![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|||
![]() |
Nº 1872 - Ano 40
18.08.2014
![]() |
![]() |
Estudantes e profissionais da área da saúde podem se inscrever gratuitamente até o dia 27 de agosto para a 8ª Jornada de Reumatologia Pedro Nava – obesidade, atividade física e o paciente reumático. O evento será no dia 29 de agosto, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina. As inscrições devem ser encaminhadas pelo e-mail jornadapedronava@gmail.com.
Realizado anualmente, o encontro tem o objetivo de integrar e atualizar conhecimento na área. O nome da jornada é uma homenagem ao escritor mineiro que é considerado o maior memorialista da literatura brasileira. Especialista em reumatologia, Pedro Nava formou-se na UFMG em 1927. A iniciativa é do Departamento do Aparelho Locomotor (ALO) do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Saiba mais em http://site.medicina.ufmg.br/inicial/viii-jornada-de-reumatologia-recebe-inscricoes/.
Mapas interativos, textos analíticos e relatos de moradores afetados por projetos de exploração ambiental compõem o portal do Observatório dos Conflitos Ambientais de Minas Gerais, lançado na última semana, na UFMG, pelo Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta).
O conteúdo do site é organizado pelo Programa Observatório dos Conflitos Ambientais: Tecnologias Sociais e Justiça Ambiental, que trabalha para ampliar as ações desenvolvidas pelo Gesta em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Já foram mapeados mais de 500 conflitos, com dados constantemente atualizados em forma de fichas técnicas.
Confira o endereço: http://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/observatorio-de-conflitos-ambientais/.
Refletir sobre a gestão das instituições sem fins lucrativos e com atuação de caráter público do município de Montes Claros e região é o objetivo principal do I Congresso Norte Mineiro do Terceiro Setor. O evento será realizado de 4 a 6 de setembro, no auditório do campus Montes Claros da UFMG.
Destinado a gestores ou representantes das entidades, advogados, assistentes sociais, psicólogos e acadêmicos de áreas afins, o congresso pretende abordar áreas estratégicas como captação de recursos e possibilitar a troca informações, experiências e conhecimentos.
As inscrições podem ser feitas até dia 28 de agosto, no site www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/.
A Escola de Ciência da Informação vai abrigar, de 12 a 14 de novembro, o I Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus). O evento terá como tema Museologia e interdisciplinaridade: pesquisa e formação.
O seminário é o primeiro sediado pelo curso de Museologia, criado na UFMG em 2010. De acordo com os organizadores, essa área de estudos necessita de um fórum permanente, específico e de natureza acadêmica, por meio do qual os pesquisadores atuantes nos cursos de formação universitária e nas instituições de pesquisa possam divulgar suas produções.
Mais informações estão no site do evento: http://sebramus.eci.ufmg.br/.
Sempre aos sábados, até 13 de setembro, o planetário do Espaço do Conhecimento UFMG promoverá sessões gratuitas, com início às 15h e duas horas de duração. Os encontros são comentados pelo astrônomo amador Cristóvão Jacques, que trata de temas como o movimento da Terra em torno do Sol e a aplicação dos sistemas de coordenadas na localização dos astros.
Crianças e adolescentes podem participar, mas os organizadores recomendam que eles sejam acompanhados por pessoas maiores de 16 anos, porque são necessários conhecimentos de matemática.
O planetário exibe filmes relacionados à astronomia e sessões com projeções astronômicas, guiadas por professores. Instalado no quinto andar, com cadeiras reclináveis e sala climatizada, o ambiente acolhe 65 pessoas e funciona em sessões regulares, ao longo de todo o dia.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-8350.
Representantes de mais de 20 empresas nacionais e multinacionais de grande porte – como Embraer, Usiminas e Anglo American – estarão no campus Pampulha nesta semana para a Feira Mercado em Conexão. Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, a Escola de Engenharia da UFMG vai sediar palestras e workshops, e o objetivo é aproximar os estudantes do mercado de trabalho. A participação é gratuita.
O evento, que chega à sétima edição, amplia o público-alvo e passa a alcançar alunos das ciências exatas e das ciências sociais aplicadas. Eles poderão incluir seus currículos gratuitamente em um banco de dados a ser compartilhado com as organizações participantes. A expectativa é de que cerca de três mil currículos sejam cadastrados e de que mais de cinco mil estudantes visitem a feira.
Mercado em Conexão é organizado pelas empresas juniores da UFMG com apoio da Escola de Engenharia. Outras informações podem ser obtidas no site www.mercadoemconexao.com.br ou na página do Facebook: www.facebook.com/mercadoemconexao/.