Busca no site da UFMG

Nº 1891 - Ano 41
09.02.2015

y
acontece

corpos em festa

A 9ª edição do Festival de Verão da UFMG será aberta nesta segunda-feira, dia 9, às 19h, no Centro Cultural UFMG. Com o tema O corpo é uma festa, o evento vai movimentar Belo Horizonte com diversificada programação. Serão nove oficinas, a maioria com início nesta terça-feira, dia 10, distribuídas em três áreas de conhecimento (Ciências da vida e saúde; Ciências exatas, da terra e tecnologias; e Humanidades, letras e artes), e quatro atividades classificadas como Projetos Especiais. As 13 oficinas ofertam 293 vagas.

“Tentaremos trazer à tona a experiência e o saber do corpo”, afirma a professora Leda Maria Martins, titular da Diretoria de Ação Cultural, responsável pela organização do Festival, que também oferecerá ciclo de palestras composto de oito comunicações sobre temas diversos – das narrativas de grupos minoritários às questões demográficas brasileiras, passando pela atual crise hídrica. As atividades ocorrerão em quatro espaços da UFMG: Centro Cultural, campus Saúde, Conservatório e Espaço do Conhecimento.

Pela primeira vez, o Festival de Verão não será realizado durante o Carnaval. Ele funcionará como aquecimento para a folia belo-horizontina, que deverá atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas, segundo estimativa da Belotur. Todas as informações relativas ao evento podem ser conferidas no site http://www.ufmg.br/festivaldeverao.

fundep, 40 anos

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) completa neste mês 40 anos de atividades. Responsável pela gestão de projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFMG e de outros centros de inovação, a Fundep surgiu em um con­texto em que as universidades passaram a desempenhar papel de liderança no desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

Na UFMG, pesquisadores do ICB e do ICEx se mobilizaram para criar uma instituição que imprimisse agilidade e competitividade à captação de recursos financeiros junto a agências de fomento brasileiras e estrangeiras. Essa mobilização resultou na constituição da Fundep. Em novembro de 1974, seu estatuto foi aprovado pelo Conselho Universitário e, em 17 de fevereiro de 1975, iniciou suas atividades no prédio da Reitoria. Sua primeira secretária-executiva foi Gilca Alves Wainstein.

Como uma de suas finalidades é cooperar com outras organizações da sociedade, o trabalho da Fundep, nos últimos anos, vem ultrapassando os limites da UFMG. Ela atua como ­fundação de apoio de instituições como Universidade Federal do ABC (UFABC), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e Instituto ­Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre outros organismos ligados ao sistema nacional de ciência e tecnologia.

neuropsicologia

Preparar educadores para integrar crianças com deficiência intelectual no ambiente escolar, lidar com problemas de comportamento e disciplina apresentados por esses jovens e auxiliar na adaptação de suas famílias são os objetivos do curso de extensão Neuropsicologia da deficiência intelectual e manejo de comportamento, que será oferecido na Fafich, de 26 a 28 de março.

A atividade é destinada a professores, estudantes, profissionais e cuidadores das áreas da saúde e da educação, além de familiares das crianças e demais interessados no assunto. As inscrições estão abertas até 25 de março no site da Fundep: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/.

história

A UFMG sediará, em abril e maio, eventos que discutirão, respectivamente, o ensino e a pesquisa em história. De 18 a 21 de abril, a Faculdade de Educação e o Centro Pedagógico abrigarão o 9º Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o 4º Encontro Internacional do Ensino de História – Questões Socialmente Vivas e o Ensino de História, cujas inscrições terminam em 10 de abril. Podem participar professores ou pesquisadores do ensino de História, além de historiadores ou especialistas das áreas de Ciências Humanas e Sociais que desenvolvam trabalhos nesse campo em diferentes espaços educativos. Mais informações no site http://www.fae.ufmg.br/perspectivas2015/.

De 12 a 15 de maio, o 4º Encontro de Pesquisa em História da UFMG vai celebrar os 25 anos do Programa de Pós-graduação da Fafich e discutir a importância e os resultados obtidos pelos cursos de mestrado e doutorado da área no país. Profissionais e pesquisadores podem inscrever, até o próximo dia 15, propostas de simpósios temáticos e de minicursos para compor a programação. Mais informações podem ser obtidas no blog http://ephis2015.blogspot.com.br/.

prêmio de saúde

Projeto desenvolvido no ICB foi selecionado entre as dez melhores pesquisas da categoria Profissionais de saúde do Prêmio Inovação Medical Services. Os vencedores serão escolhidos pela internet (em www.medicalservices.com.br/cadastro.aspxpor), em votação, que prossegue até março, de acadêmicos e profissionais da área.

Coordenada pelo professor Rodrigo Ribeiro Resende, do Departamento de ­Bioquímica e Imunologia, a equipe da UFMG concorre ao prêmio com a pesquisa e com o jornal de divulgação científica Nanocell News, que traz uma série de textos sobre as doenças abordadas no estudo Biomarcadores para hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular cerebral e pré-eclâmpsia em pacientes atendidos pelo SUS e seus mecanismos de ação.