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Nº 1872 - Ano 40
18.08.2014
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Começa nesta terça-feira, dia 19, no campus Pampulha, a série de audiências públicas que serão realizadas no âmbito da UFMG para subsidiar a proposta de criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. O cronograma inicial previa a realização de quatro encontros, mas a pedido dos estudantes esse número foi ampliado para seis. “A intenção é aprofundar ao máximo as discussões”, afirma o professor Tarcísio Mauro Vago, assessor especial para Assuntos Estudantis.
Na terça-feira, haverá duas audiências na Praça de Serviços, uma às 14h e outra às 17h30. O segundo encontro tem o objetivo de facilitar a participação de alunos dos cursos noturnos. A série terá sequência na quarta-feira, 20 (Faculdade de Medicina), quinta, 21 (Faculdade de Direito), terça-feira, 26 (campus Montes Claros), todas às 14h. O último encontro – outra novidade em relação à agenda inicial – está marcado para o dia 30, sábado, às 18h, na Moradia Universitária 1, no bairro Ouro Preto.
O formato das audiências está definido. Elas começarão com apresentação do professor Tarcísio Vago, que falará sobre a estrutura e os eixos da nova pró-reitoria. Em seguida, lideranças do DCE apresentarão o posicionamento da entidade em relação ao assunto. Por último, o debate será aberto ao público para a exposição das propostas.
Um seminário, a ser realizado em novembro, refinará as discussões levantadas durante as audiências públicas. Ainda neste semestre, a proposta de criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis deverá ser levada à apreciação do Conselho Universitário.
A nova instância vai focalizar três eixos: assistência estudantil, ações afirmativas e estímulo ao protagonismo estudantil. O primeiro envolve o atendimento de necessidades materiais, como moradia, alimentação, auxílio-creche e apoio psicológico. A segunda frente diz respeito, segundo Tarcísio Vago, ao desafio de “enfrentar opressões de natureza étnica, homofóbica, machista, sexista e contra pessoas com deficiências”. O terceiro eixo focalizará o estímulo ao protagonismo acadêmico dos estudantes, que poderá se materializar, por exemplo, na elaboração de editais para financiamento de eventos propostos por alunos.