Busca no site da UFMG

Nº 1887 - Ano 41
01.12.2014

Encarte

acontece

cooperação com o canadá

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida [ao centro] recebeu, no último dia 24, o vice-reitor da University of Winnipeg (Canadá), professor Neil Besner, para discutir futuras parcerias entre a instituição e a UFMG. Participou da reunião a diretora adjunta de Relações Internacionais, Míriam Jorge.

Besner ressaltou o crescimento da colaboração entre os dois países e demonstrou o desejo de que essa parceria inclua o âmbito educacional, com a criação de programas de cooperação científica e acadêmica. “O Canadá tem grande interesse no Brasil”, afirmou.

Segundo Sandra Almeida, a expectativa é de que um acordo de cooperação entre as universidades seja firmado em breve, ampliando a cooperação para outros campos além das engenharias, onde já existem colaborações consolidadas entre Brasil e Canadá. “Uma parceria com a University of Winnipeg pode ser benéfica para acolher as áreas de humanidades e biológicas, nas quais ambas as instituições são fortes”, disse a vice-reitora.

academia nacional de engenharia

O professor Alberto Henrique Frade Laender, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), tomou posse na semana passada como membro da Academia Nacional de Engenharia. “Trata-se de uma grande honraria”, define o pesquisador, lembrando que o convite demonstra o reconhecimento de que seu trabalho – como professor e cientista – na Ciência da Computação contribui de forma ampla para a Engenharia.

Laender é o quarto professor da UFMG eleito para a Academia, da qual já fazem parte Virgílio Almeida, seu colega de departamento, Virgínia Ciminelli (Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) e Evando Mirra (emérito da Escola de Engenharia).

professor residente

Docentes da UFMG, em exercício ou eméritos, de reconhecida excelência e que comprovem produtividade em atividades de pesquisa, têm até 31 de março para concorrer a uma das seis vagas oferecidas pelo Programa Professor Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat).

Os candidatos a residentes devem apresentar projeto de pesquisa avançada e transdisciplinar. Os selecionados terão um ano para desenvolvê-la, com liberação total dos encargos administrativos e didáticos em cursos de graduação, podendo manter atividades de orientação.

Durante o período da residência, o pesquisador deve participar das atividades promovidas pelo Instituto, ministrar seminários, conferências, palestras ou cursos de curta duração e interagir com grupos de pesquisa da UFMG. Ao final, deve apresentar relatório de atividades com os resultados de produtos gerados na residência. 

Em contrapartida, o Ieat oferece aos departamentos de origem do residente complementação sobre o valor de duas bolsas de mestrado ou doutorado destinadas a suprir os encargos didáticos (de graduação) do docente afastado durante o período da residência.

As informações sobre a participação no programa estão no site do Ieat (www.ufmg.br/ieat/professor-residente).

galeria de reitores

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, inaugurou, no dia 21 de novembro, seu retrato na galeria de reitores da UFMG. “Estou ministro, mas o cargo que mais simboliza uma realização pessoal talvez seja o de reitor desta Universidade”, afirmou. Dirigente da Instituição na gestão 2010-2014, Campolina é o 25º reitor retratado na galeria, localizada no quarto andar da Reitoria.

microbiologia aplicada

Estão abertas, até 14 de janeiro, as inscrições para o curso de especialização em Microbiologia Aplicada, para entrada em 2015. Serão oferecidas 40 vagas. A especialização prepara para melhor compreensão dos fundamentos técnico-científicos dos processos utilizados em Microbiologia, de forma a explorar o potencial de tecnologias emergentes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4220, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

colônia de férias

De 19 a 23 de janeiro, o Museu de História Natural e Jardim Botânico vai realizar sua 9ª Colônia de Férias, que oferece ao público de 5 a 12 anos atividades recreativas e de entretenimento com componentes artísticos, culturais e de divulgação científica.

A programação da colônia de férias inclui visitas às exposições do Museu, oficinas, jogos didáticos, caminhadas na mata e brincadeiras diferentes daquelas vivenciadas em visitas escolares ou turísticas.

São oferecidas 80 vagas – 50 pela manhã e 30 à tarde. As crianças devem levar seu lanche, e as inscritas em período integral arcarão com custo de R$ 9 para o almoço. As inscrições devem ser feitas até 13 de dezembro, no site no Museu (www.mhnjb.ufmg.br/).

O Museu de História Natural e Jardim Botânico fica na rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7639.