Busca no site da UFMG

Nº 1897 - Ano 41
30.03.2015

y

Alicerces do avanço da ciência

Edição 2015 do Prêmio Mares Guia, que valoriza a pesquisa básica, foi lançada na UFMG

Indispensável para o desenvolvimento da ciência, a pesquisa básica é o foco do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia, organizado pelo Governo de Minas e aberto no último dia 23 em solenidade no auditório da Reitoria. “É uma honra para a UFMG ser a anfitriã de lançamento do edital de 2015”, afirmou o reitor durante a solenidade.

Neste ano, a iniciativa destacará uma empresa ou instituição pela condução de estudos que colaboraram para o avanço do conhecimento científico e proposição de soluções para problemas da humanidade. As inscrições para a edição 2015 estão abertas até 5 de junho. Atribuído em duas modalidades – pesquisador e instituição/empresa –, o prêmio é concedido anualmente a apenas uma delas, em sistema de rodízio, sendo a segunda em anos ímpares. Em 2013, o prêmio foi entregue ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG e, em 2014, ao professor Marcos Pimenta, do Departamento de Física da UFMG.

Criado pelo Governo do Estado, o prêmio busca valorizar institutos, empresas e pesquisadores que trabalham com inovação, em especial no campo de pesquisas básicas realizadas em razão das necessidades sociais. De acordo com as regras da premiação, por pesquisa básica entende-se “aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano”.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, lembrou que não há inovação sem pesquisa básica, para justificar que “nunca podemos deixar de financiá-la”. O secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Vinícius Rezende, disse que a riqueza do estado são os seus talentos e que cabe aos pesquisadores o papel “absolutamente indispensável de apresentar avanços para a sociedade”.

Patrono

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge de Almeida Guimarães, relembrou momentos de sua convivência com o patrono do prêmio, Marcos Luiz dos Mares Guia, que foi professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB. “Ele deu contribuição extraordinária para a ciência brasileira”, afirmou.

Ao final do evento, foi exibido trecho de gravação em vídeo da palestra Nanotubos de carbono e grafeno: da ciência a aplicações, de Marcos Pimenta, vencedor da edição passada. Pimenta está em ano sabático na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.