Busca no site da UFMG

Nº 1870 - Ano 40
04.08.2014

O desafio de formar

UFMG recebe novos alunos com a missão de prepará-los para enfrentar as diversas formas de opressão

Bruna Moreira

O respeito às diferenças e à diversidade dará o tom da acolhida aos calouros da UFMG neste semestre. A palestra com o tema do evento – Direitos humanos – será proferida pelo professor Marco Aurélio Máximo Prado, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH). Cerca de três mil novos alunos de graduação serão recebidos nesta segunda-feira, 4, nos auditórios da Reitoria e do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), no campus Pampulha, em programações similares pela manhã e à noite.

Professor do Departamento de Psicologia, Marco Aurélio Prado afirma que a perspectiva dos direitos humanos é fundamental ao se pensar a universidade e a produção do conhecimento científico e suas interlocuções com a sociedade contemporânea. Ele destaca que as inúmeras formas de violência e a destituição dos direitos na sociedade se reinventam com muita rapidez. “Nesse contexto, as universidades são chamadas a dar respostas que enfrentem essas violências e formas de negação dos direitos, uma vez que o papel delas é produzir conhecimento que nos permita ir além do nosso vivido e instantâneo”, observa o pesquisador.

Pensar além

Na opinião de Marco Prado, cabe às instituições de ensino superior e às ciências “formar consciências que reconheçam a humanidade em todas as formas de opressão por meio das quais a desumanização esteja em evidência”. Ele afirma que as universidades têm a obrigação de enfrentar tais questões, devido ao seu caráter “de pensar para além da própria experiência cotidiana”, e, especialmente no Brasil, “pela dívida com a população que vem sendo historicamente alijada do conhecimento produzido no meio acadêmico”.

Organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a Semana de Recepção de Calouros será aberta pelo reitor Jaime Arturo Ramirez e pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, que darão as boas-vindas aos calouros às 9h e às 19h. Em seguida, os professores Ricardo Takahashi, pró-reitor de Graduação, e Fabio Alves Silva Júnior, diretor de Relações Internacionais, falarão sobre a vida acadêmica na UFMG, explicitando as relações entre graduação, pesquisa, extensão e pós-graduação, assim como as possibilidades de mobilidade acadêmica e intercâmbio.

A palestra do professor Marco Aurélio Prado será às 10h e, para os estudantes dos cursos noturnos, às 20h. A recepção continua com a exposição do professor Tarcisio Mauro Vago, assessor especial para Assuntos Estudantis, seguida de informações sobre representação estudantil, com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG. Às 11h30 e às 21h30, haverá apresentações com a banda de rock Absinto Muito, na Praça de Serviços.

As atividades da Semana do Calouro continuam na terça-feira, quando os alunos serão recepcionados pelos seus respectivos colegiados de curso. Mais informações pelo telefone ou no site da Prograd: www2.ufmg.br/prograd.

Os mais de 100 alunos estrangeiros tiveram sua acolhida na semana passada. Eles conheceram alguns dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, foram apresentados a seus padrinhos brasileiros e até participaram de uma sessão de forró no CAD1.