Busca no site da UFMG

Nº 1894 - Ano 41
09.03.2015

y

Lenta maturação

Em aula inaugural na Fale, Silviano Santiago descreverá o processo de formação da literatura brasileira



A Faculdade de Letras recebe nesta terça-feira, 10, o escritor e crítico literário Silviano Santiago para a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG. Denominada A literatura brasileira da perspectiva pós-colonial – um depoimento, a aula começa às 14h no auditório 1007 da Fale.

No encontro, Silviano abordará a trajetória de meio século do ensino e da historiografia da literatura brasileira, com base em reflexão que Antonio Candido faz em Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. No livro, o professor emérito da USP afirma que “comparada às grandes, a nossa literatura é pobre e fraca. Mas é ela, não outra, que nos exprime. Se não for amada, não revelará a sua mensagem; e se não a amarmos, ninguém o fará por nós. Se não lermos as obras que a compõem, ninguém as tomará do esquecimento, descaso ou incompreensão”.

Sob esse mote, Silviano vai discutir aquilo que ele denomina “o lento, sofrido e gradativo” processo de formação da literatura nacional. Na descrição que faz de sua aula, Silviano vai esclarecer que, nesse processo, “a mente estudantil do aluno se confunde com a mente doutora do mestre que se confunde com a cara juvenil da literatura nacional, soberana há apenas dois séculos. Unidos, os três vivem o lento, sofrido e gradativo processo de interiorização de um saber que lhes é exterior”, mas que precisa ser apreendido de forma a contribuir para a elaboração do alicerce de nossa personalidade cultural nacional.

A aula A literatura brasileira da perspectiva pós-colonial – um depoimento não demanda inscrição e é aberta à comunidade acadêmica. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Programa pelo telefone (31) 3409-5112.