Busca no site da UFMG

Nº 1901 - Ano 41
27.04.2015

y

Encarte

y

Rolou uma química

Com referências que vão do tarô à mitologia grega, livro de professor da UFMG aproxima a ciência do universo adolescente

Paloma Arantes

João, Chris e Angélica são adolescentes imersos nos processos de amadurecimento, autoconhecimento e de transformações típicas de pessoas de sua idade. Personagens do livro paradidático A Essência de J: uma história de transformações e química, os três têm suas angústias juvenis comparadas aos processos químicos, que também se caracterizam por mudanças de grande impacto em materiais e substâncias.

Comparar os conflitos da adolescência com o universo da química foi uma forma engenhosa encontrada pelos autores do livro, os professores Rochel Montero Lago, do Departamento de Química do ICEx, Juliana Tristão, da Universidade Federal de Viçosa, e Daltamir Maia, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), para aproximar esses dois mundos.

Lançado no ano passado pela Editora Átomo, a Essência de J, de acordo com o professor Rochel, busca atrair a atenção de jovens que têm certo preconceito contra a química, sem competir com o que é feito atualmente para popularizar a matéria e seu aprendizado. A obra é inspirada em longas conversas com estudantes recém-chegados à graduação e com alunos do ensino médio.

Cada processo químico retratado no livro é ilustrado por uma história. “Ao longo da trama, as cartas de tarô representam pessoas e acontecimentos. Os símbolos contidos nessas cartas e conhecimentos de alquimia funcionam como guia para as vidas dos personagens. O livro cria contextos em que a Química é utilizada de forma especial para explicar suas transformações”, explica Rochel. Entre os processos químicos abordados, estão os estados físicos da matéria, as fusões e as transformações, como as que convertem o carbono em grafite ou diamante, dependendo das condições de pressão e temperatura. Analogamente, Chris, João e Angélica são submetidos a experiências, situações ou pressões que os forçam a mudar o curso de suas vidas.

A história

João, ou J, o protagonista, perdeu seu pai pouco antes de nascer. Seu modelo é o irmão mais velho, Chris, que em uma viagem à Europa desaparece misteriosamente, desencadeando um sentimento de culpa no mais jovem. A história também mira o passado e traz à tona acontecimentos importantes da vida de Chris, como o encontro com Hermes, um alquimista que terá enorme influência em sua trajetória, a morte do pai, as conversas sobre Deus com sua avó e o encontro com seu primeiro amor, Angélica, uma garota mimada que envereda pelo campo das artes plásticas.

Ao relatar a busca dos personagens pelo autoconhecimento, a trama resulta em um emaranhado de referências à literatura, à arte e à filosofia, em que se misturam mitologia grega, os livros O pequeno príncipe [Antoine de Saint-Exupéry] e Capitães de areia [Jorge Amado], o psicanalista Carl G. Jung e os pintores Frida Kahlo, Egon Schiele, Toulouse Lautrec e Geórgia O´Keeff.

Os professores escreveram uma obra não linear, com mudanças dinâmicas de planos narrativos, recurso usado para prender a atenção do leitor. Rochel também identifica uma autonomia dos personagens que escapa à intencionalidade do trio de escritores. “Em determinado ponto, por mais que se queira que ele [o personagem] siga um caminho, ele deseja ir por outro. Os três vivenciam situações pelas quais nós já passamos e pedem para seguir determinada direção”, analisa.

Livro: A essência de J: uma história de transformações e química
Autores: Daltamir Maia, Juliana Tristão e Rochel Lago
Editora Átomo Preço: R$40,00
Onde comprar: Grupo Átomo & Alínea