|
|
|||
|
||||
Nº 1895 - Ano 41
16.03.2015
Um encontro na Praça de Serviços do campus Pampulha – na quarta, 18 de março, a partir das 11h – vai marcar a criação do Observatório de Políticas Estudantis. O objetivo é estabelecer um lugar de diálogo sobre aspectos diversos da vida dos estudantes, como apoio a projetos, ações afirmativas e assistência estudantil.
Fruto de proposta do Conselho de Assuntos Estudantis, órgão consultivo da recém-criada Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), o Observatório “vai inspirar a Prae na elaboração de suas ações e programas”, de acordo com pró-reitor, professor Tarcísio Mauro Vago.
Ele explica que o Observatório terá dinâmica de organização e práticas definida pelos próprios participantes e deverá ser constituído de grupos de trabalho.
Para o evento, que será aberto à comunidade, foram convidados representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), dos diretórios acadêmicos, de núcleos como Conexões de Saberes, Ações Afirmativas e Observatório da Juventude, além de diversos coletivos de estudantes.
Nos dias 9 e 10 de abril, a UFMG vai sediar o workshop internacional Innate Immunity of Infectious and Degenerative Diseases: From Interleukin-1 to Systems Biology. O evento é de iniciativa da Universidade e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os conferencistas brasileiros e estrangeiros apresentarão estudos sobre a imunidade inata de doenças degenerativas como Alzheimer, aterosclerose, artrite reumatoide e doenças infecciosas como dengue, malária e leishmaniose. Também serão abordados os mais recentes avanços científicos nas áreas de biologia molecular, biologia celular, genômica e bioinformática.
O workshop será realizado no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Biológicas (CAD 1) da UFMG, campus Pampulha. As inscrições devem ser feitas até 20 de março no site www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=6578.
O Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG promove o lançamento de dois livros na quarta-feira, 18. Estudos judaicos: Torá, organizado pelos professores Lyslei Nascimento, da Faculdade de Letras da UFMG, e Gerson Roani, da Universidade Federal de Viçosa, e Bíblia: versão não autorizada, do professor Adam Grzybowski e do artista gráfico Luis Goldman. O evento será no Café com Letras, no Centro Cultural Branco do Brasil (CCBB), Praça da Liberdade, a partir das 19h.
Estudos judaicos: Torá (Oficina Raquel) reúne ensaios que são parte de reflexão contemporânea sobre a Bíblia e como ela chegou até nós. De acordo com os organizadores, por meio dessas novas leituras, “a Torá se apresenta como uma biblioteca infinita”. Eles destacam ainda que a obra pode ser encarada como arquivo, não só da religião e da cultura judaicas, mas também, por exemplo, do ecossistema, uma vez que Israel trabalha para reintroduzir em seu território a vida vegetal e animal existente nos tempos bíblicos.
Bíblia versão não autorizada – Livro I Gênesis (Tinta Negra Editorial) lança mão do humor em quadrinhos para retratar histórias bíblicas de forma original. Trata-se também de uma Bíblia ecumênica, com consultoria do rabino Uri Lam, do reverendo André Botelho, pastor metodista, e da sexóloga Cristina Werner. O projeto prevê a publicação de mais quatro volumes – Êxodo, Juízes, Reis e Profetas – e inclui website, animações e redes sociais.
Com uma palestra sobre Ayurveda, a medicina tradicional indiana, ministrada pela médica Ana Maria Rodrigues, o Centro de Estudos Indianos (CEI) da UFMG abrirá, no dia 19 de março, sua série de eventos em 2015, programada sempre às quintas-feiras. A atividade será das 17h às 19h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha.
Formada pela Faculdade de Medicina da UFMG, Ana Maria Rodrigues é especialista em Antroposofia Médica e dedica-se ao estudo da ioga e das antigas escrituras indianas. Trabalhou como médica voluntária no interior da Índia, com extenso trabalho de ensino e atendimentos clínicos nas áreas de Antroposofia e Ayurveda. É pesquisadora pelo CNPq sobre novos medicamentos para doenças crônico-degenerativas em mulheres.
Mais informações pelo e-mail cei@dri.ufmg.br ou pelo telefone 3409-3258.
Três edições da oficina O que você tem na cabeça? e o Café Controverso, com o tema Você é a favor da experimentação animal?, integram a programação do Espaço do Conhecimento UFMG para a Semana Nacional do Cérebro (SNC), que será realizada de 16 a 22 de março.
As oficinas, a serem ministradas por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG, nas tardes de sexta, 20, e sábado, 21, abordarão ilusões sensoriais e a estrutura, funcionamento e mitos e verdades sobre o cérebro. Também no sábado, 21, às 11h, o programa Café Controverso reunirá os professores Márcio Flávio Dutra Moraes e Sérgio Dias Cirino para discutir as implicações da experimentação animal. Entre outras questões, eles se debruçarão sobre a necessidade ou não do uso de modelos animais e a viabilidade científica de substituí-los por simuladores computacionais.
O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, e a entrada é franca. Mais informações estão disponíveis na página www.espacodoconhecimento.org.br.