Busca no site da UFMG

Nº 1823 - Ano 39
3.6.2013

extensão que forma

Mais de 900 bolsistas de extensão, além de voluntários, professores e servidores técnicos e administrativos são esperados na XII Jornada de Extensão, que será realizada nesta terça-feira, dia 4, às 14h, no auditório principal da Escola de Engenharia, no campus Pampulha. Esta edição discutirá o impacto das atividades extensionistas na formação do estudante. “Além de dialogar, transformar e contribuir com a comunidade, a extensão produzida em uma instituição acadêmica deve favorecer a formação do estudante”, argumenta a professora Efigênia Ferreira e Ferreira, pró-reitora de Extensão.

Jesly Nicole Maldonado Melchiade, graduanda do oitavo período no curso de Comunicação Social, é bolsista do projeto interdisciplinar Ciência para ler e ouvir há um ano e dois meses. Essa ação de extensão disponibiliza textos científicos, numa linguagem acessível, em 18 linhas de ônibus que circulam em Belo Horizonte. A estudante acredita que a participação tem contribuído positivamente em sua formação. “Quando comecei a monitorar os ônibus e a entrevistar as pessoas, percebi que havia muita gente que realmente esperava para ler os textos. É gratificante atuar em um projeto tão conhecido fora da Universidade”, afirma Jesly.

O evento conta com palestras, debates e apresentações culturais. Entre os ­palestrantes está a professora Juliana Vilela Bastos, do Departamento de Odontologia ­Restauradora, que se envolveu no processo de modificação da grade curricular do curso de Odontologia. “Vou abordar o impacto que a extensão teve na construção do atual currículo”, adianta Juliana. A jornada também abrirá espaço para relatos de ­experiências de bolsistas de extensão.

O formulário de inscrição e a programação completa estão disponíveis no site da Proex. A participação garante certificação. Mais informações pelo telefone (31) 3409-6435 ou pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br.

copa das confederações

Em ofício circular assinado no dia 23 de maio, o reitor Clélio Campolina decidiu suspender as atividades administrativas e acadêmicas nos dias 17, 22 e 26 de junho, quando serão disputadas partidas da Copa das Confederações no estádio Mineirão.

No documento, encaminhado aos pró-reitores e diretores das unidades acadêmicas e órgãos administrativos, o reitor informa que o acesso ao campus Pampulha só será permitido “com prévia autorização da Pró-reitoria de Administração (PRA)”. Os nomes de professores, servidores e estudantes que precisarem entrar no campus nesses dias deverão informados pelo e-mail info@pra.ufmg.br.

semana do meio ambiente

Atividades educativas, recreativas e culturais marcam a Semana do Meio Ambiente na UFMG. Até sexta-feira, 7 de junho, a Praça de Serviços abriga estande para divulgação das ações ambientais na Universidade, atividades como recolhimento de pilhas e baterias, coleta seletiva de materiais recicláveis e plantio de árvores. Piquenique e apresentação de teatro estão entre as atrações do evento.

A Semana é promovida pelo Departamento de Gestão Ambiental (DGA), com apoio da Pró-reitoria de Administração. Mais informações pelo telefone 3409-3964.

ranking

A UFMG subiu do 13º para o 10º lugar no ranking das melhores universidades da América Latina divulgado na semana passada pela empresa QS Quacquarelli Symonds University Rankings. Entre as brasileiras, a Universidade é a quarta instituição mais bem classificada. Já no ranking global da QS, a UFMG subiu da faixa 501-550, em que se enquadrava no ano passado, para a faixa 451-500, neste ano.

O pró-reitor de Pesquisa, Renato de Lima Santos, destaca que o QS é um dos mais importantes sistemas de comparação de universidades. “A nossa percepção é que esse tipo de mensuração veio para ficar. Nesse sentido, temos trabalhado para melhorar o posicionamento da Universidade em tais classificações”, disse.

Os rankings da QS classificam as instituições valendo-se de indicadores como reputação acadêmica, visibilidade na internet e produção científica.