Busca no site da UFMG

Nº 1879 - Ano 41
06.10.2014

'Dopping' cerebral

Grupo da Farmácia vai pesquisar, entre estudantes, uso de medicamento para melhoria do desempenho acadêmico

Alunos da UFMG, selecionados por amostragem, estão recebendo convite, por meio do Centro de Estudos do Medicamento (Cemed) da Faculdade de Farmácia, para participar de pesquisa sobre o medicamento metilfenidato.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, na mensagem o estudante receberá link para responder a questionário hospedado eletronicamente. “Todo o processo dura no máximo cinco minutos, e a identidade do participante é mantida em sigilo”, explica a estudante Raissa Carolina Fonseca Cândido, bolsista de Iniciação Científica que integra grupo coordenado pela pesquisadora Daniela Junqueira.

Segundo o professor Edson Perini, que coordena o Cemed, há evidências de que relevante parcela da população mundial “tem utilizado medicamentos como estratégia para elevar o desempenho em diferentes tarefas que exijam concentração e execução de atividades repetitivas”.

O professor destaca que a população universitária é particularmente vulnerável a esses medicamentos, vendidos ilegalmente com a promessa de melhorar o desempenho em atividades de estudo e provas escolares.

Para viabilizar a pesquisa Práticas de neuroaprimoramento farmacológico entre estudantes universitários – o uso do metilfenidato para a melhoria do desempenho cerebral, “é importante que os alunos respondam ao questionário, mesmo aqueles que nunca fizeram uso de medicamentos para essa finalidade”, diz o professor. Mais informações sobre o uso de medicamento podem ser obtidas no blog mantido pelo Cemed: http://cemedmg.wordpress.com/.