa pelas crianças santomenses
Parceiro: Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe
Unidade da UFMG: Faculdade de Educação