Busca no site da UFMG

Nº 1867 - Ano 40
09.06.2014

acontece

funcionamento durante a copa

Durante os dias de jogos da Copa do Mundo 2014 no estádio Mineirão, o expediente acadêmico e administrativo estará suspenso nos campi Pampulha [foto] e Saúde, Escola de Arquitetura, Faculdade de Direito, Espaço do Conhecimento, Centro Cultural e Conservatório UFMG.

A decisão do Reitorado, expressa na Portaria nº 107, foi referendada pelo Conselho Universitário em reunião no dia 27 de maio. Nos dias 14, 21 e 28 (sábados), 17 e 24 de junho e 8 de julho (terças-feiras), o acesso ao campus Pampulha será exclusivo e restrito à comunidade acadêmica, e para atividades inadiáveis, mediante cadastramento prévio.

Em nota à comunidade universitária, o reitor Jaime Arturo Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida explicam que “nortearam a decisão o princípio da autonomia universitária, o respeito à comunidade acadêmica e o zelo ao patrimônio público”

programação cultural

O Conservatório UFMG está selecionando músicos e grupos interessados em participar de sua programação cultural durante o segundo semestre de 2014. Serão admitidas até 20 de julho

inscrições de propostas que se atenham exclusivamente à área de música voltada aos estilos erudito e popular. As apresentações – às segundas e terças-feiras, de agosto a novembro –, serão gratuitas para o público, e os músicos não receberão cachê.

As propostas serão avaliadas pelo conselho diretor do Conservatório. Interessados podem obter mais informações pelo site do Conservatório e pelo telefone (31) 3409-8300.

colônia de férias

Atividades recreativas e educativas como oficinas, jogos didáticos e visitas a exposições compõem a programação da oitava edição da Colônia de Férias do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, de 25 a 27 de junho.

As inscrições, para crianças de 5 a 12 anos, devem ser feitas até 13 de junho, pelo site do museu. O evento também inclui caminhadas na mata e brincadeiras tradicionais.

São oferecidas cem vagas, com três opções de horário – manhã (das 8h às 12h), tarde (das 13h às 17h) ou período integral. Mais informações pelo email cenex@mhnjb.ufmg.br ou telefone (31) 3461-7650.

academia de medicina

O professor Cid Velloso, que foi reitor da UFMG de 1986 a 1990, toma posse esta semana como membro titular da Academia Mineira de Medicina. Ele ocupa a cadeira de Henrique Marques Lisboa, um dos primeiros professores da Faculdade de Medicina da Universidade. De acordo com o ex-reitor, aproximadamente metade dos atuais membros da Academia pertence ao corpo docente da UFMG. “A entidade tem o papel de refletir, debater e estabelecer diretrizes, orientações, definições, concepções, princípios e opiniões amplas relacionadas ao setor, com o objetivo de contribuir para o crescimento e aperfeiçoamento do sistema, assim como da formação de profissionais”, afirma.

jornada de terapia ocupacional

Estão abertas as inscrições para a 1ª Jornada Acadêmica de Terapia Ocupacional da UFMG, que vai acontecer nos dias 3 e 4 de outubro, no auditório T005 da Escola de Engenharia. Interessados devem se inscrever até 3 de outubro no site da Jornada.

Os participantes também poderão apresentar trabalhos nos seguintes eixos temáticos: Terapia Ocupacional em diferentes contextos da reabilitação; Terapia Ocupacional no contexto hospitalar; Gestão em Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional e vulnerabilidade; Saúde do trabalhador; Acessibilidade e inclusão.

O prazo para submissão de propostas se encerra em 15 de agosto. Organizada pelo Programa de Educação Tutorial em Terapia Ocupacional (PET-TO), a Jornada pretende valorizar e compartilhar novas práticas e conhecimentos na área e discutir contextos em que o profissional está inserido. A programação inclui exposições, palestras e mesas-redondas e premiação do melhor pôster.

nova direção

A Escola de Veterinária e a Escola da Educação Básica e Profissional (Ebap) da UFMG têm novas diretorias para o período 2014-2018. A professora Tânia Margarida Lima Costa, que terá Márcio Fantini Miranda como vice-diretor na Ebap, apontou entre as prioridades da nova gestão o estabelecimento de parceria entre as três instâncias que compõem a unidade – Centro Pedagógico (CP), Colégio Técnico (Coltec) e Teatro Universitário (TU) – com vistas à ampliação da política de permanência e de inclusão dos alunos.

Na Veterinária, a nova diretoria é composta pelos professores Renato de Lima Santos e Sandra Gesteira Coelho. Santos aponta como desafios da sua gestão aspectos acadêmicos e de infraestrutura. Entre as questões acadêmicas que exigem especial atenção estão a transição para o novo currículo do curso de Medicina Veterinária, o envolvimento na regularização do exercício profissional dos egressos do curso de graduação em Aquacultura, que acaba de formar sua primeira turma, e a consolidação do Programa de Residência em Medicina Veterinária, que atrai profissionais de todo o país. Com relação à infraestrutura, Renato de Lima Santos pondera que há grande expectativa em torno da expansão física da Escola. Seu prédio é um dos mais antigos do campus Pampulha.