Busca no site da UFMG

Nº 1829 - Ano 39
15.07.2013

david hume

Pesquisadores de 15 países estarão reunidos de 21 a 28 deste mês, na UFMG, em evento dedicado a David Hume, um dos maiores pensadores de língua inglesa. Ele viveu na Escócia do século 18 e deixou contribuições para as áreas de filosofia, política, economia, demografia, história e outras ciências humanas.

A 40ª edição da International Hume Society Conference será a primeira na América do Sul, quebrando a rotina de alternância entre América do Norte e Europa. A programação inclui palestras, encontro do autor Don Garrett com seus críticos, mesas-redondas – com os temas Justiça e sociedade, Ceticismo e sentimento, Hume e os antigos e os modernos, Razão e raciocínio –, além de dois workshops: Mulheres na academia e Iluminismos: Escócia, EUA e Brasil. Haverá ainda 27 sessões paralelas em que serão apresentados artigos originais e comentários.

Na UFMG, a 40th International Hume Society Conference é organizada pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Fafich e pelo Grupo Hume UFMG/CNPq. Inscrições devem ser feitas pelo site da Hume Society.

visões do vale

Estão abertas, até 2 de agosto, as inscrições de trabalhos a serem apresentados durante a oitava edição do seminário Visões do Vale, que o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha realiza em setembro. Além do envio de resumo para o email ­seminariovisoesdovale@gmail.com, é ­necessário se inscrever no site do Programa (https://www2.ufmg.br/polojequitinhonha), onde também estão as ­informações sobre submissão de trabalhos.

O seminário reunirá pesquisadores, acadêmicos, agentes governamentais e a comunidade do Vale do Jequitinhonha em torno da discussão de temáticas que abordem as características, problemas e potencialidades do Vale. Este ano, o evento acontece em dois locais – Turmalina, de 5 a 7 de setembro, e Belo Horizonte, no campus Pampulha, no dia 12 do mesmo mês.

As inscrições para ouvintes devem ser feitas no site do Polo. O evento é gratuito, e as vagas, limitadas.

férias na estação

A Estação Ecológica da UFMG realiza, até 1o de agosto, projeto de férias que inclui lazer contemplativo, práticas esportivas na natureza e atividades relacionadas à educação ambiental. Acompanhados por monitores universitários, os visitantes participam de trilhas pelas matas [foto] da Estação, localizada no campus Pampulha, em que são abordados temas relacionados aos biomas Cerrado e Mata Atlântica, conservação ambiental, ocupação urbana e educação ambiental.

A trilha inclui o Circuito Aventura, que propicia aos visitantes a travessia por ponte de cordas de 74 metros de comprimento. São oferecidas 30 vagas por turno, e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelos telefones (31) 3409-2296 e 3409-2295.

nota máxima

A UFMG recebeu conceito máximo em processo que recredencia a Instituição para a oferta de cursos na modalidade a distância. A avaliação é realizada a cada cinco anos, aproximadamente, por comissão do Ministério da Educação que analisa dez dimensões, entre as quais políticas de pessoal, organização acadêmica, apoio ao estudante a planejamento e avaliação.

No relatório, os pareceristas afirmaram que a UFMG “apresenta perfil excelente de qualidade” e destacaram a criação da Editora Caed, a infraestrutura física e o nível dos profissionais envolvidos com o ensino a distância na instituição.

narrativas de vida

No dia 21 de agosto, a Universidade Federal de São João del-Rei recebe a I Jornada de Estudos (Auto)Biográficos e de Narrativas de Vida: a escrita de si e do outro, que vai reunir pesquisadores com o intuito de traçar um percurso das pesquisas atuais sobre escritas de narrativas de vida e (auto)biografias sob viés interdisciplinar.

A pesquisadora Ida Lúcia Machado, professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG, integra a comissão organizadora do evento e fará a conferência de encerramento da Jornada. Mais informações: www.letras.ufmg.br/aescritadesi.

conservação e restauro

O valor da conservação no século 21, a formação do conservador-restaurador e as relações das políticas públicas na preservação do patrimônio cultural são alguns dos temas que integram a programação do 2º Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro, que será realizado na Universidade Federal de São João del-Rei, de 1 a 4 de agosto.

O evento é promovido por instituições portuguesas e brasileiras, entre as quais o Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor), da Escola de Belas-Artes da UFMG. Mais informações no site do evento: www.eba.ufmg.br/encontrolusobrasilconserv/.

américa latina

A Editora UFMG acaba de lançar a obra Aqui América Latina – Uma especulação, de autoria da argentina Josefina Ludmer, professora emérita da Universidade de Yale, com tradução de Rômulo Monte Alto, professor da Faculdade de Letras da UFMG. A obra integra a Coleção Humanitas e intercala textos do início do ano 2000 com reflexões provenientes do que Josefina

Ludmer chamou de “diário sabático”. Escrito durante sua estada na capital portenha naquele ano, reflete sobre os novos tempos que se abrem para a literatura na América Latina. O livro está à venda por R$ 49.