Busca no site da UFMG

Nº 1863 - Ano 40
12.05.2014

Radiografia da proficiência

UFMG vai aplicar testes para identificar grau de domínio da língua inglesa entre os estudantes

Hugo Rocha

No dia 19 de maio, a UFMG inicia processo de elaboração de diagnóstico do grau de proficiência em inglês de seus alunos. Estudantes de graduação e pós-graduação poderão fazer gratuitamente o teste TOEFL/ITP. Até 11 de junho, serão oferecidas mais de nove mil vagas para os testes nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros. A iniciativa busca aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros, a fim de aumentar sua inserção em ambientes acadêmicos internacionais. Segundo a professora Deise Prina Dutra, coordenadora do trabalho e do programa Inglês sem Fronteiras na UFMG, até o semestre passado, o TOEFL/ITP na Universidade era direcionado apenas a estudantes inscritos no programa Ciência sem Fronteiras. A aplicação foi expandida neste semestre, e qualquer aluno regularmente matriculado poderá participar.

“O teste é importante para o indivíduo e para a instituição. É uma oportunidade para os alunos avaliarem seu conhecimento de inglês e para a própria UFMG conhecer melhor o nível linguístico dos seus alunos”, afirma a coordenadora. Para Deise Dutra, que é professora da Faculdade de Letras e assessora de Relações Internacionais para Proficiência Linguística na Universidade, a UFMG terá em mãos um quadro das necessidades dos seus alunos e poderá se organizar para ofertar outras atividades voltadas à preparação do corpo discente para programas de intercâmbio.

No ano passado, a UFMG adotou em seu currículo a disciplina Inglês para fins acadêmicos, que pode ser cursada por qualquer aluno regularmente matriculado em cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, como extensão gratuita, a instituição já oferece o estudo de outros idiomas, como francês, espanhol e alemão, todos também com fins acadêmicos.

Inscrições

As inscrições para a etapa de testes que começa em 19 de maio devem ser feitas até 2 de junho, no site isfaluno.mec.gov.br. De fevereiro a abril deste ano, já foram oferecidos 3.450 testes na UFMG. Agora, de maio a junho, a instituição se prepara para abrir mais nove mil vagas. O resultado pode ser utilizado pelo aluno, em até dois anos a partir da realização, para inscrição em programas de intercâmbio, além de cursos de pós-graduação. Os estudantes farão provas de compreensão oral, leitura e de gramática.

Por meio da Capes e da Secretaria de Educação Superior (Sesu), o MEC promoverá a aplicação de 430 mil testes em todo o país. O objetivo é obter diagnóstico que servirá de base para que o governo empregue recursos a partir do ano que vem na estruturação do processo de internacionalização das Ifes. Alunos que se submeterem ao teste poderão ter, por exemplo, prioridade para se matricular em cursos presenciais de língua inglesa e para receber senhas de acesso ao programa My English Online, da Capes. “Por se tratar de um diagnóstico, não é necessária qualquer preparação prévia. O que se pretende nesse momento é conhecer a realidade do domínio da língua inglesa por parte do corpo discente das universidades brasileiras”, conclui a professora Deise Dutra.