Busca no site da UFMG

Nº 1894 - Ano 41
09.03.2015

y
opiniao

Atenção e acolhimento ao estudante da UFMG

Allan Claudius Queiroz Barbosa*

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) tem a missão de “executar a política de assistência estudantil definida pela UFMG, garantindo ao estudante plenas condições socioeconômicas e culturais para a conclusão do curso, visando minimizar as diferenças de oportunidades anteriores ao seu ingresso na Universidade”. Essa atribuição assume no contexto atual um protagonismo na consolidação do projeto acadêmico e científico dos estudantes da UFMG.

Com efeito, a excelência e abrangência dos diferentes programas e políticas em vigor associam-se à bem-sucedida estratégia adotada pela UFMG de oferecer vagas a candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Isso fez da Universidade uma instituição com maior visibilidade e atratividade, tornando nossa inserção efetivamente nacional. Trata-se de mudança que causa impactos na lógica de atenção e pertencimento do estudante e possibilita ampliar e fortalecer a excelência dos serviços em suas diferentes perspectivas e ações.

Para isso, a Fundação tem buscado aperfeiçoar e ampliar o caráter da sua atuação, convertendo-a em efetivo instrumento de potencialização de ações para inclusão, acesso e equidade. Entende-se inclusão como oferta de oportunidades de acesso a todas as pessoas. Acesso se relaciona à facilidade na obtenção dos serviços ofertados. Equidade, no sentido vertical, seria a igualdade de oportunidade em ambientes onde existe desigualdade. E no aspecto horizontal refere-se à distribuição igualitária entre indivíduos em igualdade de condições.

Nessa perspectiva e visando assegurar o cumprimento do que é preconizado pela Fump em consonância ao que a Universidade defende e pratica, investiu-se na ampliação da oferta de vagas na Moradia Estudantil (construção de nova unidade e incorporação de espaços complementares de habitação). Da mesma forma, o aumento na capacidade instalada dos restaurantes universitários, com abertura de novas unidades que atendam aos estudantes e à comunidade universitária, possibilita ampliar a capilaridade com a mesma excelência, qualidade e cuidado. Além disso, o esforço em aumentar e aperfeiçoar o acesso ao programa de bolsas, seja pelo seu crescimento, seja pela sua reorientação em novos projetos e demandas, tem o objetivo de fortalecer a inserção acadêmica e científica. É importante destacar a implantação de Programa de Assistência à Saúde, alinhado à lógica do Sistema Único de Saúde (SUS), considerada “experiência inovadora de manejo integral à saúde” pela sua organização e por ser um modelo centrado na promoção e atenção à saúde e não na doença, no médico e no hospital.

Essas ações estão associadas ao aprofundamento da relação com a Pró-reitoria de Graduação, garantindo compartilhamento de informações e desenvolvimento de estudos e análises capazes de subsidiar as políticas da Fundação; maior interface com a Diretoria de Relações Internacionais, visando identificar possibilidade de apoio em programas de intercâmbio acadêmico em universidades no exterior; aproximação com as unidades acadêmicas e colegiados de cursos; identificação de oportunidades de apoio aos estudantes por meio de novas bolsas e serviços que possam minimizar situações de risco. Também promove o desenvolvimento de ações conjuntas com a recém-criada Pró-reitoria de Assuntos Estudantis em favor do combate ao preconceito e à exclusão, por meio de medidas afirmativas e pelo aperfeiçoamento dos critérios de acesso aos programas de acesso da Fump, tornando-os capazes de aprofundar e fortalecer a inclusão, equidade e acesso. Somem-se a isso ações de natureza cultural e artística que começam a fazer parte do cotidiano dos espaços acadêmicos.

Ações nas moradias universitárias (revitalização e pintura dos prédios, implantação da rede wifi em parceria com o Centro de Computação, criação da quadra poliesportiva e abertura da lavanderia coletiva) implantadas em 2014 visam também fortalecer, em última instância, a lógica da atenção e pertencimento estudantil, sem abrir mão do alinhamento à política acadêmica e científica da UFMG em seu contínuo e consistente crescimento nacional e internacional, com impactos sociais positivos.

Esse conjunto de medidas, que estabelece o diálogo entre o cotidiano imediato e uma perspectiva estratégica, representa o aperfeiçoamento e a ampliação da atenção ao estudante, transformando-o em efetivo instrumento de potencialização de ações direcionadas ao ambiente acadêmico-científico, ao mesmo tempo que amplia e fortalece a excelência dos serviços oferecidos em suas diferentes perspectivas. Com uma estrutura funcional dimensionada e capacitada, aliada a uma interação comunicacional permanente e diversificada com a comunidade acadêmica, a Fump reafirma o seu compromisso de apoio e atenção ao estudante, em permanente sintonia com a Universidade e sua comunidade, sempre atenta ao ambiente social, econômico e político que a cerca.

*Professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump)