Busca no site da UFMG

Nº 1897 - Ano 41
30.03.2015

y

Círculo virtuoso

Circuito desenvolvido por estudantes possibilita economia de água em laboratório da Faculdade de Farmácia

Matheus Espíndola

Desde o fim do ano passado, o processo de destilação de solventes orgânicos no Laboratório de Química Farmacêutica, da Faculdade de Farmácia, tem sido realizado com significativa economia de água. Isso está sendo possível graças a um aparelho idealizado pelos estudantes de mestrado Luan Carvalho e de doutorado Flaviano Ottoni, que possibilita que a mesma água seja reaproveitada durante até 12 horas nos equipamentos condensadores, dispensando a necessidade de se manter a torneira aberta durante o processo.

Também envolvida no trabalho, a bolsista Marcela Silva Lopes explica que o procedimento de condensação exige fluxo contínuo de água, que circula por uma mangueira em contato com o vapor de solventes orgânicos em ebulição. “Por ser mais fria, a água promove a condensação dos componentes que evaporam”, explica. “A diferença é que a mesma água retorna e recomeça o circuito, em vez de ir para o ralo”, completa Luan Carvalho. Ele calcula que o circuito evita o consumo de 1.450 litros de água por dia, totalizando economia de 45 mil litros mensais.

Técnica replicável

O diretor da Faculdade de Farmácia, Gérson Pianetti, destaca que a técnica pode ser replicada em todos os laboratórios da Universidade que trabalham com destilação de substâncias, em unidades como os institutos de Ciências Biológicas (ICB) e de Ciências Exatas (Icex). Este abriga versões comerciais do sistema em alguns laboratórios do Departamento de Química.

Pianetti sugere também que outros instrumentos de reaproveitamento de água sejam adotados no campus. “É importante considerar, por exemplo, a coleta da água em tambores e sua reutilização na jardinagem ou na limpeza”, conclui.